Author name: Edson Sengo

naom_5b0d809f30fc9.jpg
Saúde e Lazer

Treino de pernas: O que é preciso até começar a ver resultados?

Partilhe

Só com a corrida não vai lá. Para criar músculo, o corpo precisa de treino de força. A corrida é uma modalidade bastante completa, que fortalece os músculos e trabalha as fibras musculares, sendo por isso uma boa base para outros treinos. Contudo, se o objetivo é criar músculo, esta não será a prática mais aconselhada, pelo menos não de forma isolada como refere a treinadora Kristy Zrumuhlen à Women’s Health UK. “Para ganhar força e músculo, precisa de se focar no mecanismo central de hipertrofia muscular, que é o mecanismo de tensão e stress que usamos para levantar pesos” explica a especialista. A ideia de que treino de força e levantamento de pesos há muito que foi desmistificada. Sabe-se hoje que qualquer treino pode ser praticado por ‘qualquer um’, que irá adaptar os exercícios ao seu estado físico e objetivos. Veja-se por exemplo o caso do Crossfit. Mas nos treinos de Zrumuhlen, feitos em ginásio, os exercícios são normalmente isolados: glúteos, coxas e quadris, que se dividem entre dois a três treinos, que integram planos de treinos que trabalham várias partes do corpo, mas sempre de forma isolada. Entre cada treino com enfoque nas pernas, a personal trainer faz por dar dois dias de recuperação, para perceber como o corpo de cada cliente reage ao esforço. Tão importante quanto a recuperação, é a postura correta, essencial para garantir a ativação dos mesmos e evitar lesões, por exemplo em agachamentos ou deadlifts. Assim, para garantir as pernas tonificadas que pretende, treino com força e feito em exercícios que trabalhem os músculos de forma isolada e com frequência, será o mais eficaz. A quem é novo nestas práticas, garantir um acompanhamento de um especialista numa primeira fase de treinos será essencial – o exercício mais indicado e a postura certa farão toda a diferença.


Partilhe
naom_5b0cf6be47486.jpg
Saúde e Lazer

Quer perder peso rápido? Abuse nesta refeição

Partilhe

Perca peso rápido e mantenha a boa forma, tendo isto em mente.Enquanto que manter uma rotina diária de exercício físico e ingerir uma dieta saudável continuam a ser elementos chave para a perda de peso, um novo estudo revela agora como as horas das refeições podem também ter um papel fundamental neste processo. A maioria dos indivíduos ainda tende a comer mais ao jantar, porém uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition detetou que consumir metade do total das calorias diárias por volta do meio-dia, ao almoço, irá ajudá-lo no combate aos quilos a mais. Noutras palavras o almoço deve ser maior e mais calórico do que o jantar. Os voluntários que comeram 50% da sua dose diária de calorias ao almoço e consumiram apenas 20% ao jantar perderam em média seis quilogramas, no período de 12 semanas. Já aqueles que cuja refeição mais farta foi ao jantar perderam apenas três quilogramas, no mesmo intervalo de tempo. Note-se que ambos os grupos ingeriram o mesmo número diário de calorias. Mais ainda, um outro estudo conduzido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou as horas específicas durante as quais deve ingerir as suas refeições se pretende perder peso mais eficazmente. O pequeno-almoço deve ser consumido antes das 09h – já que dados da instituição norte-americana National Weight Control Registry, demonstraram que quase 80% das pessoas que tinham perdido com sucesso mais de 12 quilos comiam o pequeno-almoço a essa hora. Deverá ainda ingerir o almoço antes das 15h e o jantar antes das 19h, aponta a mesma pesquisa.


Partilhe
pmons.jpg
Nacional

Primeiro-ministro considera ínfima a contribuição do sector do turismo no BIP

Partilhe

Primeiro-Ministro diz que a contribuição do sector do turismo no Produto Interno Bruto, de 2.3%, é ínfima, considerando o enorme potencial turístico que o País possui. Carlos Agostinho do Rosário quer ainda que o sector empregue mais moçambicanos, contra os actuais 61 mil. Do Rosário falava em Maputo, depois de conferir posse a Romualdo Johnam, ao cargo de Director do Instituto Nacional do Turismo. O antigo conselheiro económico para área do turismo e cultura na embaixada de Moçambique em Brasil, passa para o INATUR numa altura em que o governo está apostado em melhorar o desempenho económico do turismo no País. Para a concretização dos anseios do governo, o Primeiro-Ministro deixa orientações ao empossado. O novo Director do Instituto Nacional Turismo compromete-se a trazer respostas aos desafios colocados pelo Primeiro-ministro, mas antes quer conhecer a casa. [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/IyqRsZ_InkY” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
frcat.jpg
Nacional

Autoridade Tributária anuncia isenção comercial entre SADC e UE

Partilhe

Autoridade Tributária divulga junto dos agentes económicos de Manica, o acordo de isenção comercial entre a União Europeia e 6 países da SADC, na qual Moçambique faz parte. O memorando quer estimular importações bem como alargar a base produtiva interna, através da retirada cobranças aduaneiras. [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/fCNrVuPmHsU” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
parqbanhine.jpg
Nacional

Furtivos em Gaza condenados à doze anos de prisão

Partilhe

Condenados 4 dos mais de vinte caçadores furtivos interpelados no presente ano no Parque Nacional do Banhine em Gaza à penas que variam entre 5 à doze anos de prisão. Trata-se de caçadores furtivos envolvidos na chacina de animais e abate indiscriminado de árvores para a produção de carvão vegetal e madeira. [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/E7GxQm53mYM” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
cosafamb.jpg
Futebol

Moçambique vence Comores e volta a sonhar por apuramento na COSAFA

Partilhe

Moçambique vence Comores por 3 -0, e volta a sonhar com o apuramento aos quartos de final do torneio da COSAFA, em futebol. Entretanto, a Federação Moçambicana de futebol recusa haver um mal-estar no balneário dos Mambas, por falta de pagamentos e reconhece ter falhado na colocação do adesivo na camisola do jogador Kambala, na partida frente ao Madagáscar. O remendo na enumeração da camisola do jogador Kambala, com uma fita de adesivo, manchou Moçambique, dai ter havido muita lamentação do sucedido. A FMF, reconhece o erro e diz que tudo aconteceu por falha de comunicação no regulamento de competição, que prevê que enumeração nas camisolas tem que ser de 1 à 20. Entretanto, a derrota frente ao Madagáscar, deixou marcas no combinado nacional e nos bastidores, fala-se de um mau ambiente no balneário, devido a atraso no pagamento de premio de jogo e subsídio da participação no torneio da COSAFA. Especulação desmentida pela federação, que garante que tudo esta bem no seio da selecção nacional. Na tarde de terça-feira, os Mambas efectuaram a segunda partida diante das Ilhas Comores. Resultado que coloca os Mambas na rota da qualificação aos quartos de final do torneio. Na outra partida do Grupo A, Madagáscar e Seychelles empataram a um golo e nesta quinta-feira, os Mambas defrontam as Ilhas Seychelles e Madagáscar mede forças com Comores. [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/jALcqC0XlW4″ frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
naom_5450dcb9cc13f.jpg
Futebol

Mundial’2018: França proíbe transmissão de jogos em espaços públicos

Partilhe

O governo francês anunciou hoje a proibição da transmissão dos jogos do Campeonato do Mundo de futebol da Rússia em ecrãs gigantes em espaços abertos, em face da ameaça terrorista existente no país. Em circular enviada aos responsáveis municipais, divulgada pela rádio France Info, o Ministério do Interior determina a proibição de ecrãs gigantes em “espaços públicos abertos”. De acordo com a imprensa, o documento interno foi também enviado para todas as unidades policiais, no sentido de serem tomadas medidas preventivas. O Mundial2018 disputa-se de 14 de junho a 15 de julho na Rússia.


Partilhe
naom_5ae050005ad9b.jpg
Mundo

Alto quadro de Pyongyang parte de Pequim rumo aos Estados Unidos

Partilhe

Um alto quadro do regime norte-coreano chegou hoje de carro ao aeroporto de Pequim, de onde deve partir para os Estados Unidos, para preparar a histórica cimeira entre os líderes dos dois países. O general Kim Yong-chol, considerado o “braço direito” do líder norte-coreano, Kim Jong-un, é esperado em Nova Iorque, segundo anunciou na terça-feira o Presidente dos EUA, Donald Trump. Trata-se da primeira visita de um alto quadro de Pyongyang aos EUA desde 2000, quando o militar Jo Myong-rok reuniu com o então Presidente Bill Clinton. Kim Yong-chol, que é também diretor do Departamento da Frente Unida, é uma das figuras do regime norte-coreano atingida pelas sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU e pelo Departamento do Tesouro norte-americano. Donald Trump chegou a cancelar a cimeira com Kim Jong-un, na passada sexta-feira, mas voltou atrás após várias mensagens conciliadoras com Pyongyang. A confirmar-se, será a primeira reunião de sempre entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte. No ano passado, a tensão entre Pyongyang e Washington atingiu níveis inéditos desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53), na sequência dos sucessivos testes nucleares e de misseis balísticos realizados por Pyongyang, e à retórica belicista de Trump. No entanto, desde o início do ano que Kim Jong-un tem procurado uma solução diplomática, e o regime procedeu já ao desmantelamento de infraestruturas numa central nuclear, processo efetuado na presença de cerca de 20 jornalistas de cinco países: Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Rússia e Reino Unido.  


Partilhe
naom_5b0d60f0a347b.jpg
Tecnologia

Facebook banido por um mês na Papua Nova Guiné (por bons motivos)

Partilhe

O objetivo é eliminar contas falsas e estudar os efeitos da rede social entre a sua população. O governo da Papua Nova Guiné decidiu banir o Facebook do seu território durante um mês, um período que será utilizado não só para eliminar contas falsas como também estudar os efeitos da rede social entre a sua população. “O governo nacional, levado pela globalização das Tecnologias de Informação, nunca teve a oportunidade de determinar as vantagens e desvantagens [do Facebook] ou até de educar ou guiar no que diz respeito ao uso de redes sociais aos utilizadores da Papua Nova Guiné”, explicou o Ministro das Comunicações do país, Sam Basil, de acordo com o The Guardian. Apesar de os motivos que levaram a esta proibição parecerem nobres, há especialistas de redes sociais que apontam que medidas semelhantes foram tomadas em outras regiões do mundo em alturas sensíveis de modo a controlar o discurso popular. Porém, é dado o benefício da dúvida pela proibição ser de apenas um mês.


Partilhe
naom_591d4a000a462.jpg
Tecnologia

FBI alerta para o vírus ‘BadRabitt’: O melhor é reiniciar o seu router

Partilhe

Este vírus terá atacado cerca de 500 mil routers em todo o mundo. O FBI deixou um aviso à população mundial que dá conta de um vírus informático ‘BadRabitt’ capaz de dominar o seu router e utilizá-lo para proceder a ataques informáticos. Este virus já fez mais de 200 ataques na Europa de Leste e terá tido origem na Rússia. O ‘BadRabbit’ consegue aceder a qualquer router e bloquear o acesso à internet mas não só. Pode, também, bloquear-lhe o acesso ao seu telemóvel, computador ou quaisquer aparelhos com ligação à internet, tendo total acesso aos seus dados. “O FBI recomenda que qualquer dono de routers em pequenas empresas ou em casa reiniciem [reboot] os aparelhos”, pode ler-se na nota publicada pela Federal Bureau of Investigation no seu site. A solução (ainda que temporária) passará mesmo por reiniciar o router de forma a interromper o ataque. É estimado que meio milhão de routers em todo o mundo já tenham sido infetados por este vírus criado pelos hackers ‘Sofacy Group’.


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado