Author name: Edson Sengo

HGRSGSGDSGD.jpg
Saúde

Abandono no tratamento de Tuberculose cria óbitos em Inhambane

Partilhe

Pelo menos duzentas e noventa pessoas morreram nos últimos dois anos vítimas de tuberculose na Província de Inhambane. Os casos tendem a aumentar e o sector da saúde aponta o abandono ao tratamento como sendo a principal causa dos óbitos naquela província. [iframe width=”880″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/fcL7QwINh_w” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
SHTERDHDHFDHF.jpg
Nacional

Casos de Conflito Homem Animal reduzem em noventa por cento

Partilhe

Moçambique registou uma redução em mais de noventa por cento nos casos de conflito homem fauna bravia nos últimos oito anos. Por outro lado, o abate ilegal de animais selvagens protegidos por lei, também tende a baixar resultando na multiplicação de espécies em vias de extinção.Elefantes e rinocerontes foram os animais mais abatidos nas florestas moçambicanas pelo maior valor comercial que representam no mercado internacional. No ano 2010 por exemplo, o país registou cerca de mil abates de elefantes mas o número viria a baixar consideravelmente nos últimos tempos devido a intensificação das medidas de fiscalização. Segundo a Administração Nacional das Áreas de Conservação em 2017 os furtivos abateram cerca de cento e oitenta elefantes. No conflito homem fauna bravia, também houve redução. Os casos baixaram de seiscentos em 2010 para cem em 2017Apesar de esforços diversos de conservação da biodiversidade, os leões, leopardos e chitas estão sob forte perigo de extinção, devido a factores demográficos e económicos, entre os quais destaca-se a caça furtiva e tráfico de animais selvagens. A força de protecção dos recursos naturais e meio ambiental está a enfrentar caçadores furtivos que não cessam de mudar de estratégias. Apesar de uma ligeira redução, actualmente a maior preocupação tem a ver com o abate de pangolins para fins comerciais no mercado asiático. [iframe width=”880″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/ibO1B-WGQKU” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
naom_5a969d1d42b7e.jpg
Saúde e Lazer

Pare de ignorar as emoções, pela sua saúde

Partilhe

Somos peritos em disfarçar as emoções, mas as consequências que advêm desta negação contam com várias desvantagens para a saúde. Há muito ritmo nos dias de hoje. A pressão sente-se no trabalho, e na própria vida pessoal, que leva a que se queira fazer várias coisas ao mesmo tempo e perder o mínimo de tempo possível. As criações fazem por acompanhar este ritmo seja pelas conversas através do ecrã, para que não se ‘perca tempo’ ou casos tão mais específicos como máquinas de lavar que se ligam através do telemóvel. O propósito é o mesmo: não há tempo a perder, e há que ignorar quaisquer distrações. O levar esta ideia ao extremo camufla as emoções que naturalmente sentimos (ou devíamos sentir). Como diz a Time, a nossa sociedade “não aprende a lidar com as emoções, mas a bloqueá-las e evitá-las”, um atual problema que leva por vezes ao abuso de álcool, drogas (que inclui medicamentos) ou ecrãs – sendo que a tecnologia é também vista como o vício usado para evitar o lado mais humano e emocional. Este cenário, onde as emoções são anuladas, deve todavia ser contrariado, pelo bem da nossa saúde física e mental. Tais problemas foram explorados pela revista norte-americana que não se cinge à importância de nos abrirmos e expressarmos porque ‘a comunicação é importante’. Em vez disso, explora problemas mais graves e menos conhecidos como a contração muscular ou o conter da respiração: respostas biológicas à não expressão. O não libertar emoções, a nível verbal ou não, é sentido pelo próprio organismo e pode resultar em problemas cardíacos, intestinais ou de imunidade. A maior dificuldade passa, comummente, pela ignorância relativa ao tema: deixam-se levar pela exclusão de emoções sem saber as suas consequências que, quando chegam, desconhece-se a origem e não se sabe como as tratar, já que as emoções são algo que não está ao alcance do nosso consciente. A solução passa pois por consciencializar para o problema e para a importância de se trabalhar as emoções no dia-a-dia.


Partilhe
naom_5a96a3db7a1fe.jpg
Saúde e Lazer

Comer os restos de ontem é uma prática comum?

Partilhe

É inevitável nos dias de hoje, mas não facilite. Comprar comida take-away, levar para casa o que sobrou de uma refeição fora ou fazer doses extra propositadamente para garantir a refeição do dia seguinte são boas (e por vezes únicas) soluções para que não tenha de cozinhar diariamente. Além disso, é uma boa medida a se tomar por quem quer aderir à prática de levar a marmita para o trabalho – a forma mais indicada de garantir que o que comemos é saudável e nas doses certas. Contudo, há um lado mau em comer comida guardada que deve ser tido em conta para se diminuir os riscos de intoxicação alimentar – problema muito comum nos Estados Unidos, que contabiliza um milhão de infetados por ano, como aponta a BBC. Mas o problema não se cinge a esta zona sendo que, em qualquer caso, a comida guardada é propícia ao desenvolvimento de bactérias que só não sobrevivem a altas temperaturas. Neste sentido, o primeiro passo será mexer a comida para que aqueça uniformemente. Além disso, evite ao máximo aquecer a comida mais que uma vez, já que, cada vez que o faz, propicia a multiplicação de bactérias. Segundo a BBC, o arroz é um dos alimentos sobre os quais esta regra não deve mesmo passar ao lado. A bactéria Bacillus que se produz neste hidrato de carbono transmite toxinas que, quando ingeridas, levam a diarreia e vómito. Mesmo que aqueça o arroz ao ponto de matar a bactéria, as tóxinas continuam lá presentes. Portanto, esqueça a dose industrial de arroz que faz no domingo a pensar no acompanhamento para toda a semana.


Partilhe
naom_5a96ad55a0020.jpg
Tecnologia

O carro autónomo da Google vai levá-lo numa viagem virtual

Partilhe

O vídeo publicado no YouTube permite-lhe ter uma explicação aprofundada sobre a forma como funcionam os sensores integrados no carro. Mais do que explicar aos utilizadores como funciona a tecnologia autónoma, a Google deve ainda habituá-los à experiência de uma condução autónoma. O vídeo publicado pela Waymo no YouTube permite atingir os dois objetivos. O vídeo está disponível em formato 360º, o que significa que pode explorar o que o rodeia com recurso a realidade virtual a partir do interior do carro usado pela divisão da Google encarregue do desenvolvimento desta tecnologia, a Waymo. O início do vídeo também lhe explica como funciona a tecnologia, mostrando-lhe como funcionam os sensores integrados no carro. Além de velar pela segurança do passageiro, os carros da Waymo também garantem a segurança dos outros condutores e dos peões.   [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/B8R148hFxPw” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
naom_5a96746bdb0a1.jpg
Tecnologia

O Motorola Razr pode estar prestes a regressar… e com um novo design

Partilhe

O CEO da Lenovo confirmou que a marca poderia voltar a lançar o icónico modelo. A Lenovo e a Motorola poderão aproveitar a tecnologia de ecrãs dobráveis para voltar a lançar um novo modelo do icónico Razr. Não é nova a intenção da Motorola voltar a este modelo mas o aparecimento da nova tecnologia de ecrãs poderá torná-la realidade. Quem o disse foi o próprio CEO da Lenovo, Yang Yuanqing, em resposta ao TechRadar durante uma conferência fechada no Mobile World Congress de Barcelona. “Com novas tecnologias, os ecrãs dobráveis em particular, penso que verás mais inovação no design dos nossos smartphones. Portanto, temos esperança que o que descreveste [sobre a marca Motorola Razr] venha a ser desenvolvido e concretizado muito em breve”, respondeu Yang Yuanqing sobre um possível relançamento do Razr.


Partilhe
naom_59b906803345b.jpg
Tecnologia

Rumor: Apple prepara três novos iPhone para 2018

Partilhe

Entre eles está o iPhone com o maior ecrã alguma vez lançado. A Bloomberg avançou com a notícia que a Apple lançará em 2018 três novos iPhone, entre os quais estará o smartphone com o maior ecrã alguma vez lançado pela ‘empresa da maçã’. Alegadamente, o ecrã deste iPhone chegará às 6.5 polegadas. Há outro modelo premium entre este trio, o qual terá um ecrã de menores dimensões (sem informação de tamanho). Estes dois dispositivos terão alegadamente um ecrã OLED, reconhecimento facial Face ID, processador A12 e um design semelhante ao encontrado no iPhone X. O terceiro modelo será o mais barato do conjunto, oferecendo o mesmo design de ecrã a cobrir a face frontal mas, desta feita, com tecnologia LCD tal como o iPhone 8. Diz a Bloomberg que a estratégia da Apple pretende fazer face à adesão abaixo das expetativas dos consumidores em relação ao iPhone X. O motivo estará relacionado com o preço que,estando fixado acima dos mil euros, não deverá ter ajudado a cativar interesse.


Partilhe
naom_5a96cd5fb5d5b.jpg
Tecnologia

Fique descansado. As sanitas japonesas terão todas os mesmos símbolos

Partilhe

As fabricantes chegaram a acordo na escolha dos símbolos que serão adotadas nas sanitas tecnológicas. As fabricantes de sanitas tecnológicas no Japão chegaram a acordo para normalizar os símbolos associados a determinadas funções nestes gadgets. O momento é portanto para celebrar, sobretudo para os estrangeiros que, de visita ao Japão, tinham de lidar com diferentes símbolos sempre que iam à casa de banho. O acordo foi celebrado pela Japan Sanitary Equipment Industry Association – associação da qual fazem parte as principais fabricantes de equipamentos sanitários em que se encontram a Toshiba e a Panasonic (por exemplo) – e dele fazem parte oito símbolos distintos. Abrir e fechar a tampa da sanita, maior ou menor quantidade de água ao puxar o autoclismo e até secar, são todas opções previstas nestas opções. Os novos símbolos já começaram a ser aplicados pelas várias fabricantes e, como refere o Digital Trends, é provável que os guias comecem a incluir os símbolos standardizados como forma de preparar os turistas.


Partilhe
naom_5a9580a5ed9a3.jpg
Tecnologia

Vero, a nova rede social com ambições de ser o Instagram

Partilhe

“Nós não fazemos a curadoria, não manipulamos, introduzimos anúncios ou escondemos publicações. O que vês foi partilhado contigo quando foi partilhado contigo”. Há uma rede social a agitar ‘ondas’ entre os utilizadores de dispositivos móveis. Dá pelo nome de Vero e assume um formato muito semelhante ao do Instagram que dá prioridade à partilha de fotografias. “O feed é composto pelas tuas publicações e pelas publicações das pessoas a quem estás ligado ou das pessoas que segues. Nós não fazemos a curadoria, não manipulamos, introduzimos anúncios ou escondemos publicações. O que vês foi partilhado contigo quando foi partilhado contigo”, explica a empresa ao Metro. A ideia é manter os anúncios fora da Vero e oferecer aos utilizadores apenas as publicações que lhes interessam realmente. Este é um ponto de discórdia entre os utilizadores do Instagram e a rede social, que tem sido cada vez mais voltada para publicidade pelo Facebook. O serviço não tem qualquer tipo de anúncio publicitário e é financiado por via de uma subscrição paga pelos utilizadores. Os responsáveis pela Vero garantem que o primeiro milhão de utilizadores a inscreverem-se não terão de pagar subscrição, pelo que pode querer experimentar esta rede social o mais rápido possível.


Partilhe
Canon-Speedlite-470EX-feat.jpg
Tecnologia

A Canon apresentou o flash do futuro

Partilhe

O Speedlite 470EX-AI está equipado com inteligência artificial e é capaz de se ajustar automaticamente. A Canon apresentou recentemente o primeiro flash inteligente capaz de se ajustar automaticamente para proporcionar a melhor iluminação possível. O flash, de nome Speedlite 470EX-AI, faz uso de inteligência artificial (IA) e sensores para, de acordo com a distância do objeto da fotografia e do teto, se ajustar com a ajuda de pequenos motores na base e dobradiça. Ainda assim, terá de ter a câmara numa posição fixa antes de ativar o ajustamento do flash. No vídeo acima poderá ter uma explicação completa da Canon sobre a Speedlite 470EX-AI e vê-la em ação.     [iframe width=”808″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/O1wVR4lpAuo” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]


Partilhe
Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado