Author name: Leopoldino Bambo

naom_5cd9e6bfed4ba.jpg
Futebol

Primeiro torneio de ténis feminino joga-se em Itália e… com público

Partilhe

Itália foi o berço da pandemia do novo coronavírus, sendo o segundo país do Velho Continente, até ao momento, com mais vítimas mortais devido a esta doença. Todavia, este não se torna motivo impeditivo para que o circuito WTA tenho escolhido a cidade de Palermo, na Sicília, para abraçar o primeiro torneio de ténis feminino. O que mais surpreende é a organização apostar em jogos com público presente nas bancadas. Apesar de não estar contemplada a lotação máxima do recinto para os respetivos encontros, a verdade é que cada partida terá em média 500 espetadores. O torneio tem início marcado para 3 de agosto e irá acolher 32 tenistas profissionais.


Partilhe
caravana-zimpeto.jpg
Nacional

Grossista do Zimpeto encerra segunda-feira para reorganização

Partilhe

VENDEDORES do mercado grossista do Zimpeto temem a deterioração dos seus produtos, com o encerramento deste estabelecimento, segunda-feira, para reorganização,no âmbito das medidas de prevenção e contenção da Covid-19. Com efeito, os operadores praticam preços relativamente baixos para evitar perdas avultadas, uma vez que o mercado está devidamente abastecido por se tratar de fim do mês, período em que há mais procura de alimentos. Ricardo Fernando, vendedor de tomate, disse que uma caixa de vinte quilogramas, por exemplo, é vendida a 550 meticais, contra os anteriores 1200, tudo para evitar a deterioração da sua mercadoria. A batata-reno, tal como referiu Rui Macangue, igualmente vendedor, sai entre 190 e 350 meticais, contra os anteriores 250 a 450. Um saco de 10 quilogramas de cebola é vendido de 380 a 450, contra os anteriores 600 a 800 meticais. “É verdade que não teremos nenhum lucro mas também não queremos registar perdas enormes. Neste momento a grande luta é não perder o capital investido”, disse Macangue. Ester Isabel, administradora do Grossista do Zimpeto, precisou que o adiamento do encerramento do mercado, de sexta para segunda-feira, foi a pedido dos operadores porque têm muitos produtos nas bancas. “A nossa ideia não é prejudicar os vendedores, daí que atendemos o seu pedido. O que nós pretendemos é reorganizar a venda dentro do mercado, uma vez que se nota muita desordem”, disse. Emídio Fabião, director de Mercados e Feiras no Conselho Municipal de Maputo, disse que o objectivo de encerrar os mercados visa fazer cumprir com as medidas de prevenção e contenção da Covid-19. O dirigente anotou que durante os três dias em que o mercado estará encerrado serão realizados trabalhos de limpeza do pátio, pulverização das bancas e barracas, abertura de acessos, uma vez que alguns estabelecimentos estavam desalinhados. “Há zonas onde os utentes do mercado não conseguem entrar com as suas viaturas porque os espaços foram tomados pelos vendedores informais. Isso não pode acontecer porque o grossista é um mercado distribuidor e não retalhista”, indicou.


Partilhe
VIGILANTES .jpg
Nacional

Novo coronavírus alastra-se para novas áreas do país

Partilhe

O NOVO coronavírus está a alastrar-se para novas áreas geográficas do país, particularmente os distritos, onde não se consegue fazer a relação com episódios anteriormente reportados, o que, segundo as autoridades da Saúde, pode significar o surgimento de novas cadeias de transmissão.  Esta situação é acompanhada pelo aumento do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, algumas das quais a necessitar de cuidados hospitalares e internamento. Informação prestada ontem pela directora nacional de Saúde Pública indica que oito pessoas estão sob cuidados hospitalares, havendo um que carece de cuidados intensivos. Há ainda duas mulheres grávidas cujos sintomas são considerados leves a moderados. Falando na habitual conferência de imprensa para a partilha de informação sobre a evolução da Covid-19 em Moçambique e no mundo, Rosa Marlene disse que dos internados quatro estão hospitalizados na província de Nampula, dois na cidade de Maputo, um em Sofala e igual número em Cabo Delgado. Na ocasião Marlene anunciou seis novos casos positivos da doença, diagnosticados em 483 testes realizados entre quinta-feira e ontem, elevando desde modo para 668 o número de pessoas infectadas, sendo 605 de transmissão local e 63 importados. Em relação aos novos casos, todos são moçambicanos (cinco do sexo masculino), sendo dois na província do Niassa (cidade de Lichinga e distrito de Mecanhelas), igual número em Maputo (distritos de Magude e Boane) e os restantes nas cidades de Pemba (de Cabo Delgado) e Tete, província com o mesmo nome. A fonte referiu que dois são menores, sendo um de idade inferior a cinco anos; igual número de adolescente e jovens dos 15 aos 24 anos e dois de idades compreendidas entre 35 e 44 anos. Para dar resposta à epidemia, a fonte fez saber que a Saúde “está numa boa fase de prontidão”, explicando haver, por um lado, melhores condições de educação e promoção da prevenção da doença e, por outro, terem sido criados centros de internamento por todo o país com condições suficientes para o tratamento dos pacientes. Prova disso, segundo a fonte, é o crescimento de pessoas dadas como recuperadas da Covid-19, depois de hospitalizadas e outros que sem sintomas. Até ontem o país contava com 170 pessoas recuperadas da doença, significando que actualmente existem em Moçambique 486 indivíduos activos, isto é, que ainda continuam infectados. Por isso as autoridades voltaram ontem a apelar para o reforço das medidas de prevenção da doença, como a obrigatoriedade de usar máscaras, reduzir a mobilidade, manter o distanciamento social e a lavar frequente e correctamente as mãos com água, sabão ou cinza ou ainda lixívia. Desaconselha ainda o consumo abusivo de bebidas alcoólicas e o tabaco, devido aos seus efeitos na saúde do indivíduo e na esfera social.


Partilhe
PR-Nyusi_100 _ed_mondlane.jpg
Nacional

PR na celebração do centenário de Mondlane

Partilhe

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, dirige esta manhã as cerimónias de celebração dos 100 anos do nascimento de Eduardo Chivambo Mondlane, herói nacional e Arquitecto da Unidade Nacional. O acto terá lugar em Nwadjahane, distrito de Mandlakazi, província de Gaza, sua terra natal. Um comunicado recebido na Redacção do “Notícias” refere que, na deslocação a Gaza, o Chefe do Estado far-se-á acompanhar pelos ministros dos Combatentes, Carlos Siliya, e da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.


Partilhe
Covid-19-Banco-de-Moçambique-anuncia-medidas-para-apoiar-empresas-e-famílias.jpg
Nacional

BM reduz taxa de juro de referência para 10,25%

Partilhe

O BANCO de Moçambique (BM) decidiu reduzir a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, em 100 pontos base (pb), para 10,25 por cento, anunciou ontem o regulador, em comunicado. A decisão é justificada por uma nova revisão em baixa das perspectivas de inflação para o médio prazo, num cenário em que se prevê uma procura agregada mais contraída em 2020 e retoma branda em 2021, reflectindo as restrições na actividade económica associadas aos desafios impostos pela Covid-19, tanto a nível doméstico como internacional.


Partilhe
MISACU.jpg
Nacional

MISAU revê critérios de internamento de doentes com Covid-19

Partilhe

O MINISTÉRIO da Saúde (MISAU) está a actualizar os critérios para o internamento e isolamento institucional de pacientes diagnosticados com Covid-19, com intuito de travar o alastramento e óbitos devido à pandemia. Segundo o director de Inquéritos no Instituto Nacional de Saúde (INS), Sérgio Chicumbe, uma equipa técnica do sector está a trabalhar no estabelecimento de critérios apropriados para internamento dos doentes de risco, nomeadamente crianças, idosos e pessoas com outras patologias. “Como foi dito, todo o internamento institucional tem sido muito caro e não nos esqueçamos que somos um país com recursos limitados. Portanto, todos os critérios em revisão levam em conta a questão do custo e efectividade”, disse. A ideia surge numa altura em que o país já contabiliza quatro mortos, três dos quais cumpriam isolamento domiciliar e que apresentavam sintomatologia leve a moderada. No habitual encontro de actualização da situação epidemiológica no país, Chicumbe recordou que a existência de condições básicas de higiene, água e saneamento são fundamentais para a redução e corte das cadeias de transmissão. Entre terça-feira e ontem, o país registou 13 novas infecções pelo coronavírus, elevando para 651 o cumulativo de casos da doença, 588 dos quais de transmissão local e os restantes 63 importados. Dos novos casos, todos são nacionais, sendo nove resultantes do rastreio de contactos de pacientes infectados e quatro da vigilância activa nas unidades sanitárias. A directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, presente na conferência de imprensa, revelou que os casos positivos fazem parte de um total de 751 amostras que foram enviadas ao laboratório de virologia do Instituto Nacional de Saúde (INS). Os casos reportados encontram-se em isolamento domiciliar e decorre o processo de mapeamento dos seus contactos. Um caso é de uma criança que está na faixa etária dos 5-14 anos, dois de adolescentes e jovens e seis estão na faixa de 25-34 anos, dois têm idades compreendidas entre 35 e 44 anos e os outros dois entre 45 e 64 anos. Marlene informou que o país tem neste momento oito indivíduos internados devido a Covid-19 nas províncias de Nampula, Sofala e cidade de Maputo. Destes, um encontra-se em estado grave e sete apresentam sintomatologia leve a moderada e registam uma boa evolução clínica. Realçou que a detecção de novas cadeias de transmissão e a existência de casos para os quais a cadeia ainda não é conhecida, demanda a adopção de medidas excepcionais para proteger a vida humana e a saúde pública.


Partilhe
Foto-1-1024x682.jpg
Nacional

Actualização covid-19 MISAU: 1 morto em Nampula e 30 infectados no país, nas últimas 24 horas

Partilhe

O Sector da Saúde confirmou este domingo, um morto causado pelo novo coronavírus em Nampula e mais trinta infectados no país, nas últimas 24 horas.Moçambique integra os dez países com maior velocidade de propagação da COVID 19 e as cidades de Maputo e Pemba poderão entrar para a contaminação comunitária a semelhança de Nampula.


Partilhe
IMG_3037-1.jpg
Nacional

Presidente Nyusi dialoga com SG da ONU

Partilhe

O Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve, esta sexta-feira (12), uma conversa telefónica com o Secretário-Geral das Nações Unidas(SG da ONU), António Guterres, com quem partilhou os últimos desenvolvimentos sobre a resposta à Covid-19, o processo de paz em Moçambique e outras matérias de cooperação multilateral com o Sistema das Nações Unidas. No que tange ao processo de paz no país, o Chefe de Estado partilhou os últimos desenvolvimentos do diálogo, sobretudo a retomada do DDR, que se pretende seja célere e efectivo, com a Renamo a mostrar vontade política para prosseguir até ao seu término. “Na interacção, mostrei satisfação pelo empenho, dedicação e profissionalismo do representante pessoal do Secretário-Geral e presidente do Grupo Internacional de Contacto, o Embaixador Mirko Manzoni”, soube o “Notícias” da rede social Facebook do Presidente. A fonte indica que, de forma breve, os dois dirigentes abordaram, igualmente, a situação dos ataques terroristas na província de Cabo Delgado, onde há registo de centenas de deslocados, para além de destruição de infra-estruturas socioeconómicas públicas. “Avancei com as medidas do Governo de Moçambique e o papel importante das agências das Nações Unidas no apoio humanitário às populações afectadas, sobretudo o PMA”, lê- se na publicação.


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado