Author name: Edson Sengo

Nacional

Abílio Quive foi hoje apresentado como novo vereador municipal de Kanyaka, na cidade de Maputo

Partilhe

Eneas Comiche diz que os poderes instituídos devem ser respeitados, para que permitam um desenvolvimento harmonioso das instituições e das comunidades. O presidente do Município de Maputo falava na apresentação do novo vereador do distrito municipal de Kanyaka, Abílio Quive, tendo apelado para um novo ambiente de trabalho, tolerância e espírito de colaboração, entre a vereação municipal e os munícipes. Abílio Quive é o novo vereador municipal de Kanyaka. Tem como um dos desafios apaziguar o ambiente turvo que se instalou, com a anterior vereação. No acto de apresentação, o presidente do município de Maputo, Eneas Comiche começou por condenar a atitude tomada pela população, no passado dia quatro de Julho, com a agitação popular que terminou com a cessação compulsiva de funções do antigo vereador, em Kanyaka. O Edil apelou por cortesia e trabalho, pelo bem das comunidades. O régulo Nyaka afirmou que a população de kanyaka está aberta  para receber o novo vereador. Os membros do conselho consultivo distrital de Kanyaka secundaram a opinião do régulo e pediram humildade ao novo vereador, Abílio Quive. “O que nós queremos é por e simplesmente respeito, colaboração, contarmos com um dirigente que tome a peito as nossas preocupações, um dirigente que sirva o povo.” Nyaka atravessa um momento de tristeza, não há emprego o hotel está fechado e é tudo isto que nos preocupa. “Nós queremos um dirigente que saiba ouvir, que saiba interagir com os munícipes um dirigente guiado pela directiva presidencial que preconiza o povo o principal  beneficiário da governação.” Antes de ser indicado vereador do distrito municipal kanyaka, Abilio Quive ocupava a mesma função no distrito municipal KaMavota.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-14 at 20.54.jpeg
Educação

Retoma das aulas na UEM: Cerca de 5 mil estudantes serão abrangidos, de forma gradual, em todo o país

Partilhe

Cerca de 5 mil estudantes serão abrangidos pela primeira fase da retoma gradual de aulas presenciais, em todas delegações da Universidade Eduardo Mondlane, no país. O regresso faseado de aulas vai compreender três fases, a primeira em Agosto corrente, a segunda com previsão para Outubro e a terceira em Janeiro de 2021. Em tempos de pandemia, a mais antiga instituição de ensino superior no país afirma ter as condições de higiene e pedagógicas criadas, para a retoma das aulas presencias, face ao Sars-cov-2. Serão abrangidos os estudantes do ultimo ano de graduação, dos quais cerca de 3mil do regime laboral e pouco mais de mil do regime pós-laboral. Lavatórios, desinfectantes das mãos e salas adaptadas ao novo normal, através do distanciamento social entre os estudantes e docente são algumas das medidas implementadas pela Universidade Eduardo Mondlane. A retoma faseada das aulas vai compreender três fases, a primeira em Agosto corrente, a segunda com previsão para Outubro e a terceira em Janeiro de 2021.


Partilhe
Discurso do PR3.jpeg
Nacional

Presidente da República testemunhou assinatura de contratos de empreitadas da EDM

Partilhe

Presidente da República Filipe Nyusi garantiu em Cabo-Delgado, que o projecto de electrificar todos os postos administrativos, será concretizado até ao fim do seu mandato. Na cidade de Pemba, o chefe de estado dirigiu as cerimónias de assinatura, de contratos para electrificação, de 15 postos administrativos. A semelhança de outras iniciativas do presidente Filipe Nyusi, energia para todos os postos administrativos é um projecto assumido para a sua concretização. Na cidade de Pemba, o chefe de estado dirigiu as cerimónias de assinatura de empreitadas para electrificação de quinze postos administrativos, nas províncias de Cabo-Delgado, Tete, Sofala, Gaza, Zambézia e Nampula. Nyusi sublinha que até ao fim do seu mandato todos os postos administrativos serão electrificados, o que significa o dobro do acesso de energia actualmente. A ideia é garantir energia em quantidade e qualidade, dentro dos projectos em manga no segundo ciclo de governação de Filipe Nyusi. A empresa Tes-Top que vai construir a linha de 33kV no Segundo lote, garante estarem criadas todas as condições para o arranque dos trabalhos. Com as assinaturas de Pemba em Cabo-Delgado, Filipe Nyusi presidente da República determinante, na concretização da iniciativa energia para todos os postos administrativos.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-14 at 20.51.jpeg
Notícias

Cumulativo nacional sobre para 2708 infecções do novo coronavírus

Partilhe

Mais 70 casos positivos da COVID-19 foram registados em Moçambique, nas últimas 24 horas, elevando o cumulativo para 2708 infecções. Ministério da Saúde reforça o apelo para o isolamento social, como medida efectiva para quebrar as cadeias de transmissão do novo coronavírus, em pessoas testadas positivo. De acordo com o Ministério da Saúde, até 14 de Agosto, em Moçambique foram testados cumulativamente 75.430 casos suspeitos, dos quais 1.951 nas últimas 24 horas. Dos novos casos suspeitos testados, 1.881 foram negativos e 70 foram positivos para COVID-19. Todos os novos casos positivos hoje reportados são de indivíduos de nacionalidade moçambicana. Assim, Moçambique tem cumulativamente 2.708 casos positivos registados. Para os novos casos, a cidade de Maputo, já em transmissão comunitária, contribuiu com trinta e quatro e Maputo Província com dezoito. O Ministério da Saúde informa ainda que nas ultimas 24 horas houve registo de mais sessenta casos totalmente recuperados da COVID-19, trinta e oito dos quais, na Cidade de Maputo. Do cumulativo de 2.708 casos positivos diagnosticados em todo o País, 1.075 cerca de 39.7% indivíduos estão totalmente recuperados da COVID-19. Moçambique conta actualmente com dezanove óbitos devido à COVID-19 e dois óbitos por outras causas. Actualmente o País tem 1.612 casos activos da COVID-19, distribuídos da seguinte forma: Província de Niassa – 12; Cabo Delgado – 239; Nampula – 226; Zambézia – 6; Tete – 16; Manica – 24; Sofala – 37; Inhambane – 0; Gaza – 120; Província de Maputo – 357 e Cidade Maputo – 575. As autoridades sanitárias reforçam o apelo segundo o qual, o isolamento é uma medida efectiva para quebrar as cadeias de transmissão da COVID-19 em pessoas testadas positivo e apela a todos a serem verdadeiros Promotores de Saúde para a Prevenção da COVID – 19.  


Partilhe
Screen Shot 2020-08-13 at 19.47.jpeg
Nacional

1.602 são ainda portadoras do Novo Coronavírus, em todo o país, das quais 14 em internamento

Partilhe

Mais 79 pessoas foram confirmadas positivas para a covid 19, nas últimas 24 horas, no país. A capital moçambicana com transmissões comunitárias, desde a última segunda-feira, lidera a contagem com 43 infectados. Dos 1018 indivíduos testados nas últimas 24 horas, 79 foram confirmadas positivas para o coronavirus, sendo 73 moçambicanos e cinco estrangeiros. As redes de contaminação nacionais continuam activas tendo contribuído com 78 infecções  e do estrangeiro foi implorado apenas um caso. Todas as idades estão reflectidas novos infectados onde se destacam 38 mulheres. O cumulativo nacional passou para dois mil seiscentos trinta e oito infectados dos quais 19 morreram de covid, outros dois perderam a vida vítimas de outras doenças. Mais 64 pacientes foram declarados recuperados, mil seiscentas e duas pessoas continuam com o coronavírus no organismos das quais 14 internadas. Desde o inicio do controlo epidemiológico em Fevereiro, o mês de Agosto revela-se o pior de todos os tempos com aumento de cadeias de transmissão, infecções, hospitalizações e mortes.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-13 at 19.51.jpeg
Nacional

Repatriados, ontem, 482 moçambicanos que viviam na África do Sul

Partilhe

482 moçambicanos residentes na vizinha África do Sul, foram ontem repatriados através da fronteira de Ressano Garcia, província de Maputo. Segundo o serviço Nacional de Migração, o regresso dos cidadãos nacionais ao país, foi feito com a observância de todo protocolo sanitário de rastreio e testagem da COVID -19. Ainda esta semana o serviço de migração recusou a entrada ao país de 79 cidadãos estrangeiros. Segundo a Porta-voz do SENAMI, Clédita Mahajane, a recusa de entrada de cidadãos estrangeiros, deveu-se ao facto de não portarem o visto de entrada e não havia clareza dos motivos da viagem ao território nacional. Segundo o Serviço Nacional de Migração, todos os cidadãos nacionais e estrangeiros que, caso pretendam viajar para fora do país, por questões de carácter urgente ou regressar, o pedido de entrada ou saída da República de Moçambique, deve ser dirigido ao Ministro do Interior, para efeitos de autorização. Recorde-se que o Governo de Moçambique decretou a suspensão da emissão de diversos documentos de identificação civil e o prolongamento de prazos para os que se encontrem caducados, no âmbito da prevenção da pandemia de Covid-19.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-13 at 19.50.jpeg
Nacional

Governo exige seriedade por parte dos empreiteiros que vão executar obras em 687 escolas

Partilhe

Já está concluído o processo de selecção de empreiteiros e fiscais para a construção e reabilitação de 687 obras, do sector da educação, no âmbito da criação das condições de higiene, para o retorno das aulas. O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos pede seriedade e qualidade na execução das obras e avisa que, a qualquer momento, as empresas podem ser excluídas do processo, caso se verifique algum tipo de incumprimento. Três meses é o tempo que os 21 empreiteiros e 10 fiscais de obras têm, para concluir a reabilitação de balneários escolares e a instalação de sistemas de abastecimento de água, nas infra-estruturas escolares. Qualidade que, ao mesmo tempo, segundo João Machatine, serve de teste aos empreiteiros nacionais, afinal noventa por cento das obras foi confiada a empresas nacionais. Esta é vista como uma oportunidade de gerar fluxo de liquidez ao sector privado, há quatro meses martirizada pelo impacto devastador da COVID-19. E para que o dinheiro chegue a mais empresas, os vencedores do concurso podem subcontratar até setenta por cento do trabalho. Concorreram a empreitada setenta e cinco propostas de quarenta e cinco empresas, e 21 é que foram seleccionadas. Durante a decretação do segundo período de estado de emergência, o presidente da República colocou as aulas do ensino pré-primário e primário como as de risco elevado de contaminação da COVID-19, tendo alertado que as aulas, a estes níveis, só retomariam caso as condições de higiene estivessem criadas. O sector da edução está agora dependente da conclusão dessas obras, para poder pensar numa possível retoma ao processo de ensino e aprendizagem presenciais.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-13 at 19.49.jpeg
Nacional

FDS eliminaram vários grupos dos terroristas, em Mocímboa da Praia

Partilhe

Grupo de terroristas que lançou sucessivos ataques à Sede do Distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, desde a semana passada, já não controla nenhum lugar daquela Vila. De acordo com Jaime Neto, Ministro da Defesa Nacional, as Forças de Defesa e Segurança eliminaram vários grupos de combate de terroristas, mas estes saquearam e destruíram infra-estruturas. Jaime Neto (Ministro da Defesa Nacional): “Apesar dos esforços operacionais das Forças de Defesa e Segurança …moral combativa e resiliência”. “Neste momento, os terroristas não controlam lugar nenhuma”. Amade Miquidade (Ministro do Interior): Não há e nem estamos próximos de declarar Estado de Sítio. Estão neste momento a desenrolar combates em vários pontos de Mocímboa da Praia, assim como também em outras zonas circunvizinhas”.


Partilhe
Screen Shot 2020-08-13 at 19.48.jpeg
Nacional

Empresas privadas registam perda de facturação de USD 453 milhões, no 1º semestre de 2020

Partilhe

Cerca de sessenta e três mil contratos de trabalho, poderão ser suspensos devido a redução da actividade produtiva, no país, situação provocada pelas medidas restritivas impostas pelo governo para conter a propagação da Covid-19. Com o agravamento da crise provocada pela Covid-19, assiste-se um abrandamento de produção e arrecadação de receitas no sector empresarial do país. Facto que influenciou no primeiro semestre deste ano a suspensão de trinta mil contractos de trabalho. De acordo com dos dados apurados, até o final do primeiro semestre do ano em curso, cerca de 30 mil contractos de trabalho haviam sido suspensos e, considerando este ritmo de evolução, estima-se que até o final do ano este numero aumente para 63 mil, o correspondente a aproximadamente 11% da massa laboral empregue no sector privado. A situação e descrita como grave no sector da industria hoteleira, devido a redução do volume de receitas, o que afectou de forma significativa o fluxo de caixa das empresas e a capacidade de suportar os custos de produção, dos quais o pagamento de salários. O contínuo crescimento do numero de empregos suspensos, ira se dever, essencialmente, as perspectivas sectoriais que irão caracterizar o segundo semestre do ano. Em termos sectoriais, a hotelaria e turismo regista o maior numero de postos de empregos suspensos, cerca de 40% do total, e espera-se que neste sector, o numero de empregos suspensos continue e aumentar. A CTA esclarece que apesar de boas perspectivas para os próximos seis meses no sub-sector  da restauração, tendo em conta o alivio gradual de restrições, o mesmo não se pode esperar para a área de alojamento e agências de viagens. A experiência da Europa, que já tem um plano de alívio de restrições em curso, a abertura de fronteiras é das ultimas etapas do desconfinamento. Isso tem implicações nas agências de viagens e nos estabelecimentos de acomodação uma vez que, em Moçambique maioritariamente, a principal procura é externa. Pelo que, projecta-se que, devido a estes factores, o número de empregos suspensos no subsector de acomodação, portanto, hotelaria, continue a aumentar ao longo do segundo semestre do ano. Para a mitigação dos efeitos da pandemia da Covid-19 neste sector, o governo adoptou um conjugo de medidas que inclue incentivos específicos, tais como a reabertura das áreas de atracção turística e a redução da percentagem do IVA para 8.5% no sector de alojamento.


Partilhe
_DSC66355.jpeg
Nacional

Presidente Nyusi no Niassa: Moçambique prepara-se para banir o uso de sacos plásticos

Partilhe

O Presidente da República anunciou, hoje, em Cuamba, na província do Niassa que Moçambique vai rever grande parte da legislação sobre a gestão e conservação dos recursos naturais. Filipe Nyusi disse ainda que o país prepara-se para banir o uso de sacos plásticos. Entre 2008 a 2014 Moçambique perdeu 48% da população de elefantes devido a caça furtiva. E dai em diante a matança de elefantes só parou, praticamente, no ano passado onde a Reserva do Niassa não registou nenhum abate. Áreas de Conservação do Niassa, da Gorongoza e de Maputo foram as mais afectadas.  É apenas um dos vários exemplos que o Presidente da República usou para mostrar a imperiosa e urgente necessidade de revisão de grande parte da legislação ligada a proteção e conservação dos recursos naturais. 25% do território nacional são áreas de conservação com diferentes classificações. E Moçambique quer apostar no desenvolvimento sustentável com equilíbrio entre a exploração dos seus recursos e a conservação. Na forja também está uma nova legislação para banir o uso do plástico em Moçambique, anuncia o Presidente da República. Filipe Nyusi diz que escolheu o tema da conservação e mudanças climáticas para se comunicar a nação a partir da província do Niassa, porque há um motivo especial. O Presidente da República falava a partir da cidade de Cuamba no final de uma visita de trabalho de 24 horas a província do Niassa.


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado