sábado, 03 março 2018 12:26

Dar à luz leva a mulher a envelhecer até 11 anos

naom_5a9526de4c528.jpg

A idade celular em mulheres que foram mães aparentam mais idade do que mulheres que não se reproduziram.

Várias são as alterações no corpo de uma mulher depois de dar à luz, mas um aspeto agora descoberto, que se baseou no estudo do DNA do sexo feminino, tem a ver com a idade das células que apresentam ser 11 anos mais aceleradas do que as de mulheres da mesma idade, publica a Science Alert.

A análise baseou-se na observação dos telómeros (extremidades dos cromossomas que ajudam a proteger a informação genética de se deteriorar com o tempo). É através dos telómeros que se pode identificar a idade de cada indivíduo a nível celular. Deste modo, doentes com cancro ou doenças cardíacas, por exemplo, apresentam telómeros mais curtos que os indivíduos saudáveis.

O que os investigadores não contavam encontrar é que também as extremidades de cromossomas de mulheres que foram mães são mais curtas que a de outras mulheres, numa equivalência de mais de uma década – valor um pouco superior ao envelhecimento celular causado pelo consumo de tabaco.

Segundo o estudo, o envelhecimento das células aumenta com o número de filhos com que a mulher conta, sendo o contraste maior no caso de mulheres que deram à luz cinco ou mais vezes. Contudo, os investigadores admitem não ter ainda descoberto a causa deste aspeto, mas apenas a presença da correlação agora anunciada, embora se especule como causa o stress associado ao nascimento de um bebé.

Apesar da informação agora publicada, o estudo não pretende associar o dar à luz a algo negativo, de facto, acredita-se que a diminuição do telómero em mulheres que foram mães nunca desça dos 4,2% relativamente a outras mulheres.

Lido 1214 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.84

69.19

USD 63.25 64.51
ZAR 3.33 3.39
Fonte: BCI,  26  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis