ghktkhyykdhykgd.jpg

O candidato da Frelimo, Amisse Cololo António, fica em primeiro lugar na ordem de posicionamento dos candidatos, no boletim de votos da segunda volta da eleição intercalar do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula.
Paulo Vahanle, da Renamo é o segundo candidato na lista, de acordo com o resultado do sorteio que teve lugar esta sexta-feira, nas instalações do STAE Central, na Cidade de Maputo.
A campanha eleitoral da segunda volta do sufrágio começa à 3 de Março próximo na autarquia de Nampula.

sjdtrjytrhjwrthjrtjtrjj.jpg

A Inspecção Nacional das Actividades Económicas, INAE, promete retirar do mercado, a partir de 31 de Março, todos os produtos embalados que não tenham rótulos em Português.

Com esta medida, a Inspecção Nacional das Actividades Económicas pretende sensibilizar os comerciantes para a necessidade de os produtos terem informação na língua oficial do país.

As mesmas medidas visam igualmente verificar o cumprimento das normas sobre a fortificação de alimentos. Tudo para combater a desnutrição crónica e outros problemas. 

enterrvitimas.jpg

Foram a enterrar no cemitério de Machafutene, distrito de Marracuene, nove das quinze vítimas do trágico acidente da lixeira de Hulene.

Com os enterros desta quinta-feira passam apenas para 5 as pessoas ainda por sepultar.

Das 9 vítimas da tragédia de Hulene que ontem foram a enterrar, 5 são da mesma família: morreu o pai, a mãe e 3 filhos.

dicfalso.jpg

A Direcção Nacional de Identificação Civil suspendeu cerca de cem pedidos de emissão de bilhetes de identidade, feitos nas primeiras duas semanas deste mês de Fevereiro, por suspeita de fraude.

Dezenas de cidadãos estrangeiros maioritariamente de Portugal, Nigéria e Zimbabwe que pretendem obter nacionalidade moçambicana estão envolvidos no esquema de falsificação.

O Caso mais recente aconteceu esta semana onde um indivíduo de nacionalidade etíope foi detido no aeroporto internacional de Mavalane na posse de um documento moçambicano.

O bilhete de Identidade emitido na província de Gaza, refere que o referido indivíduo é natural de Zonguene com apelido Machava.

Os indícios de irregularidades incluem alterações do nome e idade, suspeitando-se do envolvimento de funcionários da Direcção Nacional de Identificação Civil.

Só no ano passado foram instaurados doze processos envolvendo funcionários que terão facilitado a obtenção do bilhete de identidade a indivíduos ilegíveis, no caso concreto estrangeiros.

Os funcionários em causa foram alvo de processos disciplinares por envolvimento em actos de corrupção e cobranças ilícitas.

açucarsmugler.jpg

Força de Guarda Fronteira apreendeu na zona fronteiriça de Honde no distrito de Barué, em Manica, pouco mais de 2 toneladas de açúcar que estavam sendo contrabandeados da vizinha República do Zimbabwe para o território nacional.

Em conexão com o caso, a PRM neste ponto do Pais, deteve 3 indivíduos nacionais e estrangeiros.

 

Pág. 1 de 282

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 74.68 76.17
USD 60.70 61.91
ZAR 5.20 5.30
Fonte: BCI, 23 de Fevereiro de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small