Futuro de Cyril Ramaphosa: Parlamento sul-africano toma decisão amanhã

Partilhe

President_Cyril_Ramaphosa_9976_DV.jpg

A África do Sul entra numa semana decisiva com o Presidente a lutar pela sua sobrevivência no partido e como líder do país. Amanhã é a vez do Parlamento decidir se o Presidente Cyril Ramaphosa é destituído. Uma boa parte dos deputados do ANC prometem votar contra o processo de impeachment.

As chances de impeachment são pequenas devido ao domínio do ANC no parlamento, onde detém 230 assentos, ou quase 60% do total, e normalmente vota de acordo com as linhas partidárias. A destituição de um presidente requer uma maioria de dois terços. Se o parlamento rejeitar o relatório e a recomendação, tal como se prevê, a questão parlamentar termina por aí. No entanto, tudo ficaria para as batalhas internas do ANC na sua conferência nacional electiva que começa esta sexta-feira. Enquanto isso, em actividade de campanha na Cidade de Cabo, Cyril Ramaphosa pediu aos membros do ANC que abraçassem o programa de Renovação e Reconstrução, ao mesmo tempo que promete abordar problemas sociais, prestação de serviços, violência de gênero e corrupção no seio do partido.  O presidente do ANC diz estar confiante de que o partido vai permanecer no comando da África do Sul após as eleições gerais de 2024. Ramaphosa continua sendo o favorito para vencer na conferência desta semana, onde enfrenta o ex-ministro da saúde que renunciou ao governo, no ano passado, acusado de corrupção.

[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/P0bC4rsAo2g” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen ]

Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado