quinta-feira, 10 setembro 2020 17:04

Alegada violação dos direitos humanos em Cabo Delgado: FDS distanciam-se da acusação da amnistia internacional

eyeryeryery.jpg

As Forças de Defesa e Segurança dizem que não compactuam com quaisquer formas de tortura, tentativas de decapitação, maus tratos ou actos ilegais de violação dos direitos humanos.
As FDS reagiam, hoje, a uma acusação feita pela Amnistia Internacional, de uma alegada violação dos direitos humanos protagonizados na província de Cabo Delgado.
A Amnistia Internacional acusou, esta quarta-feira, as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas de estarem a protagonizar actos de tortura e graves violações aos direitos humanos no teatro operacional norte.
As autoridades moçambicanas consideram que depoimento da Amnistia Internacional põe em causa a missão das FDS de salvaguardar a segurança dos cidadãos.
As Forças de Defesa e Segurança dizem ainda que os pronunciamentos daquela Organizaçao ignoram vários elementos que ocorrem no teatro das operações em Cabo Delgado.
As FDS recordam que os terroristas usam a internet, redes sociais e propalam fake news ou falsas informações para confundir a opinião pública. Dizem ainda que a própria Amninistia Internacional tem dado costas a actos de massacre protagonizados pelos terroristas.
Moçambique é signatário de acordos internacionais de defesa dos direitos humanos, como por exemplo a Convenção das Nações Unidas contra Torutura e outros Tratamentos ou penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes.
As Forças de Defesa e Segurança dizem estar firmes na defesa da integridade territorial e contra qualquer tipo de agressão em Moçambique.

Lido 2222 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.84

69.19

USD 63.25 64.51
ZAR 3.33 3.39
Fonte: BCI,  26  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis