Author name: Leopoldino Bambo

903e9b1fe43aee5c9b1041341d4bc406_L.jpg
Nacional

País procura repatriar moçambicanos retidos no estrangeiro

Partilhe

Um total de 75 cidadãos moçambicanos que se encontram retidosem seis países devido ao bloqueio imposto pela pandemia do novo coronavíruscontactaram as autoridades governamentais nacionais solicitando apoio para o regresso ao país. Do total, 27 encontram-se na Índia, 21 em Portugal, 10 no Brasil, oito no Paquistão e igual número em Angola. Há também um moçambicano que se encontra em Sri Lanka. O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Geraldo Saranga, referiu recentemente que a maioria destes cidadãos foi retido naqueles países quando se encontrava em missões de tratamento médico, visita a familiares, trabalho ou turismo. Explicou que o Executivo está a trabalhar com os governos daqueles países para se encontrar uma forma de repatriá-los. “Estamos a negociar com as entidades desses países para encontrarmos uma forma de repatriar os cidadãos moçambicanos retidos no estrangeiro e que foram encontrados em contra-pé por conta da Covid-19”, explicou o porta-voz. Por outro lado, Saranga referiu que até ao momento foram registados pelo menos oito moçambicanos residentes no estrangeiro infectados pela pandemia do novo coronavírus, dos quais um, natural de Alto-Molocuè, na Zambézia, perdeu a vida na Alemanha. Dos oito infectados, três estão nos Estados Unidos da América, dois na Suíça, um em Espanha, outro em Portugal e um, já morto, na Alemanha. Em relação aos estudantes que se encontram na República Popular da China, indicou que todos passam bem e não há relatos de maus-tratos, como alguma imprensa noticiou.


Partilhe
Untitled.jpg
Nacional

Detidos por violar e assassinar jovem de 26 anos

Partilhe

Dois homens encontraram-se sob custódia policial desde a tarde de ontem, na 24 ª esquadra no bairro de Magoanine “C”, vulgo Matendene, na cidade de Maputo, indiciados de roubar, violar e assassinar uma jovem de 26 anos de idade. O crime ocorreu no bairro do Zimpeto, na cidade capital, por volta das 21 horas da última 5ªfeira (23), quando a vítima regressava do trabalho. Os meliantes interpelaram a vítima e arrastaram-lhe para uma casa de banho de uma residência não habitada, onde arrancaram seus bens, violaram sexualmente e por fim, assassinaram e abandonaram o corpo no local. Na sequência, os indiciados teriam efectuado uma ligação telefónica para a mãe da finada, para lhe exigir quatro mil meticais, em troca da informação do paradeiro da filha. Por sua vez, a mãe comunicou o caso às autoridades policiais e a corporação efectuou diligências que culminaram com a detenção dos violadores, na tarde de ontem, no Mercado Estrela Vermelha, na cidade de Maputo. Durante a operação houve tumultos caracterizados por arremessos de pedras, garrafas, e outros objectos contundentes, contra os agentes da polícia, com pretensões de impedir que a captura dos meliantes se efectivasse, o que degenerou num tiroteio, nas imediações do mercado e detenção do grupo. Leonel Muchina, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo, indicou que em conexão com os tumultos foram neutralizados mais três indivíduos indiciados de tentativa de inviabilizar a operação e de aquisição de bens roubados. Acrescentou que a detenção dos violadores foi possível através do rastreio dos telemóveis furtados da vítima.


Partilhe
gftjkftgjgfjf.jpg
Nacional

Covid-19: Presidente do Município de Maputo e esposa lançam campanha de produção de dois milhões de máscaras

Partilhe

O Presidente do Conselho Municipal da cidade de Maputo, Eneas Comiche, e esposa procederam, ontem, ao lançamento de uma campanha de produção de dois milhões de máscaras, no âmbito da prevenção do Covid-19. As máscaras vão ser distribuídas aos munícipes, com particular destaque aos grupos de pessoas vulneráveis e de maior risco de contaminação pelo novo coronavírus. O edil de Maputo, Eneas Comiche, agora curado depois da infecção pelo novo coronavírus, decidiu liderar a campanha de produção e distribuição de máscaras. A fábrica de máscaras do Centro de Formação de Formação Profissional de Magoanine “C” tem a capacidade de produzir pouco mais de cem máscaras por dia. – ( RM)


Partilhe
NYUSI FALA A NACAO .jpg
Nacional

Presidente Nyusi convoca CND

Partilhe

O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, convocou para esta manhã (23) o Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS). O encontro vai, dentre outras mantérias, avaliar o estado de segurança no país, fazer o balanço preliminar do grau de implementação do decreto presidencial sobre o estado de emergência. Refira-se que esta é a segunda sessão ordinária desde a tomada de posse do CNDS, órgão dirigido pelo Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança.


Partilhe
Covid-2.gif
Nacional

Resposta à COVID-19: Saúde prepara reforço da capacidade de testagem

Partilhe

A CAPACIDADE nacional de testagem da Covid-19 pode atingir, proximamente, os seis mil exames por dia, com a prevista operacionalização de quatro laboratórios regionais e instalação de equipamentos de especialidade, no quadro das acções de resposta à pandemia. O director-geral-adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS) explica que os laboratórios regionais serão instalados nas cidades da Beira, Quelimane, Nampula e Pemba, devendo cada um deles ter capacidade para realizar 400 testes por dia. Falando ontem em Maputo no habitual briefing com jornalistas para actualizar os dados sobre a Covid-19, Eduardo Samo Gudo disse que, nas restantes províncias do país, os hospitais que realizam testes de tuberculose vão usar o mesmo equipamento para exames daCovid-19, para o que necessitarão apenas de reagentes específicos. A perspectiva é que estas unidades sanitárias passem a ter uma capacidade individual para realizar cem testes por dia. Já na capital do país, onde funciona o laboratório de referência, no INS, Samo Gudo disse que será instalado um equipamento adicional para reforçar a capacidade, não tendo avançado o nível de desempenho que o mesmo passará a ter. Segundo a fonte, a expansão da capacidade de testagem está dependente da disponibilidade de reagentes no mercado internacional, uma vez que os principais fornecedores também estão a ser afectados pela Covid-19. Entretanto, as 53 amostras levadas a teste no laboratório de virologia do INS deram resultado negativo para o coronavírus, segundo dados confirmados ontem pela directora nacional de Saúde Pública. Segundo Rosa Marlene, o país mantém em 39 o número de infecções confirmadas, das quais 31 activas, uma vez que oito pacientes foram declarados curados. No habitual informe sobre a incidência da Covid-19 no país, Rosa Marlene explicou que, desde a eclosão da pandemia, 1163 pessoas foram testadas no país e outras 2900 permaneceram em quarentena, estando actualmente em seguimento1195. A fonte confirmou ainda a morte de um cidadão moçambicano residente na Alemanha, vítima da Covid-19. Outra vítima mortal desta pandemia foi um outro cidadão que, segundo Rosa Marlene, em tempos residiu em Moçambique, mas que ultimamente residia na cidade de Londres. Actualmente, as autoridades trabalham na determinação da nacionalidade deste indivíduo à data da sua morte. O número de casos da Covid-19 já ultrapassa os 2.5 milhões em todo omundo, com mais de 170 mil mortos. Em África já foram contabilizados mais de 23 mil infecções e 1158 mortos, havendo um registo decerca de seis mil recuperados.


Partilhe
Governo.gif
Nacional

Maputo empenhada na prevenção da Covid-19

Partilhe

OS provedores de serviços, a nível da cidade de Maputo, estão focados no cumprimento e divulgação de medidas de prevenção do novo coronavírus, de acordo com o decreto presidencial que dita o Estado de Emergência. Este posicionamento foi defendido, hoje, por Sheila Lobo de Castro, directora da Saúde na cidade de Maputo que falava à margem da 3.ª sessão do Comité Operativo de Emergência em Saúde Pública, para avaliar a actuação do sector na mitigação da pandemia viral. De Castro apontou que cada sector está a fazer a sua parte, de modo a proteger os cidadãos da contaminação pela Covid-19. “O sector da Saúde está focado em disseminar mensagens de prevenção da Covid-19 nas comunidades, bem como em assistir os casos positivos e rastrear os viajantes”, disse. A directora da Saúde afirmou que nos próximos dias, o Comité Operativo de Emergência em Saúde Pública vai reunir com o sector de transportes para estudar formas de melhorar a actuação, com vista a reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus nos meios de transporte público e privado. Entretanto, apelou aos cidadãos a cumprirem o isolamento social, durante o período em que as empresas dispensam a sua presença física no local de trabalho. “Estamos a notar que, durante os 15 dias em que os trabalhadores deviam ficar em casa, estes aproveitam para fazer outras coisas, propiciando enchentes nas paragens”, disse. O Comité Operativo de Emergência em Saúde Pública foi orientado pela secretária do Estado, Sheila Santana Afonso e contou ainda com a presença dos sectores da saúde, protecção e segurança, transporte e indústria,e comércio.


Partilhe
Tiago.gif
Nacional

Governo prevê três cenários sobre a propagação da Covid-19

Partilhe

O Governo prevê três cenários sobre a propagação do novo coronavírus no país, uma informação avançada, esta terça-feira, em Maputo, pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, no final de mais uma sessão do Conselho de Ministros. Armindo Tiago falava sobre a situação de emergência, balanço e perspectivas de aplicação das medidas sobre a prevenção da Covid-19 e o seu impacto para a economia do país. “Um cenário chamado pessimista, um cenário chamado intermédio e um cenário chamado optimista. O cenário pessimista é definido como aquele em que não existem medidas de mitigação da doença. O cenário intermédio, que os números vocês não têm, teria cerca de doze milhões de casos e o cenário optimista cerca de três milhões de pessoas infectadas”, frisou. Na sessão o Executivo aprovou vários instrumentos legais, sendo que o destaque vai para o regulamento que atribui estatuto especial ao líder do segundo partido, com assento parlamentar, no caso vertente Ossufo Momade, dirigente da Renamo. (Notícias/RM)


Partilhe
903e9b1fe43aee5c9b1041341d4bc406_L.jpg
Nacional

Sete novos infectados elevam para 28 casos positivos para a Covid-19

Partilhe

Subiu para 28 casos positivos confirmados para au Covid-19, com o registo de sete novas infecções pelo novo coronavírus, segundo anunciou, esta tarde, Rosa Marlene, directora nacional de Saúde Pública, no briefing de actualização de dados sobre a pandemia. Trata-se de cinco moçambicanos, um italiano e um ucraniano, de idades que variam entre 30 e 60 anos e encontram-se em isolamento domiciliário na província de Cabo Delgado. Marlene explicou os sete novos casos resultam de um total de 79 amostras testadas nas últimas 24 horas, das quais 49 são provenientes da investigação em curso em Cabo Delgado e as restantes oriundas de outras partes do país, o que totaliza 762 amostras testados no país desde a eclosão da Covid-19. Por sua vez, Eduardo Samo Gudo, director adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS) explicou à imprensa que dos 28 casos positivos, metade está em Maputo e a outra em Cabo Delgado, destes 12 no acampamento de Afungi e 2 na cidade de Pemba. Entretanto, duas pessoas já estão recuperadas. Sobre as investigações em curso sobre os contactos iniciada a 12 de Abril, a fonte disse que, os epidemiologistas identificaram 76 contactos e foram recolhidas 49 amostras e 27 amostram serão testadas quinta-feira pelo laboratório do INS. As autoridades da Saúde explicaram que dos novos casos iniciou hoje o mapeamento da terceira rede de contactos relacionados com estes sete casos, tanto em Cabo Delgado, como em Maputo. Quanto ao estado de saúde dos infectados, Samo Gudo referiu que um apresenta sintomas ligeiros. Samo Gudo informou que Ministério da Saúde iniciou com a vigilância sentinela em algumas unidades sanitárias representativas, onde são colhidas amostras de pessoas que apresentam gripes e são enviadas para a testagem no INS.


Partilhe
42306942_303.jpg
Nacional

Penitenciárias vão libertar mais de cinco mil reclusos

Partilhe

O Tribunal Supremo estima que 5.302 indivíduos detidos sejam soltos a partir da próxima semana, em cumprimento da Lei de Amnistia e Perdão de Penas proposta pelo Presidente da República e ractificada pela Assembleia da República. A aplicação da Lei, segundo o Supremo, vai contribuir para o descongestionamento dos estabelecimentos penitenciários nacionais em cerca de cadeias na ordem de 38.4 por cento. O Porta-voz do Tribunal Supremo, Pedro Nhatitima, explica que nos 5302 reclusos incluem-se os 697 que poderão beneficiar de liberdade condicional, desde que tenham cumprido metade da pena a que foram condenados e tenham mostrado bom comportamento durante a reclusão, e arrependimento pelos crimes cometidos. Poderão beneficiar da amnistia os indivíduos que cometeram crimes puníveis com pena de prisão até um ano, com ou sem multa e serão perdoadas as penas até um ano de prisão, aplicável também nos casos em que as respectivas decisões não tenham transitado em julgado. Neste momento, a população prisional no país é de 20.358 indivíduos, o que pressupõe que, com a aplicação desta lei e da conclusão da vazão de todos os processos de pedidos de liberdade condicional pendentes nos tribunais, as penitenciárias poderão ficar com 15.056 presos em todo o país. Pedro Nhatitima, disse a jornalistas que foram tomadas medidas internas para a prevenção da contaminação pela Covid-19 em todo o sistema judiciário e o descongestionamento das cadeias faz parte desse exercício. Para a efectivação deste dispositivo legal, Nhatitima explicou que foram uniformizados os procedimentos que consistem na elaboração da lista dos elegíveis pelos juízes das secções criminais, em coordenação com os serviços penitenciários, as quais serão remetidas ao Ministério Público para apreciação, e depois devolvidas ao juiz que deverá emitir os respectivos mandados de soltura. Esta informação será comunicada aos abrangidos, ao serviço penitenciário e aos ofendidos que poderão prosseguir com outros trâmites de responsabilidade civil, caso de multas e indemnizações. Disse ainda que dada a urgência da situação suscitada pelo estado de emergência em vigor no país, tanto o Ministério Público como os juízes, foram instruídos a agir com celeridade no despacho dos processo.


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado