domingo, 07 abril 2019 15:14

Subiu para 602 mortos vítimas do "Idai" no Centro do país

48060909_303.jpg

Subiu para seiscentos e dois o número de mortos vítimas do ciclone Idai e inundações, que assolaram as províncias de Sofala,

Zambézia, Manica e norte de Inhambane, no mês passado.

Os dados foram divulgados, este sábado em Maputo, pelo director-geral adjunto do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC), Casimiro Abreu, durante a cerimónia de entrega de um donativo da Associação Amigas Solidárias, presidida por Cláudia Nyusi, filha do Presidente da República.

“Também temos o registo de pessoas vulneráveis nos centros de acomodação, porque tínhamos 161 centros mas, porque as condições estão a ficar cada vez melhores, estamos a nos desfazer de alguns para atribuir as populações os talhões para o reassentamento definitivo. Já estamos em número de 126 centros de acomodação onde temos lá vinte e sete mil, setecentos e setenta e quatro pessoas vulneráveis, entre velhos, idosos, mulheres grávidas, crianças e portadores de deficiência, que precisam de muita atenção”, disse.

Intransitabilidade condiciona vacinação em Nhamatanda

Duas localidades do distrito de Nhamatanda, na província de Sofala, ainda não foram abrangidas pela campanha de vacinação contra a cólera, em curso desde a última quarta-feira.

O problema deve-se à intransitabilidade das vias de acesso, que ligam a sede do distrito e as localidades de Nhampoca e Bebedo.

O sector da Saúde está a mobilizar meios aéreos para transportar as brigadas de vacinação para o local antes do término da campanha.

O médico chefe distrital de Nhamatanda, Manuel Nseco, assegurou que as equipas de vacinação destacadas naquelas localidades serão reforçadas de modo a permitir que campanha abranja mais pessoas em curto espaço de tempo.

A campanha de vacinação decorre em cinco localidades mais assoladas pelas calamidades naturais.

Lido 863 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.84

69.19

USD 63.25 64.51
ZAR 3.33 3.39
Fonte: BCI,  26  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis