Author name: Edson Sengo

Screen Shot 2020-10-27 at 18.32.jpeg
Saúde

Profissionais da saúde sem equipamento de protecção para Covid-19 em Inhambane

Partilhe

Os profissionais do Sector de saúde sem equipamento de protecção para assistência aos doentes da Covid-19, na Província de Inhambane. Trata-se de batas descartáveis, máscaras e hipoclorito de cálcio. Numa altura em que o país continua a registar novas infecções pela Covid-19, é imperioso reforçar as medidas de prevenção para o pessoal de saúde, considerado de risco. Falando no fim de mais uma sessão ordinária dos Serviços de Representação do Estado, a Porta-voz do encontro reconheceu que na província de Inhambane há ruptura de Stock de equipamento de protecção. “Equipamento de protecção individual como batas descartáveis, hipoclorito de cálcio e mascaras N95, para responder a eventuais surtos da Covid-19 na província”, disse Evelina Penina. Contudo, Evelina Penina disse que para responder a outras doenças a Província dispõe de medicamentos suficiente até Dezembro próximo. “ A província dispõe de anti-maláricos, anti-retrovirais que estão a ser distribuídos por um período de três meses para evitar que, os doentes se exponham, nas unidades sanitárias, pois são pessoas de risco para o contágio da Covid-19”, sublinhou Penina. Os dados foram partilhados, na décima primeira sessão ordinária dos Serviços de Representação do Estado, onde também foram debatidos temas como o ponto de situação de infra-estruturas na província e o fortalecimento das estatísticas territoriais.


Partilhe
Screen Shot 2020-10-27 at 19.04.jpeg
Nacional

Quebra do sigilo profissional na função pública preocupa o Governo de Sofala

Partilhe

Quebra de sigilo profissional e fuga de informação na Função Pública preocupa o governo em Sofala. Segundo o Director Provincial da Justiça e Trabalho, Mário Xavier, regista-se com frequência situações de fuga de informações confidenciais, facto que prejudica o normal funcionamento das instituições públicas em Sofala. A informação foi prestada no decurso do seminário de formação sobre gestão documental, ministrada pela Comissão de Avaliação dos Documentos do Instituto Nacional de Segurança Social. Os técnicos do INSS das províncias de Sofala, Manica, Tete e Zambézia, adquiriram novos conhecimentos para colmatar casos frequentes de fuga de informações institucionais, actos que consubstanciam em quebra do sigilo profissional. Na ocasião, o Director da Justiça e Trabalho em Sofala, Mario Xavier, disse que poderão ser penalizados os funcionários públicos que permitem a fuga de informação institucional. A formação de técnicos do INSS decorre na cidade da Beira e tem a duração de 5 dias.


Partilhe
Screen Shot 2020-10-27 at 19.07.jpeg
Nacional

Governo aprova a Proposta de Lei que prorroga o prazo de isenção do IVA para os óleos, sabões e açúcares

Partilhe

O Conselho de Ministros aprovou, hoje, em Maputo, na 39ª Sessão Ordinária, a Proposta de Lei que prorroga o prazo de isenção do IVA para os óleos, sabões e açúcares, a ser submetida à Assembleia da República. De acordo com um comunicado enviado à redacção da TVM, a prorrogação do prazo visa incentivar a produção nacional do açucar, óleo alimentar e dos sabões, através da não aplicação do Imposto do Valor Acrescentado na sua venda pelas respectivas fábricas, bem como expurgar o IVA ao longo de toda a cadeia de sua comercialização, com impacto significativo sobre o preço do consumidor. Reunido na sua 39.ª Sessão Ordinária, o Conselho de Ministros aprovou, igualmente, a Proposta de Lei da Comunicação Social e que revoga a Lei n. º 18/91, de 10 de Agosto. O documento indica que a proposta de Lei, ora aprovada, define os princípios e normas aplicáveis ao exercício da comunicação social estabelecendo os direitos e deveres dos profissionais, de forma a adequá-los ao quadro jurídico-constitucional vigente e aos avanços tecnológicos actuais. Outro dispositivo legal apreciado e aprovado pelo governo, foi Proposta de Lei da Radiodifusão, que estabelece as bases e o regime jurídico para o acesso e o exercício da actividade de radiodifusão, aplicável aos operadores e provedores de serviços de rádio e televisão públicos e privados licenciados e os estrangeiros autorizados a operar no País, com a excepção dos sistemas de televisão que transmitem imagens para receptores especiais, utilizados para fins de controlo e vigilância. Na sessão, desta terça-feira, o Conselho de Ministros apreciou e aprovou o Decreto que cria o Museu do Mar, IP e extingue o Museu das Pescas. O Museu do Mar é uma rede de museus não autónomos, com funções e temáticas específicas, dentre as quais o Museu das Pescas, com funções no âmbito da regulação de outras museológicas ou afins, relacionadas com a sua temática, com vista a contribuir para a salvaguarda do património cultural do capital inerentes ao mar, às águas interiores e às pescas ou com estes relacionados. O governo apreciou e aprovou, também, a Resolução que ratifica o Acordo entre o Governo da República de Moçambique e o Governo da República do Ruanda, sobre a Isenção de Vistos para Titulares de Passaportes Diplomáticos e de Serviço, assinado em Kigali, República do Ruanda, aos 20 de Julho de 2018; A Resolução que aprova o Plano de Contingência 2020/2021; A Resolução que ratifica o Acordo de Crédito celebrado entre o Governo da República de Moçambique e o EximBank da China, destinado ao financiamento do Projecto de Expansão e Modernização da Rede de Telecomunicações da Empresa TmCel.


Partilhe
Screen Shot 2020-10-26 at 17.05.jpeg
Nacional

RM de Luto: Morreu o jornalista e locutor João de Sousa

Partilhe

A Rádio Moçambique está de luto. Morreu hoje, vítima de morte súbita o jornalista e locutor, João de Sousa. Nascido a 16 de Junho de 1947, em Maputo, João de Sousa perdeu a vida na sua residência. Com percurso profissional de cerca de 50 anos, João de Sousa, desempenhou várias funções na Rádio Moçambique com destaque para relator desportivo, correspondente da RM na África do Sul e gestor de alguns departamentos na Rádio Moçambique, com destaque para Administrador Comercial, lê-se na página oficial da RM. Considerado “The Voice” da Rádio Moçambique, De Sousa iniciou a actividade radiofónica nas Produções GOLO, uma Agência de Publicidade que produzia vários programas que eram transmitidos através da então Rádio Clube de Moçambique, em 1964. Começa a fazer relatos desportivos de várias modalidades em 1966. Em 1974, ingressa na Rádio Clube de Moçambique como locutor e 3 anos depois chefia a Redacção Desportiva da Rádio Moçambique. Integrou o grupo dos primeiros jornalistas que cria o Canal Desportivo da RM. A par da actividade radiofónica, João de Sousa colaborou com a Televisão de Moçambique como “Pivot” e comentador dos Jogos dos Campeonatos do Mundo de Futebol. Foi, igualmente, apresentador do Programa “Volta a Moçambique”, fazendo dupla com Leite de Vasconcelos.


Partilhe
Screen Shot 2020-10-26 at 17.04.jpeg
Nacional

Morreu vítima de doença prolongada a antiga basquetebolista, Afra Ndeve

Partilhe

Morreu, hoje, a antiga basquetebolista moçambicana Afra Ndeve, vítima de prolongada doença. Enquanto jogadora, Afra Ndeve defendeu as cores do Desportivo da Beira, Estrela Vermelha de Maputo, Costa do Sol e Maxaquene. Pela selecção nacional, foi medalha de prata no Afrobasket Maputo 1986. Antes da sua morte, Afra desempenhava as funções de presidente da Comissão de Auditoria interna do Comité Olímpico de Moçambique.


Partilhe
Screen Shot 2020-10-23 at 18.45.33.jpg
Nacional

Central Solar de Metoro, em Cabo Delgado, está orçada em 58 milhões de USD

Partilhe

O Presidente da República, Filipe Nyusi, lançou, hoje, a primeira pedra para a construção da Central Fotovoltaica de Metoro, com a capacidade de 30 Megawatts, na Província de Cabo Delgado.Orçada em 56 milhões de dólares norte americanos, a infra-estrutura foi financiada, sob forma de empréstimo, pela Agência Francesa de Desenvolvimento e sua filial, Proparco.   A futura central solar de Metoro, infraestrutura cujo o lançamento da primeira pedra aconteceu, esta segunda-feira, vai ocupar uma área de 140 quilómetros quadrado e contará com 121.500 painéis fotovoltaicos. “A futura central de Metoro será uma infra-estrutura, que irá contribuir para a melhoria da qualidade e segurança no fornecimento de energia eléctrica e sustentará os planos de expansão de electricidade para vários postos administrativos e localidades, atendendo a crescente procura de energia eléctrica na região norte, se se recordam, tenho compromisso com os moçambicanos de electrificar todos os postos administrativos até ao fim deste ciclo e se calhar vamos fazer um pouco antes. A central de Metoro será a segunda maior central a ser implantada em Moçambique, depois da central de Mocuba e representa um marco por constituir-se numa central de produção em escala a ser implantada na província de Cabo Delgado. A província não esta a ver a dimensão. É um projecto muito grande. Estamos a falar, vai fazer por volta de quarenta e tal mais injecta directamente aqui, temos aquele de Mocuba, mas não são muitos central como este em África” disse o Presidente da República Filipe, no acto de lançamento da primeira pedra. Segundo o Presidente da Republica, a materialização de projectos visa criar maior acesso à energia, facto que irá fazer face ao aumento da demanda nacional que, de acordo com as projeccoes existentes, deverá atingir em media, 8 % ao ano, nos próximos 25 anos. “No nosso plano de expansão de infra-estruturas de geração de energia, temos estado a contar com uma contribuição crescente das energias renováveis com objectivo fundamental de criar um forte impacto no desenvolvimento nacional, em particular nas zonas rurais, neste quadro estamos a trabalhar para garantir o aumento da disponibilidade de energia eléctrica, promovendo o investimento público-privado em novas infra-estruturas de geração, que assegurem o incremento da capacidade instalada em pelo menos 600 megawatts nos próximos 4 anos”, sublinhou Filipe Nyusi.   Na ocasião, Nyusi manifestou a sua atenção em relação a criação de oportunidades de emprego. “Durante o período de construção, no período de pico, a maior central da província e desta região irá empregar mais de 380 trabalhadores, fui atento porque quis saber durante esse período todo pode atingir os 400 naturalmente, 22 a 25 no período operacional”, assegurou o chefe do estado.     A ser erguida até Agosto de 2021, a Central Solar de Metoro está orçada em 56 de dólares norte americanos, valor cujo financiamento foi feito sob forma de empréstimo, pela Agencia Francesa de Desenvolvimento e sua filial, Proparco.


Partilhe
Screen Shot 2020-10-23 at 18.45.jpeg
Nacional

Há pelo menos 78,6 % de pessoas recuperadas da Covid-19 em Moçambique

Partilhe

O país regista mais 189 casos positivos da covid-19 e 1 óbito de uma criança com menos de 1 mês de vida. Com mais oito pessoas totalmente recuperadas da doença, o país passa a contar com 78,6 % do total dos casos, já recuperados. Nas últimas 24 horas, o sector de saúde testou 1.417 amostras suspeitas dos quais 189 foram positivos para a Covid-19. Dos novos casos, 183 são indivíduos de nacionalidade moçambicana e 6 estrangeiros. Todos os 189 novos casos resultam de transmissão local. Dos novos casos, hoje reportados, 113 são do sexo masculino e 76 do sexo feminino havendo a destacar 8 crianças menores de 5 anos de idade, 10 com mais de 65 anos e 60 na faixa etária dos 35 aos 44 anos.  A Cidade de Maputo registou o maior número de casos com 113, seguida das províncias de Maputo e Sofala com 25 casos cada. De acordo com o comunicado de imprensa enviado à nossa redacção, o país registou mais 8 casos totalmente recuperados da Covid-19, todos da província da Zambézia e indivíduos de nacionalidade moçambicana. Actualmente, 9.234 indivíduos previamente infectados pelo coronavírus, estão totalmente recuperados da doença. O Ministério da saúde, através do comunicado que temos vindo a citar, lamenta a morte de mais 1 paciente por coronavírus, na Cidade de Maputo. Trata-se de um menor, com menos de 1 mês de vida, do sexo masculino e de nacionalidade moçambicana, que evoluiu para óbito após agravamento do seu estado clínico durante o período de internamento. É um caso notificado no dia 19 e declarado óbito a 22 de Outubro. Com este registo, o país passa a contar, cumulativamente, com 82 óbitos devido à covid-19. No activo, estão 2.428 casos activos da covid-19.


Partilhe
Screen Shot 2020-10-21 at 18.49.27.jpg
Nacional

Covid-19 mata mais 1 pessoa na cidade de Maputo

Partilhe

Actualmente, Moçambique soma 79 óbitos devido ao coronavírus, desde que eclodiu, em Março deste ano. O país tem mais de 11 mil casos positivos da Covid-19. O Ministério de Saúde revela, em comunicado de imprensa, que a vítima é um homem de 64 anos de idade e que morreu após o agravamento do estado clínico, durante o período de internamento numa unidade hospitalar da Cidade de Maputo. Nas últimas 24 horas, foram testados 976 dos quais 141 são positivos para COVID-19 e todos novos reportados são indivíduos de nacionalidade moçambicana e resultam de transmissão local.  Moçambique tem cumulativamente 11.331 casos positivos registados, dos quais 11.032 são de transmissão local e 299 casos são importados. Segundo dados do Ministério de Saúde até ao momento, o país tem 2083 casos activos da COVID-19. Em Moçambique existem cumulativamente 370 pacientes internados, dos quais 50 estão actualmente nos Centros de Internamento de COVID-19 e em outras Unidades Hospitalares e o correspondente a 94% destes pacientes encontram-se na Cidade de Maputo. Nas últimas 24h, houve registo de 10 novos internamentos hospitalares e 8 altas na Cidade de Maputo. Os casos totalmente recuperados são 57 na Província de Sofala, 36 na Província de Maputo, 31 na Província de Niassa, 19 na Cidade de Maputo, 12 recuperados na Zambézia, 2 em Gaza e 1 caso na Província de Inhambane. Actualmente, 9.165 indivíduos previamente infectados pelo novo coronavírus estão totalmente recuperados da doença. Segundo o mesmo comunicado, a Organização Mundial da Saúde aprovou, recentemente, novos critérios de alta de isolamento. A OMS disse que os novos critérios de alta de isolamento domiciliar são os para casos sintomáticos vão desde 13 dias a partir da data do início dos sintomas até 33 dias após o início dos sintomas. Aos doentes Covid-19, assintomáticos, a Organização Mundial da Saúde determinou 10 dias para obtenção da alta após isolamento profilático.


Partilhe
Screen Shot 2020-10-21 at 18.09.jpeg
Saúde

Cabo Delgado já tem enfermaria de isolamento de doentes com Covid-19

Partilhe

Cabo Delgado conta com a primeira enfermaria trânsito para isolamento de doentes   com COVID-19. A infraestrutura com capacidade para 30 camas, custou 31 milhões de meticais, financiados pela petrolífera Total. A nova enfermaria está instalada no recinto do Hospital Provincial de Pemba. Inaugurada, hoje, a unidade, que vai acolher pacientes de COVID-19 em transito para o centro de tratamento, tem equipamento moderno e capacidade para 30 camas. A inauguração do empreendimento foi presidida pelo Secretario de Estado da Província de Cabo Delgado. Armindo Ngunga disse que a infra-estrutura constitui uma mais valia e reforça o dinamismo exigido nas acções de resposta à pandemia nequela parcela do País. Na ocasião, Ngunga apelou ao cumprimento das medidas para conter a propagação da pandemia do novo coronavírus. A nova enfermaria de isolamento transitório da COVID-19 foi financiado pela Petrolífera TOTAL e está orçado em 21 milhões de meticais.


Partilhe
Screen Shot 2020-10-21 at 18.10.jpeg
Saúde

Malária matou 57 pessoas desde o início do ano em Nampula

Partilhe

57 pessoas morreram desde o início deste ano, na província de Nampula vítimas de malaria, numa média de mais de 6 óbitos por mês. O Director de saúde, Fernando Mitano, descreveu a situação de preocupante, porque em nove mês a província diagnosticou cerca de dois milhões de casos de paludismo. Mesmo com investimentos que estão a ser feitos para controlar a Malária, como a distribuição universal das redes mosquiteiras, bem como a pulverização inter- domiciliaria, o paludismo continua a ceifar vítimas humanas, em Nampula. Em 9 meses, 57 pessoas morreram vítimas da malária, o correspondente a mais de 6 óbitos por mês. O período chuvoso é propenso à doenças de origem hídrica, por isso o Director Provincial de Saúde chamou atenção à população de Nampula. Fernando Mitano apresentou inclusive a receita para minimizar o problema, embora reconheça que muitas doenças resultam de fragilidades de saneamento do meio. A malaria é a principal causa internamento e morte nos 240 hospitais existente em Nampula, província com mais de 6 milhões de habitantes.


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado