Author name: Edson Sengo

actvc.jpg
Nacional

28 pessoas infectadas pela Covid-19 é o balanço das últimas 24 horas no país

Partilhe

Cidade e província de Maputo registam vinte e cinco dos vinte e oito casos positivos da COVID-19, diagnosticados nas últimas 24 horas em todo o país. Moçambique tem um cumulativo de mil, setecentos e quarenta e oito casos, onze óbitos pelo novo Coronavírus e dois por outras doenças. Nas últimas 24 horas o país testou mil, cento e trinta amostras, sendo 566 pelo laboratório do sector público e 564 no privado. Das análises feitas, vinte e oito testes revelaram-se positivas para o SARS-COV-2, sendo 24 moçambicanos, 2 malawianos e 2 de origem indianas. A cidade e província de Maputo contribuíram com maior peso nas infecções registadas num dia. Ou seja, sete casos foram alistados no distrito da Moamba, 4 cidade da Matola, dois Manhiça, um Namaacha, e um Matutuine, província de Maputo. Já na capital do país houve registo de dez casos positivos. E os restantes três casos foram alistados dois no Niassa e um na província de Gaza. Todos os casos resultam de vigilância nas unidades sanitárias, vigilância activa e rastreio de contactos de casos positivos. Moçambique tem cumulativamente 1.748 casos positivos registados, 1.581 dos quais de transmissão local e 167 casos importados. Uma nota do MISAU indica que nove pacientes estão sob cuidados médicos nos centros de isolamento, padecendo de patologias crónicas diversas, associadas a COVID-19, e segundo o ministério da saúde cursam com evolução clínica satisfatória. Nas últimas 24 horas houve registo de catorze pacientes totalmente recuperados da COVID-19. Em termos de casos activos estão posicionados da seguinte maneira: Cidade Maputo – 259, Província de Maputo – 231, Cabo Delgado – 228, Nampula – 209, Gaza – 54, Inhambane – 33, Zambézia – 24, Sofala – 22, Niassa – 21, Tete – 21; Manica – 17, totalizando 1.119. Moçambique conta actualmente com onze (11) óbitos devido à COVID-19 e dois (2) óbitos por outras causas.


Partilhe
Screen Shot 2020-07-26 at 21.17.jpeg
Nacional

Estâncias turísticas da Macaneta não vergam perante o peso negativo da Covid-19, mantendo-se em plena actividade

Partilhe

Apesar da Pandemia da COVID-19 que abala o sector do turismo, as estâncias turísticas da Macaneta no Distrito de Marracuene nao se vergam perante o peso negativo da doença e mantém-se abertas e prontas para receber visitantes. Alguns lodges ao longo da praia começam a receber turistas nacionais aos fins de semana e acreditam que o impacto negativo da doença está a chegar ao fim. A portagem da ponte custa cinquenta maticais e logo a seguir ao pagamento, encontramos aquela que é a maior reclamação dos turistas e residentes da Macaneta. As condições precárias de transitabilidade na estrada que liga a ponte até a zona das estâncias turistas. Depois de cerca de 30 minutos de viagem, chegamos a chamada esquina da decisão. É.. os turistas são recebidos por placas e aqui devem escolher a estancia a visitar, caso não tenham feito a reserva antecipada. São dezenas de lodges perfiladas ao longo da costa… Visitamos o Tan n’Bik Lodge. Aqui, o canto dos pássaros e o saltitar dos macacos são de renovar o espirito, mas os gestores chamam-nos para a lavagem das mãos e medição da temperatura corporal. Os chaminés apresentam variadas qualidades e conforto à medida do gosto dos visitantes. Mas devido a pendemia, alguns quartos só são ocupados estão aos fins de semana, em que várias pessoas procuram este local para passar a tarde. Mesmo cenário vive-se noutras estâncias turistas como Cova do Tubarão e Roelize Lodge. O Gestor do Roelize, contudo, diz que o movimento de turistas maioritariamente moçambicanos, ajudam a manter aberto a estância. Localizada no Bairro de Ingualane, na Vila Sede do Distrito de Marracuene, o Marracuene Lodge é outra estancia turista que ainda não aceitou vergar-se perante o abalo da COVID-19. Implantada junto ao Rio Incomate, a viagem de barco é o principal factor de atração para este lugar. Há poucos clientes mas João das Neves diz que a gerência deste local ainda consegue manté-lo aberto. A cerca de 20 quilómetros da cidade de Maputo, as estâncias turísticas dizem estar a notar com satisfação que pouco a pouco a normalidade está a retomar por isso estão confiantes em dias ainda melhores.


Partilhe
Screen Shot 2020-07-26 at 21.19.jpeg
Nacional

Dos 53 novos casos positivos: 51 São indivíduos de nacionalidade moçambicana e 1 britânico e outro indiano

Partilhe

Moçambique regista taxa mais alta da semana, ao notificar 53 infecções da Covid-19, em 24 horas. No mesmo período, segundo o Ministério da Saúde, cinquenta pacientes foram considerados clinicamente recuperados do Sars-Cov-2, em todo o país. Dos 53 novos casos positivos, 26 foram registados na Cidade de Maputo, 12 na cidade de Montepuez, em Cabo Delgado, 11 nos distritos de Namaacha, Marracuene, Moamba, Matola, na província de Maputo, 2 em Machaze e Mussorize, na província de Manica e os restantes dois casos notificados em Inhassoro e cidade de Inhambane, na província com o mesmo nome. Os casos resultam de vigilância nas unidades sanitárias e de rastreio de contactos com casos positivos. Destes, cinquenta e um 51 são indivíduos de nacionalidade moçambicana e dois 2 indivíduos estrangeiros, de nacionalidade britânica e outro de nacionalidade indiana. Os novos casos resultam da testagem de 978 amostras nas últimas 24 horas. Destas, 710 foram analisadas em laboratórios do sector público e 268 sector privado. O País tem cumulativamente 1.669 casos positivos registados, dos quais 1.512 de transmissão local e 157casos importados. Segundo o comunicado de Imprensa do Ministério da Saúde, oito pacientes estão sob cuidados hospitalares, padecem de patologias crónicas diversas, associadas a COVID-19. Dos 50 curados, segundo o comunicado distribuído a imprensa, 37 sao da Província de Nampula, 5 de Inhambane, 4 são de Cabo-Delgado e os restantes 4 foram alistados na cidade e província de Maputo. Quanto ao cumulativo de 1.063 casos activos, Cabo Delgado detêm 225, Nampula 209, cidade de Maputo 228, província de Maputo 202, Gaza 52, Inhambane 34, Zambézia 27, Manica 26, Tete 22, Sofala 19, o mesmo número da província do Niassa. Moçambique conta actualmente com onze óbitos devido à COVID-19 e dois óbitos por outras causas. As autoridades sanitárias reiteram a necessidade do uso correcto da máscara, uma das medidas recomendadas para prevenir a propagação da pandemia do novo coronavirus.


Partilhe
Screen Shot 2020-07-26 at 21.18.jpeg
Nacional

Governo distrital com plano para maximizar potencialidades da Vila de Marracuene

Partilhe

O Governo do Distrito de Marracuene diz que a retoma na indústria turística será caracterizada por uma retração por parte dos turistas estrangeiros, com destaque para os sul africanos por isso os moçambicanos devem ser ousados para explorar as potencialidades turísticas locais. O Administrador do Distrito de Marracuene Shafe Sidat, diz que a contribuição do turismo para os cofres do estado é diminuta por isso está a ser desenhando um plano para maximizar as potencialidade da vila turística de Macaneta. É um dos maiores distritos da província de Maputo. Possui trinta e nove bairros, onde vivem cerca de 250 mil habitantes. Marracuene faz limite a norte com o distrito da Manhiça, a sul com a cidade de Maputo e Matola, a oeste com o distrito da Moamba e a este é banhado pelo Oceano indico. A Vila sede do distrito que beneficiou recentemente da reabilitação de todas ruas, no âmbito do projecto Estrada Circular de Maputo, vive dias de comercio formal e informal intenso, por ser uma das portas de entrada e saída para cidade de Maputo através da grande circular. A marginal da Vila-Sede oferece uma vista paisagística de encher olhos e propícia para quem procura momentos de reflexão em ambientes arrejantes. O turismo contribui com cerca de 30% da receita total do distrito. O governo local diz entender que pelas potencialidades que o distrito apresenta esta contribuição pode aumentar, por isso está a elaborar um plano para o efeito. Com cerca de 3.500 camas, o distrito de Marracuene possui estabelecimentos turísticos mais procurados da província de Maputo por parte de turistas maioritariamente oriundos da África do Sul e do Zimbábwe. Estima-se que só em Dezembo de 2019, cerca de vinte mil pessoas visitaram as praias locais. O governo local vaticina um período pós COVID-19 caracterizado por uma retração dos turistas estrangeiros, por isso defende que uma boa retoma vai depender da ousadia dos moçambicanos em explorar as potencialidades locais. Enquanto isso, o governo do distrito vai impondo o cumprimento das medidas de prevenção em todos estabelecimentos hoteleiros da região.


Partilhe
Shot 2020-07-25 at 20.23.01.jpg
Nacional

Casal de idosos disponibiliza 6 milhões de meticais para construção de Centro de Saúde

Partilhe

Cerca de 12mil habitantes de quatro bairros do Distrito de Marracuene vão se beneficiar de um Centro de Saúde com Banco de Socorros, Maternidade, Farmácia e um laboratório de análises clínicas. A Primeira fase da obra está orçada em cerca de 6.5 milhões de meticais, financiados por um casal de idosos, residente no município da Matola, que diz estar a realizar um sonho de contribuir para a melhoria dos cuidados da população. O novo centro de saúde vai nascer em Bobole no distrito de Marracuene e está a ser implantado numa área de aproximadamente cem metros quadrados. O empreiteiro explica os detalhes de uma obra que vai reduzir a distância percorrida pela população local, para obter cuidados de saúde. Mas afinal quem é o financiador da obra? O casal Rosa e Vasco Namburete, 67 e 79 anos de idade, dizem ter procurado sem sucesso, o município da Matola para financiar em cerca de 8 milhões de meticais, a construção de um centro da saúde, mas como dizem, por serem idosos não foram levados a sério. Mudaram de caminho e procuram o governo do distrito de Marracuenete. Nesta Sexta-feria, juntamente com o administrador distrital assistiram ao descarregamento do primeiro material e a cerimónia tradicional. Vaco Namburete e esposa dizem ter obtido financiamento através de um amigo de nacionalidade Chinesa. A obra vai custar cerca de seis milhões e quinhentos mil meticais. O Casal diz ter dinheiro para concluir a obra e entregá-la ao governo local. Os filhos, netos e bisnetos que acompanharam o casal na cerimónia de lançamento da primeira pedra, elogiam a acção do casal que apesar das dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, decidiu aplicar dinheiro doado por um amigo na construção de um centro de saúde, longe da sua zona de residência. O centro de Saúde de Bobole deverá estar pronto até ao inicio do próximo ano.  


Partilhe
020-07-25 at 20.22.09.jpg
Nacional

Associação SOMAR Proporciona ajuda alimentar a famílias carenciadas no distrito de Marracuene

Partilhe

Um gropo de jovens liderados pela Associaçao SOMAR lançou hoje a iniciativa “Adote uma Famia” com o objectivo de garantir a assitencia alimentar para as comunidades carenciadas. Numa primeira fase, o projecto vai fazer assitência de familias residentes no distrito de Marracuene. A maior parte das famílias seleccionadas são geridas por mulheres viúvas que tem como a fonte do sustento o comercio fomal e informal. Uma batalha que está cada vez mais dificil porque a pandemia da COVID-19 para além de reduzir a procura obriga as familias a manterem-se em casa. Sensibilizados com a situaçao destas familias, estes jovens liderados pela SOMAR –  uma associaçao de ajuda a crinças vulneráveis, decidiu redirecionar seus esforços para apoiar com uma sexta básica algumas familias residentes em Matalana distrito de Marracuene. Apadrinharam as primeiras familias cerca de quinze pessoas, algumas das quais residente fora do país como o Jogador moçambicano Mexer Sitoe que se encontra a residir na França. A SOMAR pede para que mais jovens se juntem a causa.


Partilhe
Screen Shot 2020-07-25 at 20.23.jpeg
Nacional

Segundo o MISAU, 25 são de transmissão local e 1 importado

Partilhe

Eleva-se para 1616 o cumulativo de pessoas que testaram positivo para a Covid-19, em Moçambique. Nas últimas 24 horas, foram registados 26 novos casos positivos para a doença, resultado de 591 testes realizados. Dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, indicam que Moçambique regista actualmente um cumulativo de mil, seiscentos e dezasseis (1.616) casos positivos da Covid-19. Mil quatrocentos e cinquenta e nove (1.459) casos positivos da doença são de transmissão local e cento e cinquenta e sete (157) importados. Nas últimas vinte e quatro horas foram testadas quinhentas e noventa e uma (591) amostras. Dos novos casos suspeitos testados, quinhentos e sessenta e cinco (565) são negativos e vinte e seis (26) positivos para a Covid-19. Dos vinte e seis (26) casos novos reportados este Sábado, vinte e cinco (25) são de transmissão local e um (1) importado. Vinte e cinco (25) são indivíduos de nacionalidade moçambicana e um (1) estrangeiro, de nacionalidade portuguesa. Os mesmos resultam da vigilância nas Unidades Sanitárias e rastreio de contactos de casos positivos. Até ao momento, foram registados um total: Quatrocentos e dezanove (419) casos na Província de Cabo Delgado, Vinte e sete (27) no Niassa, Trezentos e oitenta e nove (389) em Nampula, Trinta e seis (36) na Zambézia, Quarenta e oito (48) em Tete, Quinze (15) em Manica, Trinta e quatro (34) em Sofala, Quarenta e cinco (45) em Inhambane, Trinta e oito (38) em Gaza, Duzentos e setenta e nove (279) na Província de Maputo, e duzentos e oitenta e seis (286) na Cidade de Maputo. Quinhentas e quarenta e três (543) pessoas estão totalmente recuperadas da Covid-19, enquanto onze (11) morreram, vítimas da doença.


Partilhe
Screen Shot 2020-07-25 at 20.21.jpeg
Arte e Cultura

Zoco Dimande em Grande: Músico e guitarrista dá nota positiva projecto musical “Fica em Casa’’

Partilhe

Músico e guitarrista Zoco Dimande, considera que o Projecto musical #FicaEmCasa é uma iniciativa que dinamiza a cultura no geral, e a música, em particular. Zoco Dimande falava no final da actuação no espectáculo realizado esta sexta-feira, promovido pelo Standard Bank, em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane e a TVM. Foi a sexta edição musical do Projecto #FicaEmCasa, realizada esta sexta-feira. Associando o entretenimento à disseminação de mensagens de consciencialização sobre a prevenção da Covid-19, o espectáculo teve como figura de cartaz, o músico e guitarrista, Zoco Dimande. Durante cerca de hora e meia, telespectadores, ouvintes e internautas, acompanharam alguns temas de 2 álbuns de Zoco Dimande. Convidadas ao palco ao vivo do Projecto #FicaEmCasa, as artistas Sizaquiel e Xembha.   O espectáculo mais de 500 visualizações no Facebook 50 no Instagram, tendo alcançado mais de 1.500 pessoas.


Partilhe
Screen Shot 2020-07-25 at 20.22.jpeg
Nacional

Anchia Talapa diz que a organização vai receber jovens em tratamento no Centro REMAR

Partilhe

organização está de braços abertos para receber os jovens em tratamento no Centro Remar. Anchia Talapa dirigiu-se àquela instituição de caridade para uma visita e entrega de apoio num valor de 50 mil meticais e produtos alimentares. Jorge Nascimento representa parte dos 58 homens que recebem apoio na Remar. É natural de Sofala e vive na Cidade da Beira. Tem 39 anos de idade, funcionário Público, casado e pai de 3 filhos. De livre e espontânea vontade bateu na porta da remar para pedir ajuda. Jorge está em tratamento para se livrar do vício do álcool. Conta que perdeu muita coisa por dar prioridade ao álcool. A Secretária Geral da OJM, de visita à Cidade de Maputo, deslocou-se à instituição de caridade para se inteirar do seu funcionamento, encorajar os indivíduos que aqui se encontram em tratamento e oferecer alguns produtos de primeira necessidade. Dário Rito, pastor e director da Remar explica que o centro tem a missão de trabalhar com os acolhidos de modo a se darem valor, se reconhecerem e se reinserirem na sociedade. Grande parte dos jovens que por aqui passa recebe, segunda fase do tratamento, apoio em formação nas áreas de carpintaria, serrilharia e outras que garantam o auto emprego. (x)


Partilhe
Screen Shot 2020-07-22 at 20.40.jpeg
Nacional

País registou 21 novos casos positivos, 19 moçambicanos e dois indianos

Partilhe

Moçambique ultrapassa 1.400 infecções de transmissão local pela Covid-19, desde a eclosão da doença em marco último no país. Nas últimas 24 horas, foram diagnosticados vinte em casos positivos do Sarc-Cov2, dos quais 19 são moçambicanos.  Das vinte e uma novas infecções, dez foram registadas na Ilha de Moçambique, cidade de Nampula, província do mesmo nome. Dois em Mussorize e Machaze, na província de Manica. O distrito de Nhamatanda em Sofala arrolou duas contaminações pela Covid-19. Xai-Xai e Chongoene em Gaza com quatro infectados, e Cidade de Maputo, com três casos positivos. As ocorrências, resultam da testagem de 839 amostras nos sectores públicos e privado. Assim o país contabiliza, 1.557 casos positivos registados, dos quais 1.401 de transmissão local e 156 infecções importadas. Dos vinte e um novos infectados, 19 são moçambicanos e dois indianos, e resultam da vigilância nas Unidades Sanitárias, vigilância activa e do rastreio de contactos de casos positivos. Até esta quarta-feira, cinco pacientes padecendo de patologias crónicas diversas associadas a Covid-19, ainda continuam internados nos centros de isolamentos espalhados pelo país. Nas últimas vinte e quatro horas, houve registo de dezassete pacientes totalmente recuperadas, totalizando 523 pessoas fora do perigo da doença. Volvidos quatro meses, onze pessoas morreram devido a COVID-19 e duas pereceram por outras doenças. Moçambique com 1.021 casos ainda em activo, Nampula lidera a lista com 239, seguindo Cabo Delgado com 203, província de Maputo 191, cidade de Maputo, 182, Gaza com cinquenta infecções, 39 em Inhambane, Zambézia 28, Manica 23, Tete 22, Sofala 21 e por fim a nortenha província do Niassa com 13 casos de contaminação por Sarc-Cov2.


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado