Author name: Edson Sengo

Screen Shot 2020-05-06 at 8.18.34 PM.jpeg
Nacional

Petrolífera BP Moçambique oferece mais de cinquenta telemóveis e respectivas recargas ao MISAU

Partilhe

Ministério de Saúde recebe 4 mil litros de desinfectantes doados pela Cervejas de Moçambique e mais de 50 telemóveis e respectivas recargas entregues pela BP para viabilizar a comunicação nas acções preventivas da COVID-19. O Ministro do sector, Armindo Tiago diz que o governo vai publicitar as listas de contribuintes na luta e o destino do apoio canalizado no quadro do combate ao novo coronavírus. O gesto formaliza a entrega de 4 mil litros de desinfectantes a serem usados nas acções preventivas nos hospitais. Antes da doação, a empresa Cervejas de Moçambique já participava nas campanhas de desinfecção e de divulgação de mensagens educativas sobre a COVID-19. A petrolífera BP entregou ao sector da saúde 55 aparelhos celulares e respectivas recargas para reforçar a plataforma de comunicação que liga as autoridades centrais de saúde às províncias. Os telemóveis vão servir para a interacção de grupos em quarentena e isolamento bem como para o público que pede esclarecimento sobre o coronavírus e serviços disponíveis. O Ministro da saúde disse ser preciso intensificar as medidas preventivas e acções educativas dado que há cidadãos que violam as restrições impostas pelo Estado de Emergência. Sobre o apoio recebido, o governante disse ser um exemplo a ser seguido por empresas e singulares. O governo garante gestão transparente dos bens oferecidos através de prestação de contas, que entre outros mecanismos vai incluir a publicitação de listas dos contribuintes, artigos canalizados e o destino dos mesmos.


Partilhe
Screen Shot 2020-05-06 at 8.16.06 PM.jpeg
Nacional

Mais 2 pessoas recuperadas e sobe de 19 para 21 pacientes recuperados

Partilhe

Mais 2pessoas previamente infectadas pelo coronavírus estão recuperadas em Moçambique elevando-se o número de doentes fora do perigo de 19 para 21 pacientes. As 174 amostras testadas nas últimas 24 horas todas resultaram negativo e o país mantém o cumulativo de 81 casos.    Com oitenta e um casos confirmados esta terça-feira e sem óbitos, Moçambique registou nas últimas 24 horas mais 2 recuperados que previamente estiveram infectados pela nova pandemia global. As 174  amostras testadas foram negativas mas prevalecem o alerta e os apelos para a observância de medidas preventivas. Os rastreios de contactos dos infectados e testagem a outros grupos suspeitos incluindo doentes com graves complicações respiratórias prosseguem no quadro do controlo epidemiológico desenvolvido pelo serviço nacional de saúde.


Partilhe
Screen Shot 2020-05-06 at 8.15.03 PM.jpeg
Nacional

Lavagem das mãos: Secretário de estado da juventude lança sistema automático em Maputo

Partilhe

Lançado em Maputo, sistema inovador de lavagem das mãos concebido no quadro do reforço das medidas de prevenção face à pandemia da Covid-19. Trata-se de um sistema produzido pela Associação Juvenil para a Saúde e Desenvolvimento Rural, que permite a lavagem das mãos sem contacto com a torneira nem com o líquido desinfectante. O Presidente do Conselho Nacional do Voluntariado afirma que o novo sistema de lavagem das mãos é resultado do trabalho e entrega de grupos de jovens inovadores comprometidos com o desenvolvimento de soluções para os problemas da sociedade. O Secretário de Estado da Juventude e Emprego disse que o governo por via da instituição que dirige  procurará prestar atenção para a  educação dos jovens, procurando lutar para melhorar a situação do emprego e da ocupação sã da juventude. O acto de lançamento do sistema “ Clara” serviu para a entrega das primeiras dez unidades produzidas no quadro do reforço das medidas de prevenção nos diversos locais de aglomeração de pessoas. O mercado de Xipamanine foi um dos centros de comercio beneficiarios. No lançamento do sistema de lavagem das mãos houve espaço para demonstração de lavagem correcta das mãos.


Partilhe
83217335_2461354270798023_2020337497753518080_n.jpg
Nacional

PR redefine atribuições do órgão central do aparelho do estado

Partilhe

Presidente da República, Filipe Nyusi redefine através de Decreto Presidencial, as atribuições e competências do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos. Segundo o Decreto Presidencial número 18/2015 de 8 de Abril, o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos é um Órgão Central do aparelho do Estado que, assegura a realização das atribuições do Governo nas áreas de obras públicas, materiais de construção, estradas e pontes, habitação, recursos hídricos, abastecimento de água e saneamento. O comunicado de Imprensa da Presidência da República enviado a Redacção Central da TVM refere que compete ao Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos submeter ao órgão competente a proposta do Estatuto Orgânico do Ministério, no prazo de 60 dias, contados a partir da data da publicação do presente Decreto Presidencial.


Partilhe
Screen Shot 2020-05-05 at 9.01.07 PM.jpeg
Saúde

Governo aprova decreto que cria a função de secretário permanente

Partilhe

Governo aprova decreto que cria a função de Secretário Permanente na Secretaria do Estado Central. Segundo o Porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, o decreto visa garantir a gestão administrativa corrente das Secretarias de Estado de nível central. O Governo apreciou informações sobre a gestão de recursos marinhos, tendo aprovado, na sessão desta terça-feira, a resolução que nomeia o gestor máximo do Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul, ProAzul, FP. Filimão Suazi “ Governo aprovou a resolução que nomeia Miguel Micas Langa, para o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul”. Miguel Micas Langa foi PCA do extinto Fundo de Fomento Pesqueiro. O ProAzul, FP, órgão titulado pelo Ministério do Mar Águas Interiores e Pescas, é um mecanismo de financiamento de projectos e actividades sustentáveis de pesca e aquacultura.


Partilhe
Screen Shot 2020-05-05 at 9.02.12 PM.jpeg
Saúde

Um dos 215 passageiros chegados a maputo está infectado pela covid-19

Partilhe

Um dos 215 passageiros chegados a Maputo vindos de Portugal está infectado pelo novo coronavírus. O visado é cidadão moçambicano de 46 anos cujo diagnóstico eleva os casos de COVID-19 no país para 81 infectados, 19 dos quais já recuperados. Foi deste voo da TAP que o governo moçambicano, num gesto humanitário repatriou alguns concidadãos que se encontravam na Europa. O regresso de nacionais ao solo pátrio, no quadro da protecção e assistência prestada pelo executivo, veio a confirmar no rastreio e controlo dos passageiros, mais um caso de infecção pelo coronavírus. Quer os testados negativos, quer o infectado, todos os 215 passageiros vindos de Lisboa devem e estão a observar a quarentena. Mas o teste positivo gerou uma nova cadeia de contactos a serem seguidos pelos serviços de saúde para evitar contaminações domésticas derivadas deste caso importado. Por outro lado, há uma satisfação pelo facto de todos os 52 testes de Cabo Delgado terem dado negativo sublinhando a gradual quebra de contaminações que alarmavam o país a partir do acampamento da petrolífera Total, em Afungi. De acordo com o Ministério da Saúde, por terem apresentado sintomas ligeiros, os 19 pacientes recuperados não tiveram uma intervenção médica uniforme e acutilante que possa sugerir a partir do tratamento administrado um protocolo a prescrever ou a recomendar aos demais infectados. Quanto à vacina supostamente descoberta pelo Madagáscar e não reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, Moçambique mantém reservas pelo facto da mesma não ter sido validada observando os padrões cientificamente reconhecidos a nível internacional. Entretanto, não nega a possibilidade de o referido xarope ter curado um e outro doente mesmo sem a regularidade lógica previsível em outros fármacos validados pelos padrões científicos.


Partilhe
Screen Shot 2020-05-05 at 9.01.42 PM.jpeg
Nacional

Prorrogação Estado de Emergência: Governo aprova medidas de execução administrativa

Partilhe

Conselho de Ministros aprova medidas de execução administrativa, na sequência da prorrogação do Estado de Emergência por mais 30 dias em Moçambique. Além da introdução da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, o novo decreto mantém, parte significativa, das medidas em vigor desde a primeira declaração do Estado de Emergência. No contexto da mitigação dos efeitos da COVID-19, o Governo aprovou, em sessão do Conselho de Ministros, dois decretos. O primeiro aprova as medidas de execução administrativa, no âmbito da prorrogação do estado de emergência por mais 30 dias e o segundo concretiza as medidas temporárias e de excepção para a prevenção e contenção da propagação da pandemia, durante o período de vigência do Estado de Emergência.  O Governo está preocupado com a circulação desnecessária de pessoas. A palavra de ordem é: Fique em Casa e Previna-se da COVID-19. O novo decreto que aprova as medidas de execução administrativa não introduz alterações significativas, além da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos.


Partilhe
Screen Shot 2020-05-01 at 8.55.50 PM.jpeg
Saúde

No acampamento da Total Cabo Delgado: Dois dos infectados estão relacionados com o caso detectado a 2 de abril

Partilhe

O Instituto Nacional de Saúde diagnosticou nas últimas 24 horas, mais 3 casos positivos de coronavírus, elevando o número cumulativo de infectados para 79 pessoas em Moçambique. 2 dos infectados estão relacionados com a propagação da COVID-19 detectada a 2 de Abril, último, no acampamento da Total em Cabo Delgado. A partilha diária de informação sobre o coronavírus pelas autoridades da saúde iniciou com apelos para a observância das medidas preventivas da pandemia num período em que inicia mais um ciclo de trinta dias da vigência do Estado de Emergência. Os apelos estenderam-se à moderação na celebração do dia do trabalhador que se assinala a cada um de Maio. Uma moderação que compreende o permanecer em casa, conviver em pequenos grupos que não excedam 20 pessoas e sempre o uso obrigatório de máscara para quem estiver fora de casa independentemente de locais de aglomeração ou não. Quanto à evolução da COVID-19, o Ministério da saúde diz ter testado um cumulativo de 2.246 mil, pessoas, 170 das quais nas últimas 24 horas. 95 amostras vieram da investigação e acompanhamento dos contactos de  Cabo Delgado. Os 3 casos positivos são todos moçambicanos com idades entre 25 e 44 anos, sendo que 2 estão ligados aos casos de trabalhadores da Total no acampamento de Afungi em Cabo Delgado cuja propagação foi descoberta no décimo caso a 2 de Abril último. Dos 79 infectados, 10 estão recuperados. Moçambique continua sem óbito em solo pátrio.  


Partilhe
Screen Shot 2020-05-01 at 8.56.40 PM.jpeg
Nacional

Filipe Nyusi encoraja os trabalhadores que ocupam a linha da frente no combate a pandemia

Partilhe

Por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador que este ano se celebra sob o lema: SINDICATOS JUNTOS PARA O BEM ESTAR SOCIAL, PAZ E PROGRESSO, gostaria de saudar, em nome do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, os trabalhadores do mundo inteiro e, de forma muito especial, os trabalhadores moçambicanos. Nesta data, rendemos uma singela homenagem aos trabalhadores pelo seu papel como motores do crescimento e desenvolvimento social e económico, bem como pela sua luta incansável pela melhoria das condições de trabalho, de vida e redução das desigualdades sociais. As celebrações do Dia do Trabalhador no presente ano terão de obedecer às medidas de prevenção da COVID-19 que assola o mundo, ceifando vidas humanas, agravando a crise económica e causando desemprego, o que afecta directamente os trabalhadores e suscita incertezas na sociedade, nas empresas, sindicatos e até nos governos de todo o mundo. O cenário que se vislumbra é de muitos desafios, mas como Governo tudo faremos, em parceria com o sector privado, para mitigar os impactos nefastos deste fenómeno, sempre à luz da meta do Governo de criar muito mais postos de trabalho. Somos solidários e encorajamos aos trabalhadores que ocupam a linha da frente neste esforço nacional de resposta à COVID-19, desde o pessoal da saúde, os professores, a polícia, os professores os provedores de serviços, como electricidade e água, entre outros que dão o melhor de si para que o país mantenha a marcha para frente, não obstante as adversidades. Fazemos votos que a celebração desta data decorra num ambiente pacífico e com os olhos postos na promoção da cultura de trabalho e de um ambiente laboral são e seguro, para que possamos continuar a contar com as capacidades, habilidades e destreza dos trabalhadores moçambicanos na construção do futuro melhor como factor de unidade, estabilidade e paz em Moçambique. Celebremos esta data em distanciamento social, reflectindo sobre o que mais cada um de nós pode dar, com criatividade e espírito empreendedor, para que juntos superemos os desafios em presença, reiterando o papel fundamental dos trabalhadores na materialização do nosso sonho de progresso e bem-estar. Feliz Dia Internacional do Trabalhador!


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado