Author name: Leopoldino Bambo

zghsghssgsdg.jpg
Nacional

SOMAR é o novo parceiro do Conselho Municipal da cidade de Maputo na luta contra a covid-19

Partilhe

Associação SOMAR doa mil mascaras ao Conselho Municipal da Cidade de Maputo no contexto do combate a covid-19.A iniciativa resulta do memorando de entendimento rubricado entre o Município de Maputo e a Associação SOMAR, na cidade de Maputo.Um memorando de entendimento rubricado entre o Município da Cidade de Maputo e a Associação SOMAR no contexto do combate a covid-19. A parceria vem reforçar a campanha Stop covid-19, tutelada pelo município da capital do país. Associação SOMAR promete reforçar a capacidade de resposta das unidades sanitárias através de doação de equipamentos de protecção aos postos de saúde e hospitais públicos na cidade das acácias. Moçambique conta com mais de 200 casos confirmados do novo corona vírus e dois óbitos. [iframe width=”720″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/8WbHK9Gtxo0″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen ]


Partilhe
thumbs.web.sapo.jpg
Nacional

Para fazer face ao terrorismo: Governo vai dotar as FDS de meios adequados que reforcem a capacidade combativa

Partilhe

Governo reitera que vai dotar as Forças de Defesa e Segurança de meios adequados que reforce a capacidade combativa a altura da acção dos terroristas.O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que falava ao parlamento, fez saber que a abordagem do governo está a permitir o restabelecimento normal de funcionamento das instituições públicas e privadas, nas regiões onde os insurgentes têm estado a atacar.


Partilhe
ISAURA NYUSI 1.jpg
Nacional

Isaura Nyusi lança movimento “Juntos Venceremos a Covid-19”

Partilhe

A pandemia da Covid-19 vai conduzir Moçambique e o mundo a uma crise de sobrevivência humana, com mais famílias a viver abaixo da linha da pobreza, numa situação em que um número considerável de crianças já vive sob risco de várias doenças, nomeadamente as diferentes formas de desnutrição. O alerta é da Primeira-Dama, que ontem lançou, em Maputo, um movimento designado “Juntos Venceremos a Covid-19”. Isaura Nyusi referiu-se, de modo particular, a casos de desnutrição aguda causada pela falta de uma dieta adequada e rica em nutrientes para as crianças e por falta de aleitamento materno. “Também é para nós um grande desafio assegurar que todas as crianças tenham vacinação de rotina, de acordo com o programa alargado de vacinação, de modo a evitarmos a eclosão de novas epidemias. Para termos sucesso no combate a estas adversidades precisamos de unir esforços”, disse a esposa do Chefe do Estado. Assente em cinco pilares, o movimento “Juntos Venceremos a Covid-19” tem em vista aumentar a consciência do público sobre a necessidade do cumprimento rigoroso das medidas de prevenção e combate da doença. Os cinco pilares da iniciativa são o reforço da disseminação massiva e inclusiva das medidas preventivas por meio de todas as plataformas de comunicação social, com enfoque para as zonas mais longínquas; angariar produtos alimentares para garantir a cesta básica para as comunidades desfavorecidas; angariar material hospitalar e equipamento de protecção para os profissionais da linha da frente de resposta à Covid-19 e comunidades em risco; intensificar a vigilância estruturada para garantir a mitigação de casos de violência baseada no género e casamentos precoces e, por fim, proteger a saúde e o bem-estar geral da criança, mulher, idoso e pessoa com deficiência. “Em meu nome próprio, e do Gabinete da Esposa do Presidente da República, quero convidar o empresariado nacional e internacional, as organizações governamentais e não-governamentais e pessoas de boa fé a se juntarem a este movimento, doando bens de diversa ordem a favor das camadas necessitadas vivendo em situação de vulnerabilidade, bem como às instituições que se encontram na linha da frente no combate a esta pandemia”, apelou.


Partilhe
Familias carenciadas Beira.jpg
Nacional

Famílias vulneráveis recebem subsídio mensal

Partilhe

ARRANCOU ontem o processo de inscrição das 63.687 famílias vulneráveis residentes na cidade da Beira para beneficiar, por um período de seis meses, de um subsídio mensal de 1.500 meticais, no âmbito de prevenção e controlo da pandemia do novo coronavírus. O facto foi tornado público, esta terça-feira (26), pela directora dos Assuntos Sociais em Sofala, Priscilla Filimone, durante a sessão semanal ordinária do Comité Operativo de Emergência em Saúde Pública, acrescentando que o processo de levantamento devera durar 30 dias. Segundo a fonte, a ajuda, que será canalizada através do Instituto Nacional de Acção Social (INAS), tutelado pelo Ministério do Género, Criança e Acção Social, visa mitigar os efeitos nefastos do novo coronavírus no seio desta camada social, entre idosos desamparados, doentes crónicos, crianças chefes de famílias e mulheres grávidas sem renda, residentes nos 26 bairros da cidade da Beira. Com vista a permitir maior flexibilidade no registo dos beneficiários, o delegado do INAS naquela urbe, Abdul Rakak, solicitou ajuda a estudantes e professores, uma vez que as actividades lectivas se encontram interrompidas no país devido à pandemia do coronavírus. (Horácio João)


Partilhe
Pela-primeira-vez-desde-independencia-Mutarara-Velha-beneficia-de-agua-potavel_articleimage.png
Nacional

Água potável cobre cerca de 46% da população de Zumbu

Partilhe

O abastecimento de água potável ao distrito de Zumbu, região nordeste da província de Tete, abrange quase 45,9 por cento da população, rede constituída de 133 fontes de abastecimento de água captada em 130 furos e 3 pequenos sistemas de abastecimento de água. Em contacto com o nosso Jornal recentemente, o administrador distrital de Zumbu, Djone Manhoso, afirmou que até finais do ano passado as fontes de fornecimento de água registaram um crescimento na ordem de 4,4% em relação ao ano 2018, com a entrada em funcionamento de 10 novas unidades um pouco pelo distrito. Ainda no âmbito de provisão de água para a agricultura e abeberamento de gado, o distrito de Zumbu conta com 4 represas das quais 2 tipo tradicionais, onde para de agricultura estão a promover a piscicultura, contando presentemente com cerca de 10 mil peixes de tipo alvino. ‘’Este ano vamos concluir a obra de construção da represa na localidade de Minga, Posto Administrativo de Muze, que vai na próxima estação chuvosa reter uma quantidade razoável de água que será usada para vários fins como agricultura, abeberamento de gado, entre outros’’- apontou Manhoso. No tocante à agricultura, Djone Manhosoafirmou que os produtores que trabalham nesta campanha agrícola numa área aproximada de 73.935,5 hectares, no cultivo de diversas culturas com destaque alimentares como cereais de grupo milho e mapira, feijões, amendoim entre outras, esperam resultados animadores. Durante a primeira época da presente campanha agrícola, o distrito de Zumbu conseguiu colher cerca de 391.132 toneladas de culturas diversas, contra 377.639,2 produzidas na campanha agrícola finda 2018/19. De salientar que o distrito de Zumbuforam escolhidos como produtos de bandeira, o milho, feijão manteiga e o peixe tilápia (pende), onde a região que atravessada pelos rios Zambeze e Âruangua é potencial.


Partilhe
thuccmbs.web.sapo.jpg
Nacional

Deputados debatem respostas do Governo

Partilhe

O Governo encontra-se, desde a manhã de hoje, na Assembleia da República a responder a 15 perguntas apresentadas pelos deputados das bancadas da Frelimo, Renamo e do MDM. O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que dirige a equipa do Governo, disse, em sede do Parlamento, que o Executivo mantém o compromisso e determinação de continuar a garantir a integridade territorial, manutenção da ordem e tranquilidade pública. O Governo continuará a envidar esforços na prevenção e combate actos criminais, tais como assassinatos, raptos, roubos, entre outros. “Para o alcance deste objectivo reafirmamos o compromisso de reforçar cada vez mais a capacidade operativa das Forças de Defesa e Segurança, para continuar a combater energicamente, as acções terroristas e outras criminosas”, referiu. Por sua vez, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, disse que o seu sector continua a implementar acções de prevenção da Covid-19, através da testagem, rastreio e instalação de laboratório. “Amanhã vamos receber kits de testagem para o uso em máquinas da Gen-Experts, e a partir do próximo mês todas as províncias começaram a realizar a colecta de amostras e testagem local da Covid-19”, explicou, lamentou a destruição de unidades sanitárias devido aos fenómenos naturais e acção humana, os grupos armados já destruíram 19 hospitais em Cabo Delgado e dois na região centro do país”. Carmelita Namashulua, Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, explicou que o sector está a trabalhar no reajuste dos planos lectivos para o período pós-Covid-19, e também na aproximação entre as escolas privadas e pais e encarregados de educação, no sentido de encontrar soluções equilibradas para a situação de suspensão de aulas, por motivo do estado de emergência. Intervieram igualmente, os ministros Max Tonela, dos Recursos Minerais e Energia, do Interior, Amade Miquidade, Celso Coreia, de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e João Machatine, de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.


Partilhe
Foto-para-notícia-07-04-2019-1024x682.jpg
Saúde

COVID-19: MISAU equaciona uso de testes rápidos

Partilhe

A UTILIZAÇÃO de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 ainda não foi validada pelo Ministério da Saúde (MISAU) que, no entanto, não descarta a possibilidade de recorrer a estes meios para melhor compreender o comportamento da doença no país.O recurso a testes rápidos não tem colhido consenso a nível da comunidade científica, numa altura em que vários países afectados pela pandemia optam por esta via para suprir a escassez dos diagnósticos moleculares usados em laboratório. Não obstante a produção em massa de testes rápidos, o Instituto Nacional de Saúde (INS) adverte para os cuidados a tomar em relação à sua fiabilidade. “Os testes rápidos detectam a resposta do organismo à Covid-19, mas não detectam o vírus em si. Para efeitos de padronização é preciso confirmar se os testes rápidos foram validados a nível internacional. Depois desta etapa, haverá um momento em que o MISAU vai recomendar a utilização dos testes rápidos para compreender a epidemiologia”, explicou Sérgio Chicumbe, do INS. Enquanto isso, os últimos dados oficiais ilustram uma contínua progressão de novas infecções. Ontem foram anunciados mais seis resultados positivos obtidos da análise feita a 288 amostras no laboratório de referência do INS e em centros privados. Segundo a directora nacional de Saúde Pública, todos infectados são de nacionalidade moçambicana e cumprem isolamento domiciliar. Dois apresentam sintomas leves da doença e quatro não têm qualquer sintomatologia. As amostras testadas entre quarta-feira e ontem resultam da vigilância activa, diagnóstico de suspeitas, rastreio de rotina nas unidades sanitáriaseda testagem de contactos regressados do acampamento de Afungi, em Cabo Delgado. Com esta actualização, subiu para 162 o número de casos cumulativos de infectados no país, desde a eclosão da doença em Março último. Deste universo, 138 casos são de transmissão local e 24 importados. Sobre a localização dos casos positivos, Rosa Marlene deu a conhecer que dois pacientes estão na cidade de Maputo; três no distrito de Palma, em Cabo Delgado, e um no distrito de Changara, província de Tete. Em relação ao paciente internado num dos hospitais públicos da capital, o INS avançou que o mesmo está a merecer especial atenção, tendo em conta o seu historial de doenças crónicas. As equipas no terreno ainda estão a identificar os contactos expostos à paciente que abandonou o isolamento domiciliar no distrito de Zavala, província de Inhambane. Sérgio Chicumbe explicou que a testagem imediata dos contactos pode não revelar a presença do vírus devido ao período de encubação.


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado