domingo, 07 abril 2019 14:56

Presidente Nyusi no dia 7 de Abril: Mulher é parceira ideal para o desenvolvimento

Nyusi.gif

A mulher moçambicana é parceira ideal e estratégica para o desenvolvimento do país.

Este sentimento foi expresso na manhã de hoje, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi,

momentos depois de depositar uma coroa de flores, na Praça dos Heróis Moçambicanos, por ocasião do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana.

O Chefe do Estado salientou que a data é celebrada em todo o território nacional e na diáspora, em homenagem a toda mulher moçambicana. A efeméride comemora-se sob o lema “Pensamos na igualdade, construindo com inteligência e Inovando para a Mudança”.

“Este é o momento em que reafirmamos o nosso compromisso colectivo pela mulher, seja ela, camponesa, operária, funcionária ou estudante. Mulher nas Forças de Defesa e Segurança, empregada doméstica e a desempregada é nossa parceira estratégica para o processo de desenvolvimento do país, por isso é imperioso que ela faça parte de todo procedimento”, frisou.

O estadista explicou que o lema deste ano chama atenção para a necessidade de acelerar acções que levem a igualdade do género.

O Presidente da República lembrou ainda que a presente efeméride assinala-se numa altura em que milhares de moçambicanos foram assolados pelos efeitos combinados do ciclone Idai e inundações na região centro do país, com particular enfoque para a província de Sofala.

Na ocasião, Filipe Nyusi actualizou os dados referentes ao número das pessoas afectadas por aqueles desastres naturais, afirmando que até ontem haviam atingido 1.554.445 pessoas, causando 602 mortos e 1.641 feridos.

Informou ainda que, as calamidades destruíram mais de 200 mil casas, 54 hospitais, 715 mil hectares de diversas culturas e três mil pessoas passaram a viver nos centros de acomodação.

Ainda sobre os efeitos causados pelo Idai, Nyusi disse que a catástrofe arrasou 3.359 salas de aulas afectando 263.181 alunos e destrui estradas, pontes, fábricas, para além de vitais infra-estruturas de distribuição de energia eléctrica e telecomunicações.

Lido 947 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.84

69.19

USD 63.25 64.51
ZAR 3.33 3.39
Fonte: BCI,  26  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis