Lula diz ao PT para escolher outro candidato às eleições presidenciais

O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva, preso por corrupção, deu luz verde ao seu partido para encontrar outro candidato para as próximas eleições presidenciais no Brasil porque provavelmente estará fora da corrida.
"Eu gostaria que vocês se sentissem completamente livres para tomar qualquer decisão porque 2018 é um ano muito importante para o PT, para a esquerda e para a democracia [do Brasil]", escreveu Lula da Silva numa carta enviada à líder do seu partido, a senadora Gleisi Hoffmann.

O Partido dos Trabalhadores (PT), no entanto, confirmou rapidamente a continuidade da sua candidatura.

Um dirigente político do PT, Alexandre Padilha, colocou um vídeo na rede social Facebook em que Gleisi Hoffmann aparece a ler parte da carta enviada por Lula da Silva.

Logo após a publicação deste vídeo, Gleisi Hoffmann indicou na sua conta no Facebook que o PT mantinha a candidatura de Lula da Silva.

"As pessoas querem que Lula esteja livre e que Lula seja Presidente! Não há plano B porque Lula é inocente", escreveu.

O PT também não tem um Plano B já que nenhum outro líder tem o carisma ou a experiência do antigo chefe de Estado brasileiro, que deixou o Governo com 83% de aprovação em 2010, mas acabou envolvido numa série de escândalos de corrupção.

Na carta, Lula da Silva disse estar "feliz" com o resultado da última pesquisa Datafolha, na qual aparece a liderar as intenções de voto para as presidenciais com 31%.

Condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e branqueamento de capitais, o antigo chefe de Estado começou a cumprir pena no passado dia 07 de abril, na sede da Polícia Federal na cidade de Curitiba.

Na noite de segunda-feira, os seus advogados entraram com novos processos legais contra sua prisão.

Lula da Silva até agora só foi visitado pelos seus advogados e familiares, mas alguns dos seus amigos, como a ex-Presidente Dilma Rousseff, que lhe sucedeu no cargo, e outros políticos brasileiros, não tiveram autorização para o visitar.

ASSEDIO_SEXUAL.jpg

Parceiros de educação dizem que o assédio sexual constitui um dos principais problemas de desistência da rapariga na escola.
A constituição foi expressa, ontem em Maputo, por Ysabel blanco durante a cerimónia do lançamento da semana de Acção Globaí de Educação para Todos.

PROVA_DE_VIDA.jpg

Arranca na próximo quinta-feira a prova de vida dos pensionistas do Instituto Nacional de Segurança Social na cidade de Maputo.
O processo deverá registar mais de vinte mil pensionistas. 

SINDICALIZACAO.jpg

A OTM-CS refere que o excesso de burocracia e dificuldades no processo de reconhecimento de documentos pessoais nos serviços notariados impedimentos para a celeridade do processo da sindicalização na função pública.
O maior movimento sindical do país, apela a participação massiva dos trabalhadores a nível nacional nas comemorações do dia 1 de Maio para de forma pacífica, manifestar pelos direitos dos trabalhadores e repudiar as violações laborais dos moçambicanos.

gyitutyeaav.jpg

Seis caçadores furtivos de nacionalidade moçambicana foram abatidos no Parque Nacional de Kruger, pelos ``Rangers´´ no primeiro trimestre de 2018.
Só no mês de março do ano em curso, foram condenados 19 moçambicanos na África do Sul em conexão com a caça furtiva de rinocerontes e elefantes e posse ilegal de armas de fogo.
A condenação varia de 5 à 24 anos de prisão.

Pág. 1 de 318

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 72.22 73.66
USD 59.10 60.28
ZAR 4.79 4.89
Fonte: BCI, 25 de Abril de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small