domingo, 06 maio 2018

A depressão de aniversário é algo real

Escrito por Edição/ Notícias ao Minuto

naom_5aeca66ba9afc.jpg

É uma altura da vida em que o aniversariante se sente mais ‘exposto’ e, mesmo inconsciente, faz uma introspeção.

De um lado, estão os que adora o fazer anos e aproveitam cada minuto das 24 horas do seu dia de anos para celebrar, do outro, estão os que tiram o dia para deprimir e a única coisa que pedem é que o dia acaba rápido, sem ter de ouvir muitas felicitações.

Ainda que no meio destas duas situações distintas esteja grande parte da população, é inevitável que conheça pelo menos alguém que se identifique com um e outro caso.

Falando especificamente dos que deprimem no dia de anos, explica o Tonic que este é um comportamento comum. Embora não se possa falar especificamente em depressão – que é algo que dura pelo menos duas semanas e uma média de seis meses – os aniversários são eventos de vida comummente associados a stress ou depressão, diz Stewart Shankman, psicólogo numa universidade em Chicago.

Não só os aniversários mas outros momentos como casar ou ter filhos ‘obriga’ a uma introspeção acerca da própria vida, no caso dos aniversários, tal sentimento surge principalmente quando se muda de década, por exemplo alguém que faz 40 anos e pensa em tudo o que deveria ter feito nos seus 30’s e que agora é tarde.

Contudo, o especialista esclarece que tais ideias como a de que ‘agora é tarde’ são concebidas socialmente e muitas vezes nem são realmente analisadas. Porque não ir à Índia depois dos 30? Ou qualquer outro sonho que tenha deixado por concretizar, depende apenas de si e da vida que leva, não de um número que marca os anos que já viveu.

Ler 1586 vezes

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 88.94

90.71

USD 74.00 75.48
ZAR 4.91 5.01
Fonte: BCI, 02 de Março de 2021

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small