Author name: Edson Sengo

suicidio.jpg
Nacional

Ciúmes é desespero causas de aumento de suicídios em Inhambane

Partilhe

Quarenta e sete pessoas suicidaram-se durante o ano passado na Província de Inhambane. O ciúme, problemas passionais e desespero são a pontados como as prováveis motivações do elevado nümero de suicldios na província. [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/bGmoZPnaKpE” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
kakanaband.jpg
Arte e Cultura

Para salvar a Marrabenta

Partilhe

A Vida é Bela, Não Deixa Morrer a Marrabenta, Langa Yesu e Super Mamã, sio algumas faixas musicais que compõem  o álbum”Juntos”, da Banda Kakana, apresentado, esta sexta-feira, na cidade de Maputo. As músicas trazem mensagens com diversas abordagens, destacando-se o amor e o resgate de valores da cultura moçambicana. [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/oV8taw0KvTI” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
marpuapr.jpg
Mundo

Presidente da República na sede da OUA

Partilhe

O Presidente da Republica Filipe Nyusi chegou  à Addis Abeba, a capital etiope onde vai participar da 30a cimeira da Uniao Africana marcada para 28 e 29 do corrente mes.  Filipe Nyusi apresentou a declaracao de que Mocambique adere à segunda avaliacao do WARP uma vez que na primeira o pais ficou ilegivel.   [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/EG1o3pe3VEE” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
pdamaua2d.jpg
Mundo

Primeira-dama em Addis Abeba busca experiência com outros países para combate à droga

Partilhe

Primeira-dama, Isaura Nyusi, participa em Addis Abeba, na zoa 1 Assembleia-geral da organização das primeiras damas na luta contra o SIDA partilhou, a experiência de Moçambique no combate a esta doença. Moçambique, através do Ministério da Saúde, do Gabinete da Primeira dama, sociedade civil e vários outros intervenientes vem desenvolvendo várias actividades neste contexto.   [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/Xp0oUDxXqkQ” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
corrpcuacm.jpg
Mundo

Lema dos países africanos é sobre combate à corrupção

Partilhe

Foi lançado o lema da trigésima conferência da União Africa, que é”Vencer a luta contra a corrupção: uma via sustentável para a transformação de África-. Ainda em Addis Abeba, na Etiópia, Moçambique participou do lançamento do Mercado Africano Único de Aviação, do qual é subscritor, desde Abril do ano passado. [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/rL7iEjCitxs” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
naom_5721bc1fdb2de.jpg
Tecnologia

Nem o YouTube nem a Amazon conseguem parar o mais recente desafio viral

Partilhe

O mais recente desafio viral do YouTube já fez com que várias entidades viessem a público procurar desmotivar os internautas de tomarem parte. Por muito irracional que seja o ato de comer uma cápsula de detergente a verdade é que esta é uma tendência crescente nas plataformas digitais neste início de 2018. Tanto que deu origem a um desafio no YouTube, de nome Tide Pod Challenge, o qual já foi repetidamente desaconselhado. Enquanto o YouTube procura remover da sua plataforma quaisquer vídeos com o desafio, a Amazon tem procurado fazer a sua parte ao remover críticas a embalagens de cápsulas Tide que mencionem o infame Tide Pod Challenge. Porém, parece que estas ações não estão a ter o efeito desejado e há cada vez mais casos deste tipo. Conta o The Verge que até ao dia 16 de janeiro haviam sido reportados 39 incidentes de adolescentes que ingeriram as cápsulas de detergente, um número que aumentou para os 86 no dia 22 de janeiro.


Partilhe
naom_5a003ea1cc2c9.jpg
Tecnologia

“Desequilíbrio atmosférico” pode indicar existência de vida, diz ciência

Partilhe

Cientistas defendem que um “desequilíbrio atmosférico”, caracterizado pela mistura dos gases metano e dióxido de carbono na ausência de monóxido de carbono, é um indicador da existência de vida, a ter em conta na exploração de outros planetas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, sustenta que só pode haver esta combinação de gases na presença de organismos vivos. No estudo, divulgado hoje na publicação científica Science Advances, a equipa salienta, passando em revista a história da Terra, o único planeta habitável que se conhece, que houve alturas em que a sua atmosfera teve esta mistura de gases. Por outro lado, a capacidade de o planeta produzir grandes quantidades de oxigénio, gás constituinte da atmosfera e fundamental para suportar a vida, só ocorreu no último um oitavo da sua história. “A ideia de procurar oxigénio na atmosfera enquanto bioassinatura [da vida] tem vários anos, e é uma boa estratégia. É muito difícil produzir muito oxigénio sem vida (…). Mas, mesmo se a vida for comum no cosmos, não temos ideia se será a vida que produz oxigénio. A bioquímica da produção de oxigénio é muito complexa e pode ser bastante rara”, advogou um dos coautores do estudo, Joshua Krissansen-Totton, citado em comunicado pela Universidade de Washington. Os autores do estudo entendem que a procura de sinais de vida em outros planetas deve ter em consideração o tal “desequilíbrio atmosférico”, além da existência de água líquida à superfície. A nova missão europeia de exploração de Marte, a ExoMars, tem em órbita do planeta o satélite TGO, que vai procurar gases rarefeitos na sua atmosfera, em particular metano, um indicador de que pode haver, ou ter havido, vida nele. Na Terra, o metano poderá ter sido gerado pelo impacto de asteroides na sua superfície, de acordo com a equipa de cientistas da Universidade de Washington.


Partilhe
naom_5a4f318f8387a.jpg
Tecnologia

Intel assegura que estão a caminho chips mais seguros

Partilhe

Chips com proteções contra os ataques Spectre e Meltdown deverão chegar no final do ano. A Intel planeia lançar chips com proteções contra os ataques Spectre e Meltdown no final do ano, afirmou o CEO Brian Krzanich em conferência com os investidores da empresa a propósito do último relatório financeiro trimestral da empresa. O executivo garantiu que a Intel tem alguns dos seus melhores trabalhadores a trabalhar nas proteções para os seus chips, garantindo ainda estar a “trabalhar a todo o vapor” para conseguir lançar as novas versões o mais rápido possível. Os ataques Spectre e Meltdown lançaram o pânico entre as fabricantes de dispositivos eletrónicos e, entretanto, foram lançadas atualizações de software destinadas a conferir mais proteções. Ainda assim, só será possível garantir proteção completa quando a própria Intel corrigir as vulnerabilidades.


Partilhe
naom_5a6b36f33c474.jpg
Tecnologia

Fuga de informação revelou as primeiras imagens do topo de gama da Nokia

Partilhe

As imagens mostram que o Nokia 9 terá uma câmara dupla. O anúncio oficial é esperado para o Mobile World Congress. O ste GizmoChina revelou aquilo que parecem ser as primeiras imagens do próximo topo de gama da Nokia, o Nokia 9. Ainda que não sejam oficiais, o aspeto das fotografias apontam para uma boa hipótese de o equipamento ser real, o que ajuda os fãs da marca finlandesa a ganharem expetativa para o produto final. A julgar por estas imagens, o Nokia 9 apresentará um ecrã a cobrir praticamente toda a face frontal assim como uma câmara dupla com os sensores posicionados na vertical. Há ainda espaço na face traseira para incluir um sensor de impressões digitais, uma vez que não haverá qualquer botão Home. Por enquanto sabe-se que a Nokia marcará presença no Mobile World Congress de Barcelona, evento focado no mercado de dispositivos móveis que começa a partir do dia 26 de fevereiro. É de esperar que o Nokia 9 seja oficializado nesta ocasião.


Partilhe
tofoestr.jpg
Nacional

Município de Inhambane investe 5 milhões de Meticais para mudar aspecto da praia

Partilhe

O Município de Inhambane investe cerca de Cinco Milhões de Meticais para construção da estrada que dá acesso a praia de Tofo e de um silo para o depósito de lixo. O edil, Benedito Guimino diz que,o investimento visa dar uma nova cara a praia e melhorar a vida das pessoas naquela zona. [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/1GBq_-sP5xs” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado