Author name: Edson Sengo

Screen Shot 2020-08-09 at 19.11.jpeg
Nacional

Moçambique tem um dos dez mais bravos fiscais de reserva de África

Partilhe

Moçambique possui um dos dez mais bravos fiscais de reserva do continente africano. O Fiscal da Reserva Especial de Maputo, Natércio Ngovene consta do Ranking da Alibaba Foundation Paradise edição 2020, que nomeia os dez mais bravos fiscais do Continente Africano.  – Eu dou a minha vida pelos animais… 53 anos de idade, 19 dos quais como funcionário das áreas de conservação. Diz ter parado inúmeras tentativas de caça de animais para a comercialização da carne. As espécies de impalas, são as mais procuradas. Atira-se não para matar mas para neutralizar e ou espantar os caçadores furtivos… Em comunicado, a Fundação Alibaba, uma organização baseada na China, informa que como todos os anos, em 2019, também olhou com atenção o desempenho dos guardas florestais, que são a linha da frente da defesa contra o risco intenso e sempre presente de caça furtiva nas áreas de conservação críticas da África. Na lista dos dez, Natércio Ngovene é o oitavo ao lado de Leitah Mikhabela da África do Sul e de Jean Sebushari do Rwanda. O administrador da Reserva reconhece que a perseguição contra os animais tem estado a diminuir. Natércio diz que o desempenho dos fiscais da Reserva Especial de Maputo, conta com a colaboração das instituições da Administração da Justiça. Como critério de selecção, a fundação Alibaba, destacou o compromisso e dedicação, entusiasmo e competência para trabalhar como ranger, Impacto e contribuição e ameaças e desafios superados. A fundação diz que os dez anti-furtivos responderam corajosamente a perigos graves e fatais no trabalho, abordando efectivamente os desafios do combate aos danos à vida selvagem. A Fundação Alibaba diz ainda que os Rangers eleitos mostraram capacidade de Liderança e Inspiração, Cumprindo as expectativas de seu dever, demonstrando a capacidade de influenciar, motivar e liderar os membros da equipa. A Gala de Premiação terá lugar em Dezembro deste ano.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-09 at 19.13.jpeg
Nacional

Albufeira de Cahora Bassa: Manuela Rebelo agastada com a degradação acentuada da embarcação Nhamanherere

Partilhe

Degradação acentuada da embarcação Nhamanherere, na albufeira de Cahora-Bassa em Tete causa tristeza e motivo de preocupação para a Vice – ministra dos transportes e comunicações. O investimento foi de cerca de 2 milhões de euros. Manuela Rebelo diz que não faz sentido que o transporte marítimo seja vandalizado por desconhecidos aos olhos das autoridades locais. Uma rápida vistoria efectuada a embarcação batizada de nhamanhere pelos insperctores do instituto nacional da marinha concluiu que: Avariado, o barco vandalizado por desconhecidos nunca se quer chegou a estabelecer uma ligação fluvial entre os distritos de Cahora-Bassa, Máravia, Mágoe e Zumbu na província de Tete desde 2015, ano da aquisição, devido a vários factores. O investimento foi de cerca de 2 milhões de euros, financiamento do estado moçambicano. Sentimento de tristeza e preocupação mais não de desespero por parte de quem a cinco anos fez a entrega da embarcação nhamanherere ao governo provincial de Tete. Outras preocupações prendem-se com a destruição das insfraestruturas de atracagem e boias de sinalização ao longo da albufeira de Cahora-Bassa.  Nhamanherere tem capacidade para transportar 94 passageiros, duas viaturas ligeiras e algumas toneladas de mercadoria diversa.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-09 at 19.14.jpeg
Nacional

Conclusão prevista para 2022: Covid-19 leva a paralisação das obras de reabilitação da Ponte sobre o Rio Save

Partilhe

Pandemia da Covid-19 dita a paralisação das obras de reabilitação da Ponte sobre o Rio Save, no Distrito de Govuro, em Inhambane.  A interrupção dos trabalhos poderá comprometer a conclusão da infra-estrutura prevista para dois mil e vinte e dois. As obras de reabilitação sobre a ponte do Rio-Save iniciaram no mês de Fevereiro e seriam executadas em dois anos…Entretanto, com a eclosão da pandemia da Covid 19 no país forçou a interrupção dos trabalhos. A informação foi avançada durante a reunião provincial de estradas…No encontro que juntou a Representação do Estado e Governo Provincial foram traçadas balizas para o plano do sector. Neste encontro foram apresentados os planos de intervenção da rede viária nas áreas municipais e ao nível dos catorze distritos da província de Inhambane.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-09 at 19.15.jpeg
Nacional

Província de Maputo vai ter um Gabinete Provincial de Combate à Corrupção

Partilhe

A Província de Maputo contará, a partir de segunda-feira, com um Gabinete provincial de Contate à Corrupção. A infraestrutura, a ser inaugurada pela Procuradora-Geral da República reflete a preocupação do Governo no geral, e da Procuradoria em particular, em relação a corrupção no país. Um novo serviço público entra em funcionamento na província de Maputo. Trata-se do Gabinete Central de Combate à Corrupção, que, para a Província de Maputo terá grande significado tendo em conta o seu nível de desenvolvimento. O porta-voz do GCCC acredita que os cidadãos começam a ter consciência dos crimes de corrupção e a instituição vai ajudar a reduzir distâncias entre o cidadão o serviço.  Dados dos últimos cinco anos, mostram que os processos ligados à corrupção tendem a aumentar. Em 2015 foram acusados 437 processos em todo o país. Em 2017 foram 695, número que subiu em 2019 para 764 processos acusados. Até ao primeiro semestre de 2020, já haviam sido acusados 340 processos ligados à corrupção. O Gabinete Provincial de Combate a Corrupção de Maputo será inaugurado já nesta segunda-feira, e, no mesmo momento será lançado o Manual de Formação em matérias de prevenção e combate à corrupção. Manual que se espera, venha a habilitar os servidores públicos e agentes de Estado de conhecimentos adicionais sobre a corrupção. O mesmo manual deverá contribuir para elevar a integridade e moral pública dos formandos dos Institutos de Formação em Administração Pública do país.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-09 at 19.07.jpeg
Nacional

Dos 28 casos positivos nas últimas 24 horas, 10 são da província de Sofala

Partilhe

O país registou, nas últimas vinte e quatro horas, mais 28 casos positivos para o novo coronavírus. Todos os casos hoje reportados são de indivíduos de nacionalidade moçambicana e de transmissão local. Dados do MISAU referem que foram testados nas últimas 24 horas um total de 1286 casos dos quais 1255 foram negativos e 28 positivos para a covid-19. Assim, o país tem, cumulativamente, 2.269 casos positivos registados. De acordo com um comunicado do MISAU recebido na nossa redacção, dos 28 novos casos, 17 são do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Uma boa nova é que houve o registo de mais 8 casos totalmente recuperados da covid-19. Sendo que 1 é da província de Cabo Delgado, 1 da Zambézia, 3 da província de Inhambane e outros 3 da cidade de Maputo. Todos os recuperados são de nacionalidade moçambicana. Assim do cumulativo de 2.269 casos positivos diagnosticados em todo o paíss, 840 indivíduos estão totalmente recuperados da doença. Importa referir que o país conta com um cumulativo de 55 indivíduos internados devido a covid-19, dos quais 13 sob cuidados médicos nos centros de isolamento. Os indivíduos internados padecem de patologias crónicas diversas, associadas à covid-19. Nas últimas 24 horas houve o registo de uma alta hospitalar. A Cidade de Maputo lidera a lista de casos cumulativos da doença com um registo de 433 casos, seguida da Província de Maputo com 298 casos, Cabo Delgado com 249 e Nampula com 210. A província de Gaza conta com 62 casos, Sofala com 68, a província de Tete com 24, Zambézia com 21 casos, Manica com B e Niassa com 18 casos positivos da Covid-19 e Inhambane com um total de 10 casos.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-08 at 22.03.jpeg
Nacional

COVID-19: O país registou mais uma morte devido a doença

Partilhe

O país registou, nas últimas vinte e quarto horas, mais vinte e oito casos positivos do coronavírus e uma morte devido a doença. Trata-se de uma paciente de nacionalidade moçambicana de quarenta e doía anos de idade, da cidade de Maputo. O indivíduo de nacionalidade moçambicana, perdeu a vida no Centro de Isolamento da Polana Caniço, local para onde foi transferida após receber o resultado positivo para o SARS COV-2. Durante o período em que esteve internado, o paciente não registou melhoras. O óbito foi declarado na manhã deste sábado. Até ao momento, Moçambique tem registo de 16 óbitos devido à covid-19 e mais 2 óbitos devido a outras doenças. Nas últimas 24 horas, foram testados 861 casos dos quais 833 foram negativos e 28 positivos para a covid-19. Todos os 28 novos casos, hoje reportados, são de indivíduos de nacionalidade moçambicana e são de transmissão local. Assim, o país tem, cumulativamente, 2.241 casos positivos registados. Dos 28 novos casos, 16 são do sexo masculino e 12 do sexo feminino. De acordo com o comunicado do Ministério da Saúde, enviado à nossa redacção, Moçambique regista mais 5 casos totalmente recuperados da covid-19. 4 são da província de Cabo Delgado, e 1 da província de Inhambane. Todos são de nacionalidade moçambicana. A Cidade de Maputo lidera a lista de casos cumulativos da doença com um registo de 425 casos, seguida da Província de Maputo com 292 casos, Cabo Delgado com 248 e Nampula com 209. A província de Gaza conta com 62 casos, Sofala com 58, a província de Tete com 24, Zambézia com 22 casos, Manica com 18 e Niassa com 17 casos positivos da covid-19.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-08 at 22.02.jpeg
Nacional

Decorre em Maputo projecto de Fomento do cultivo Mexilhão

Partilhe

O Instituto Nacional de Desenvolvimento de Pesca e Aquacultura, IDEPA e a Reserva Marinha Parcial da Ponta de Ouro estão a desenvolver um projecto de Fomento de Cultivo do Mexilhão. O Projecto-piloto que visa repovoar a costa moçambicana com a espécie está a ser implementada nas águas oceânicas da península de Machangulo, no Distrito de Matutuíne, na Província de Maputo. O mexilhão é um marisco milenar da espécie de moluscos, bastante procurado na culinária dos países da Europa Ocidental.  Até 2007, a União Europeia detinha 86% de toda a produção mundial do marisco num valor estimado em 231 milhões de euros. De acordo com o Instituto Nacional de Desenvolvimento de Pesca e Aquacultura, IDEPA, a costa moçambicana já possuiu inestimáveis quantidades de Mexilhão mas a procura desenfreada, por parte dos pescadores, levou a que este produto se esgotasse nas águas territoriais da zona sul de Moçambique, com destaque para a costa da cidade e província de Maputo. A espécie possui um alto valor comercial. Um quilograma de mexilhão chega a custar setecentos meticais no mercado internacional. Para o repovoamento da costa, com esta espécie, o IDEPA e a Reserva Marinha Parcial da Ponta de Ouro estão a desenvolver um projecto de Fomento de Cultivo do Mexilhão nas águas protegidas da península de Machangulo no distrito de Matutuíne. Além de reduzir a pressão pela pesca, o mexilhão tem a função ecológica de melhorar a qualidade da água e a produtividade primária uma vez que as suas fezes, são nutrientes para os peixes e outros animais que compõem a biodiversidade marinha. O cultivo de Mexilhão está a ser feito em saquetas de 2 quilogramas cada, colocadas a flutuar no meio do mar. Em cada quinze dias os técnicos do IDEPA fazem a sua higienização e a monitoria do seu desenvolvimento. Do projecto-piloto espera-se colher cerca de uma tonelada. O projecto vai beneficiar a 15 pescadores de uma associação local.


Partilhe
Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água de Bilene.jpg
Nacional

PR, Filipe Nyusi, inaugurou o sistema de abastecimento de água em Mazivila

Partilhe

O Presidente da República , Filipe Nyusi, inaugurou esta sexta feira na localidade de Mazivila, distrito de Bilene ,em Gaza , um novo sistema de abastecimento de água que irá beneficiar cerca de 8 mil famílias. Avaliado em 38 milhões de meticais o projecto está inserido no âmbito do programa nacional  de abastecimento de água e saneamento rural, Pronasar.


Partilhe
ASSEMBLEIArattf.jpg
Nacional

Votação não consensual: dos 231 deputados, 177 votaram a favor, 54 contra e zero abstenções

Partilhe

Assembleia da República aprova o Decreto Presidencial que declara o novo Estado de Emergência por mais 30 dias em Moçambique. Pela primeira vez, a votação não foi consensual, dos 231 deputados presentes na plenária 177 votaram a favor, 54 contra e zero abstenções. Aprovado, mas não consensual. Pela primeira vez, o debate em torno do decreto presidencial que declara o Estado de Emergência em Moçambique foi marcado por divergências entre as bancadas da Frelimo e da Renamo. Dos 231 deputados presentes, 177 da Frelimo e do MDM votaram a favor do instrumento legal e 54 da bancada da Renamo chumbaram o decreto presidencial. A votação foi uninominal ou seja um por um, os deputados foram se posicionando. A Frelimo e o MDM aprovaram alegando que o novo estado de emergência vai contribuir para a prevenção e contenção da propagação da COVID-19 em Moçambique. O novo Estado de Emergência inicia às 0 horas deste sábado, 8 de Agosto, vigorando até 6 de Setembro de 2020.


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado