Author name: Leopoldino Bambo

zdfsgnzsdfzsb.jpg
Nacional

Resgatado jovem que escalou torre da EDM

Partilhe

Foi resgatado por colta de 21 horas de ontem, o jovem de nome António, 23 anos de idade, que escalou uma torre de transporte de energia da empresa Electricidade de Moçambique (EDM). As autoridades policiais, que negociaram o resgate do cidadão, tiveram que usar a força para retirar o homem que se recusava a descer da torre, salvando desta forma a vida do jovem, que encontrava há mais de 20 metros de altura. Luís Amado, porta-voz da EDM, disse à imprensa que foram quase 5 horas em que toda a região Sul do país ficou às escuras, desde hospitais, instituiçoes públicas, devido ao apagão. É prematuro avaliar o prejuizo causado pelo apagão. Mas, depois deste insólito, a EDM vai reforçar a segurança nas torres, para evitar situações desta natureza. “Quando soubemos que um indivíduo se fez às torres de transporte de energia tivemos que desligar o fornecimento de energia, na linha que fornece corrente à toda região Sul do país”, afirmou. Por sua vez, Inácio Dina, comandante provincial da Polícia em Maputo, disse que o jovem será submetido à ima avaliação sobre a sua sanidade mental, tratamento se for necessário, para a sua responsabilização. Ele obrigou a EDM a intereomper o fornecimento de corrente em toda a região Sul, por isso, deve ser apurada a causa e o objectivo que o levou a escalar a linha.


Partilhe
ENSINOBILINGUEFB.jpg
Educação

Covid-19: Educação idealiza reajustes nos conteúdos lectivos

Partilhe

O MINISTÉRIO da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) está a ponderar a possibilidade de ajustar os conteúdos lectivos e a introduzir melhorias nas condições de saneamento nas escolas para uma eventual retomada das aulas presenciais no país, interrompidas em Março devido à pandemia do novo coronavírus. LEIA MAIS


Partilhe
28561749-scaled_770x433_acf_cropped.jpg
Nacional

Maputo reorganiza mercados para a prevenção da Covid-19

Partilhe

OS vendedores do mercado do Xipamanine, no distrito municipal Nlhamakulu, na cidade de Maputo, vão suspender as actividades, a partir de segunda-feira, por um período entre três e cinco dias, para dar lugar ao plano de reestruturação das bancas, com vista a permitir o cumprimento das medidas de prevenção do novo Coronavírus. A suspensão das actividades no Xipamanine, com perto de 11 mil vendedores, dos quais cinco mil no sector formal e os restantes no informal, e mais 62 mercados e cinco feiras municipais, com destaque para o Grossista do Zimpeto, Malanga, Xikhelene, Mazambane, Estrela Vermelha, Mandela e Povo, visa reduzir o risco de contágios pela Covid-19. A medida foi anunciada hoje pela vereadora da Saúde e Acção Social, Alice de Abreu, tendo explicado que para o efeito, os vendedores foram sensibilizados e auscultados, de modo a colher o seu posicionamento, no concernente à actividade. Trata-se de um plano desenhado pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), após uma reunião entre a Comissão Técnico Científica para a Prevenção e Resposta à Pandemia da Covid-19 e a Associação dos Municípios de Moçambique. A cidade de Maputo contabilizava, até ontem 79 casos positivos do novo Coronavírus, sendo que alguns dos infectados são vendedores dos mercados municipais. Entretanto, nalguns locais da capital do país, tais como mercados, ainda são ignoradas as recomendações do Ministério da Saúde (MISAU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a propagação da Covid-19. “Os mercados são um centro de propagação da Covid-19, por isso elaboramos um plano sustentado por quatro pilares, entre eles a rotatividade dos vendedores, num período de 24 horas para que o número de comerciantes reduza a 50 por cento e se observe o distanciamento de pelo menos um metro e meio consoante as bancas já disponíveis”, referiu a vereadora do pelouro da Saúde e Acção Social no município de Maputo, Alice de Abreu. A dirigente apontou que serão fixados, no chão do mercado, marcadores para facilitar o distanciamento social e ainda fita reflectoras para permitir o cumprimento do distanciamento entre clientes e vendedores. “Para a reorganização do mercado do Xipamanine, os vendedores do sector informal serão alocados no espaço do antigo edifício de Salubridade, localizado no distrito Nhlamakulu”, afirmou. De Abreu apontou que a edilidade pretende melhorar cada vez mais o saneamento e desinfecção nos mercados. “Uma outra componente será o fortalecimento do saneamento nos mercados, tais como o funcionamento pleno dos sanitários, a reutilização dos túneis para servirem de pedilúvios para a desinfecção dos sapatos dos utentes e vendedores, colocação de baldes de água e sabão, garantir o uso obrigatório de máscaras”, disse. A fonte afirmou ainda que os vendedores e utentes dos mercados serão submetidos ao rastreio da Covid-19, através de um termómetro, sendo que todos os que apresentarem temperatura acima dos 37.5 graus Celsius serão encaminhados as unidades sanitárias. Alice de Abreu indicou que a Polícia Municipal de Maputo vai fiscalizar o cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19. Entretanto apontou que será criada uma Comissão de Contingência composta por membros dos mercados, do sector da saúde, do Desenvolvimento da Economia Local e distritos municipais para monitora as actividades desenvolvidas nos locais de venda no âmbito da prevenção do novo Coronavírus.


Partilhe
Foto-1-1024x682.jpg
Nacional

Mais 20 pessoas infectadas pelo novo coronavírus no país

Partilhe

Mais 20 pessoas contraíram infecção do novo coronavírus em Moçambique, de acordo com a testagem de 887 amostras de casos suspeitos, elevando de 489 para 509 pessoas convivendo com a Covid-19. Dos novos casos, 18 são nacionais e dois estrangeiros, e incluem 10 crianças, cinco adolescentes e 5 adultos, e as cidades de Maputo e Nampula tiveram 8 casos cada, Niassa, Cabo Delgado, Inhambane e Maputo província apenas um caso. O facto foi anunciado há momentos pelo director-geral do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani, falando no habitual briefing de actualização de dados da Covid-19, tendo acrescentado que três pessoas continuam internadas em Nampula, com o registo de um paciente recuperado, o que eleva para 145 pessoas livres da doença. Neste momento, o país conta com 361 casos positivos activos, 145 recuperados, três internados e dois mortos devido à doença, resumiu Jani, indicando que Nampula regista 153, Cabo Delgado 83, cidade de Maputo 48, província de Maputo 33, Sofala 16, Inhambane 11, Manica 7, Niassa 6 e Zambézia 2. A fonte explicou que nas últimas 24 horas o sector público testou 464 amostras e os restantes 423 constituem um cumulativo das testagens realizadas ao longo da semana em laboratórios privados, o que totaliza 887 amostras testadas. As autoridades da Saúde estão preocupadas com o aumento do número de casos em Moçambique e em África, por isso apelam a toda a sociedade a observar o distanciamento social, uso da máscara, evitar beijinhos, abraços e aglomerados de pessoas, e privilegiar a desinfecção frequente das mãos com álcool em gel, água e sabão ou cinza. O epidemiologista do INS referiu que o novo coronavírus transmite-se através de gotículas expelidas da boca durante a fala ou tosse e pode provocar gripes ou pneumonias que podem levar à morte.


Partilhe
Vendedores-2.gif
Nacional

Temperatura poderá baixar amanhã na zona sul do país

Partilhe

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê para o dia de amanhã uma descida acentuada de temperatura, devido à passagem de uma frente fria na zona sul do país. O INAM alerta para a tomada de medidas de precaução e segurança, face aos riscos associados à descida acentuada de temperatura, que poderá registar máximos de 22 a 25 graus Celsius, enquanto as mínimas poderão estar abaixo de 12 graus Celsius. Um comunicado distribuído esta tarde pelo INAM indica que o fenómeno poderá afectar os distritos de Matutuíne, Moamba, Magude, Boane, Manhiça, Marracuene, Namaacha e cidade da Matola, na província de Maputo. Em Gaza, o fenómeno vai fustigar principalmente os distritos de Mabalane, Chibuto, Massingir, Guijá, Manjacaze, Chókwè, Chongoene, Limpopo, Massingir, Bilene e Xai-Xai, enquanto em Inhambane os efeitos serão sentidos nos distritos de Inharrime, Zavala e Jangamo.


Partilhe
Saude.gif
Nacional

Testes rápidos de Covid-19 para cidade de Nampula

Partilhe

O MINISTÉRIO da Saúde (MISAU) colocou em marcha o seu plano de testagem rápida na cidade de Nampula para determinar a prevalência e o perfil sero-epidemiológico da pandemia da Covid-19 na capital da província do mesmo nome, no norte de Moçambique. A confirmação foi feita quarta-feira (10) à imprensa, na cidade de Nampula, pelo director-geral-adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, que se encontra no local para liderar toda a operação visando travar a propagação da doença. Segundo Samo Gudo, as autoridades da Saúde estarão assim em condições de realizar intervenções mais eficientes, focadas e com melhor impacto, atrevés de um inquérito, que é o primeiro do género em Moçambique, que será igualmente feito em outras zonas do país que se mostram vulneráveis à Covid-19. “Este inquérito é de base comunitária, tendo como objectivo principal entender melhor o perfil da doença, a magnitude da pandemia e quais são os principais focos de infecção na cidade de Nampula. E, ainda, ver quais os factores que estão a determinar a transmissão comunitária e os grupos populacionais mais afectados nesta província. Com esta informação, poderemos clarificar e melhorar a nossa resposta”, afirmou. Segundo a fonte, o inquérito será uma componente importante para as acções de vigilância ao coronavírus e tem vindo a ser implementado em várias partes do mundo. O director-geral-adjunto do INS esclareceu que os testes rápidos não serão para diagnóstico. “Outro aspecto importante é que este inquérito não tem como objectivo diagnosticar as pessoas que estão infectadas no presente momento, mas avaliar a exposição ao vírus. São testes parecidos com aqueles que utilizamos para fazer o diagnóstico da malária, por exemplo, e o resultado da testagem é rápido”, disse. A fonte explicou que será utilizada uma amostra de oito mil pessoas de várias faixas etárias, estratos sociais e profissões, principalmente aqueles cujos indivíduos estão expostos, como é o caso dos profissionais da Saúde, transportadores públicos, vendedores de mercados, entre outros. “Não podemos confundir este teste com o de rotina, que usa a boca e a garganta. Este será com gotas de sangue, parecido com o da malária. Vamos colher uma amostra representativa da cidade de Nampula que permita representar as várias áreas geográficas da urbe, os vários estratos sociais, etários e profissionais, que poderão dar-nos uma melhor radiografia da exposição que as pessoas têm ao vírus nesta cidade”, referiu. Ele adiantou que os próximos dias serão de mobilização comunitária na expectativa de solicitar que as pessoas seleccionadas colaborem voluntariamente com as autoridades, uma vez que os resultados do inquérito são de extrema necessidade e importância para o controlo rápido da pandemia do coronavírus na cidade de Nampula.


Partilhe
dnhgfxdgnxgnx.jpg
Nacional

Acidente de viação Nampula: 8 pessoas morreram e 13 ficaram feridas em Namapa, distrito de Eráti

Partilhe

Oito pessoas morreram e outras treze ficaram feridas em consequencia de um acidente de viacao ocorrido hoje na zona de Mihawie a cerca de cinco km da viola de Namapa em , Nampula.O autocarro que fazia o troco Nampula-Namapa despistou-se depois de rebentar um dos pneus por excesso de velocidade .O administardor de Erati, Araujo Momade, disse que os feridos foram evacuados para o Hospital Central de Nampula e seis corpos estao ainda na vila de Namapa apenas dois corpos foram reclamados.


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado