terça-feira, 26 abril 2022 21:16

CFM-Sul vai escoar 380 mil toneladas de carvão mineral do Botswana por ano

COMBOIO.png

Sistema Ferroviário Sul prevê transportar 380 mil toneladas de carvão mineral do Botswana, por ano, para exportação através do Porto de Maputo.

Segundo o Director Executivo dos CFM-Sul, Augusto Abudo, o arranque do transporte ferroviário de trânsito do recurso mineral dos twanas é o culminar das conversações entre o Presidentes de Moçambique e do Botswana.

Momento em que o comboio de 40 vagões transportava Duas Mil toneladas do Carvão Mineral extraído nas minas de Morrupule, no Botswana, passou por Marracuene, depôs de ter escalado a região fronteiriça de Chicualacuala, em Gaza.
A viagem no percurso de mil e quatrocentos quilómetros durou quatro dias, passando por Zimbabwe, tendo como ponto de partida a região de Palapye, na parte central do Botswana.
Este será provavelmente o Primeiro Comboio de transporte de carvão mineral do Botswana a partir das minas de Morrupule, no Botswana.
Poderá ser feito um histórico na plataforma moçambicana de logística, após quase cinco décadas proclamação da independência nacional. Os tswanas querem privilegiar o sistema ferro-portuário moçambicano para o transporte do carvão mineral.
Em perspectiva está o transporte de 32 mil toneladas do carvão mineral por mês.

Media

Lido 657 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 68.49

69.85

USD 63.25 64.51
ZAR 3.33 3.39
Fonte: BCI,  28  Março 2024 

Tempo

28 Março de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 28ºC
Mínima: 19ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis