Author name: Leopoldino Bambo

MIGRACAO-1.gif
Nacional

Todos devem preparar-se para televisão digital

Partilhe

A população moçambicana deve preparar-se para a migração digital da televisão em curso no país, de modo a evitar uma situação de apagão do sinal analógico, quando o Governo decretar o “switch off” do sistema na transmissão e recepção do mesmo. A informação foi prestada, hoje, por Victor Mbebe, presidente da TMT, Transporte, Multiplexação e Transmissão, falando à nossa Reportagem sobre o processo de migração cujo sinal está disponível no país desde Dezembro de 2018. “Todos devem estar preparados para receber o sinal de televisão digital, que tem maior qualidade de imagem e som, adquirindo os descodificadores da TMT disponíveis para o efeito, porque a qualquer momento, no próximo ano, o Governo pode mandar fechar o sinal analógico”, disse. Segundo a fonte o processo de migração digital já está num estado bastante avançado, faltando apenas concluir a instalação de três emissores de transmissão deste digital, nomeadamente, cidade de Maputo, Songo na província de Tete e no distrito de Chinde, na Zambézia. Mbebe explicou que neste momento decorre a instalação dos três últimos emissores de um total de 60 planificados para garantir a cobertura nacional. Os três últimos emissores poderão entrar em funcionamento logo que estiverem concluídos, provavelmente em Janeiro e desta forma, completar os 60 emissores necessários para a cobertura nacional digital. “No país, já existem 400 mil descodificadores de sinal digital da TMT, e até ao momento, 30 mil já foram adquiridos nas 57 regiões, onde o sinal digital já pode ser captado por este equipamento, contou Mbebe. Os descodificadores da TMT permitem ao cidadão aceder a todos canais nacionais de forma gratuita e apenas pagar para ter acesso aos canais estrangeiros.


Partilhe
img092609-135-20191119-122719.jpg
Nacional

Mais de 400 mil alunos em exames a partir de hoje

Partilhe

Quatrocentos e dezasseis mil alunos são submetidos a exames da 10ª e 12ª classes a partir de hoje quarta-feira, em todo o país. “Vamos examinar 416 mil alunos, sendo que 156 mil da 10ª e 160 na 12ª classe. São alunos que estão distribuídos pelos 1200 centros de realização de exames em todo o país”, revelou Feliciano Mahalambe, director-geral do Instituto Nacional de Exames, Certificação e Equivalências.Mahalambe disse à Rádio Moçambique que tudo está acautelado para que os exames decorram sem sobressaltos.“Tudo está sob controlo, trabalhamos em coordenação com o Ministério do Interior, que nos disponibiliza equipas de polícias para acompanhar o processo. Temos inspectores no terreno, temos colegas técnicos que estão a fazer assistência a este processo, ainda de distribuição, que só vai terminar na terça-feira”, afirmou.Segundo Mahalambe, o exame deste ano foi elaborado na base daquelas matrizes que já foran entregues às escolas, tanto para a 10ª classe, assim como para a 12ª”, disse.Entretanto, o director-geral alerta aos alunos e encarregados de educação para não se deixarem enganar por indivíduos de má fé que estão a fazer circular nas redes sociais exemplares falsos de exames finais da 10ª e 12ª classes, em troca de valores monetários.


Partilhe
CTAA.jpg
Nacional

Para responder a megaprojectos: Urge as PME’s ajustarem-se às exigências internacionais

Partilhe

A Confederarão das Associações Económicas de Moçambique, CTA, convida as pequenas e médias empresas a aproveitar o seu programa nacional de certificação PRONACER para se ajustarem às exigências internacionais como forma de se habilitarem aos pacotes do conteúdo local dos megas projectos.A CTA fez o apelo esta semana num evento de divulgação de oportunidades de negócio na cadeia produtiva das multinacionais.


Partilhe
nyusi_inauguracao_agua.jpg
Nacional

PR entrega mais água para Chiúre

Partilhe

O Presidente da República, Filipe Nyusi, congratulou o povo moçambicano, em geral, e de Chiúre, em particular, por ter respondido aos apelos do Governo para o seu envolvimento na produção de alimentos. O Chefe do Estado falava na manhã de hoje, momentos depois da abertura de um sistema de abastecimento de água, uma infra-estrutura moderna que pode competir com algumas cidades do país. Segundo explicou, “foi por sabermos que pelo menos tínhamos algo para comer que o Governo decidiu poupar o pouco que era para comprar comida para reabilitar e ampliar os sistemas de abastecimento de água, um pouco por todo o país, incluindo Chiúre”. O sistema de abastecimento de água à vila de Chiúre foi reabilitado e ampliado no âmbito da iniciativa presidencial Água Para Vida (PRAVIDA) e suas as obras custaram aos contribuintes mais de 123 milhões de meticais. As obras consistiram na abertura de cinco novos furos de captação e reabilitação de outros três, construção de um reservatório semi-enterrado, de 1000 metros cúbicos, na estação de captação, e de uma conduta de 5 quilómetros de extensão até à vila-sede. A infra-estrutura está equipada com mais um tanque elevado de 200 metros cúbicos, 16 quilómetros de rede de distribuição e 450 novas ligações, 7 fontanários com torneiras duplas, entre outros apetrechos. Segundo deu a conhecer o PR, o sistema vai abastecer, numa primeira fase de ensaio, 18 mil pessoas, das 37 mil da sua real capacidade, podendo ser reajustado à medida do aumento demográfico. Para além de Chiúre e Mueda, cujas infra-estruturas foram já inauguradas, estão a ser reabilitados ou construídos, no âmbito do PRAVIDA, os sistemas de Quirinde (Palma), Menguelewa (Muidumbe), Chai (Macomia), Balama, Namanhumbire, Nairoto e cidade de Montepuez (Montepuez), entre outros. Na ocasião, Nyusi disse à população da vila de Chiúre que o sistema de abastecimento de água ora reabilitado e ampliado, com fundos do Orçamento Geral do Estado (OGE), nos cinco anos de governação, foram marcados por diversas adversidades, naturais, económicas e financeiras, que chegaram a ameaçar o cumprimento dos programas de governação. “Iniciamos o ciclo de governação com registo de calamidades naturais, como secas e chuvas, não tínhamos o apoio externo dos nossos parceiros, a conjuntura económica mundial não era das melhores. Portanto, estas adversidades todas chegaram a ameaçar o cumprimento de maior parte daquilo que havíamos prometido”-explicou Nyusi.


Partilhe
naom_5bfd7e58e9273.jpg
Futebol

Mourinho foi aconselhado a não contratar Lukaku: “É um bebé grande”

Partilhe

Steve Walsh recorda que avisou o português que teria que ter “cuidado” com o avançado.A’era José Mourinho’ no Manchester United já terminou há quase um ano, mas a passagem do Special One por Old Trafford, com especial enfoque no relacionamento que manteve com alguns jogadores, continua a dar que falar. Esta segunda-feira, em entrevista concedida ao portal The Athletic, Steve Walsh, diretor do futebol do Everton, revelou um conselho que deixou ao português, com quem trabalhou no Chelsea, em 2017. “Quando o José contratou Romelu Lukaku ao Everton, lembro-me de lhe dizer ‘Tens de ter cuidado com o Lukaku. Ele é um bebé grande, sabes disso’. Ele disse que conseguia lidar com ele”, recordou. O dirigente da equipa de Marco Silva considera que José Mourinho “não percebeu realmente o lado mental de Lukaku”, algo que, refere, também terá acontecido com Paul Pogba. “Não são o meu tipo de jogadores. Pensam mais neles próprios do que na equipa. Eu não teria tocado neles. Lá por serem bons jogadores não significa que irás conseguir formar uma boa equipa com eles”, concluiu.


Partilhe
27497786.jpg
Mundo

Capital da Bolívia vive grave escassez de alimentos e combustíveis

Partilhe

Os bloqueios nas estradas de acesso a La Paz, capital da Bolívia, e aos arredores, usados nos protestos que se somam à tensa crise política, impõem aos bolivianos a falta de produtos básicos cujos preços dispararam nos últimos dias.Uma semana após a renúncia do Presidente Evo Morales, e no meio da convulsão social no país, os bolivianos enfrentam agora a falta de carne, ovos, laticínios e pão. Também faltam gás de cozinha e combustíveis para os transportes. As pessoas peregrinam de supermercado em supermercado em busca de alimentos básicos e pelas ruas de La Paz, a quantidade de carros em circulação é cada vez menor. A dona de casa Susana Zelayes, de 58 anos, tenta encontrar frango, ovos e verduras para os quatro filhos numa espécie de caça ao tesouro. Já tentou em quatro supermercados diferentes, mas não teve sorte. “Estamos a sofrer por falta de comida. Não há carne, frango, ovos. Só há filas em busca de comida. Faltam os produtos mais básicos. E os que mais sofrem são as crianças que ficam com fome. Não aguentam sem comida. Até quando vamos estar assim?”, desabafa em declarações à Lusa no bairro de San Pedro, em La Paz. Depois das eleições de 20 de outubro, denunciadas por fraude do então governo de Evo Morales, a classe média dos principais centros urbanos do país começou uma greve que durou três semanas. Há duas semanas, o então presidente Evo Morales quis asfixiar o movimento opositor que pedia a sua renúncia, bloqueando as estradas a esse centros urbanos. Evo Morales renunciou há uma semana, denunciando um suposto golpe de Estado, mas os fieis militantes permaneceram com os bloqueios até agora como forma de sufocar a população e de provocar a desestabilização do novo governo de transição da presidente Jeanine Áñez. A principal área dos bloqueios é a cidade de El Alto, a segunda mais povoada do país, reduto de Evo Morales. Os camiões com alimentos e combustíveis precisam de passar por El Alto para chegarem a La Paz. Outra via alternativa para a chegada de alimentos seria a áerea, mas também o aeroporto principal fica em El Alto. “O preços já duplicaram. O pãozinho que custava 50 cêntimos, agora custa um boliviano. Eu quero que esta situação se solucione, por favor”, pede Susana. No mercado popular Rodríguez, onde as lojas foram abrigadas a permanecer fechadas durante a semana por ameaças dos seguidores de Evo Morales, o panorama é desolador. A falta de alimentos combina-se com um disparar dos preços, como constatou a Lusa no local. “Os alimentos básicos aumentaram o dobro e, algumas coisas, o triplo”, descreve à Lusa a comerciante Cláudia Mamani, de 24 anos. “Faltam carnes, peixes e ovos. Há azeites, mas não o suficiente. O abastecimento não chega”, lamenta. Pelas ruas de La Paz, veem-se cada vez menos carros a circular. Os poucos taxistas duplicaram as tarifas. Postos de gasolina permanecem fechados sem combustíveis. Desde quinta-feira, os apoiantes de Evo Morales bloqueiam a refinaria de Senkata, a 50 Km de La Paz, de onde saiam 100 camiões diários com gasolina e diesel, além de 400 camiões diários de gás. Nos restaurantes, os pratos com carne estão em falta. Alguns comerciantes substituem por atum enlatado ou salsichas. Muitos decidem não abrir o estabelecimento. A situação é a mesma independentemente da zona da cidade ou do segmento social. “O frango que custava 11 bolivianos o quilograma, agora custa 65 nos bairros mais afastados. Por mais que tenhas dinheiro, não encontras gás. Por mais que tenhas dinheiro, não encontras pão”, denuncia Nela Tamayo, de 56 anos, que percorre supermercados com a filha de 18 anos. “Não há carne nem ovos nem gás nem pão”, avisa Nela, depois de andar da zona oeste da cidade onde vive até ao centro. “Estamos a comprar o que sobrou e isso preocupa-nos”, comenta enquanto vê frigoríficos vazios de laticínios. As autoridades tentam evitar o colapso total que poderia acontecer em dois ou três dias. O ministro da Presidência, Jerjes Justiniano, anunciou que o governo vai trazer alimentos através de aeroportos militares. O comandante geral da Polícia, Rodolfo Montero, informou que tenta estabelecer o diálogo com os militantes que bloqueiam a refinaria de Senkata.


Partilhe
naom_5cd91c6d84bb9.jpg
Tecnologia

Facebook quer lançar novo feed e ‘inspirar-se’ no Instagram

Partilhe

A rede social está a estudar a hipótese de lançar uma área para uma navegação mais relaxada, sem descrições e com forte componente visual.Osucesso das Stories no Instagram levou a que o Facebook decidi-se implementar estas publicações efémeras na sua rede social. Pois bem, parece que o Facebook parece disposto a continuar a inspirar-se no Instagram e nos últimos tempos tem prestado especial atenção ao separador Explore. Diz o TechCrunch que o Facebook se encontra a testar uma nova área com o seu respetivo feed, de nome Popular Photos. A ideia é proporcionar uma experiência de navegação mais relaxada, com menos descrições e com uma componente visual mais forte. O objetivo é dar aos utilizadores uma forma de ‘escaparem’ dos conteúdos do feed de Notícias, afastando-os dos temas da atualidade para uma área mais tranquila. Apesar de ter recusado partilhar detalhes sobre este Popular Photos, um porta-voz do Facebook confirmou que teve lugar um pequeno teste e adiantou que estão planeados ainda mais no futuro. De momento parece que teremos de esperar por novidades no que diz respeito à reação dos utilizadores do Facebook.


Partilhe
mambas_camisete.jpg
Futebol

Qualificação CAN Camarões 2021 : Agentes desportivos optimistas na vitória de Moçambique frente a Cabo Verde

Partilhe

Moçambique deve manter o mesmo espírito e máxima concentração, demonstrados no jogo frente ao Ruanda, para poder vencer, amanhã, a favorita equipa de Cabo-Verde. Recomendações do antigo jogador dos Mambas, Tomás Inguane, e agentes desportivos, que antevêem um confronto difícil entre Moçambique e os Tubarões Azuis, na segunda jornada do Grupo F de qualificação ao CAN Camarões – 2021.


Partilhe
pesca ilegar_pquiribas.jpg
Nacional

Crime ambiental em Cabo Delgado: Apreendida embarcação de pesca na zona de proteção no Parque Nacional das Quirimbas

Partilhe

Ainda ontem foi apreendida uma embarcação de pesca semi-industrial, de proprietários chineses, a pescar na zona de proteção total no Parque Nacional das Quirimbas, em Cabo Delgado.Este armador dedica-se a captura e exportação de lagosta, camarão e outras espécies ainda vivas. Um crime ambiental punível com prisão de doze a dezasseis anos de cadeia e o pagamento de multas que podem chegar a um milhão e meio de meticais.


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado