quarta-feira, 07 março 2018 11:19

Exercício físico é mais fácil desta maneira, diz novo estudo

naom_5a9edf46cf40c.jpg

Se acha que ouvir música lhe dá mais energia quando está a correr ou a levantar pesos no ginásio… Não está sozinho, a ciência 'diz' que tem razão.

Um grupo de investigadores da Universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, afirma que ouvir melodias alegres aumenta de facto a resistência física de quem pratica exercício físico de alta intensidade. No novo estudo, os indivíduos que ouviram música durante um exame de stress cardíaco, aguentaram em média um minuto a mais, a praticar o mesmo tipo de exercício, comparativamente a quem não ouviu música.

O projeto de investigação, ainda não foi divulgado em nenhuma publicação científica, e será apresentado pela primeira vez durante esta semana na conferência anual de American Cardiology, em Orlando, na Florida.

"Pelo menos em pequena escala, este estudo sugere que ouvir música motiva quem está a praticar algum tipo de atividade física, incentivando a que pratique ainda mais desporto – que é crucial para a saúde do coração", afirma o coordenador da equipa de cientistas, o médico cardiologista Waseem Shami.

Shami e os seus colegas recrutaram 127 voluntários para serem monitorizados durante um exame de stress cardíaco. Este tipo de exame é utilizado para medir a frequência cardíaca durante a prática intensa de exercício. Neste caso, o nível de inclinação e de velocidade das passadeiras foi sendo aumentando de três em três minutos.

Metade dos voluntários foram selecionados, ao acaso, para ouvirem música latina, house e pop, ao mesmo que andavam ou corriam nas passadeiras; enquanto, que o outro grupo fez o exercício físico que lhe competia em silêncio (todos utilizaram auriculares, de forma a que os investigadores não soubessem quem fazia parte de cada grupo).

Os cientistas norte-americanos concluíram que os indivíduos que escutaram música aguentaram em média mais oito minutos e 26 segundos, comparativamente aos elementos do grupo 'silencioso', que resistiram em média durante sete minutos e 35 segundos.

"Após os primeiros seis minutos, parece que está a subir uma montanha, por isso resistir durante mais 50 segundos, ou mais do que isso, é muito significativo!", explica o cardiologista Shami.

Lido 2018 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.84

69.19

USD 63.25 64.51
ZAR 3.33 3.39
Fonte: BCI,  26  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis