segunda-feira, 25 abril 2022 17:20

Sabotagem de Posto de Transformação deixa 200 famílias sem energia em Chicumbane

Screen_Shot_2022-04-25_at_17.33.30.png

Desconhecidos vandalizam posto de transformação de energia e deixam duzentas famílias às escuras em Chicumbane, Distrito do Limpopo, em Gaza.

Pela mestria com que os malfeitores retiraram os vinte metros de cabo de cobre, as famílias afectadas suspeitam haver conivência dos técnicos da empresa Electricidade de Moçambique no roubo.

Em Chicumbane, província de Gaza, 200 famílias estão sem energia desde a madrugada da quinta-feira, em consequência da vandalização do posto de transformação de energia.

“Vandalizaram PT. Roubaram...sei lá, não sei o que roubaram mas não há energia na zona. Vocês, já informamos a EDM? Sim. Veio a EDM, a polícia. Vieram ver mas depois não disseram nada” – conta Alice Mondlane, residente em Chicumbane.

Nelson Dava, também residente de Chicumbane, dá o seu testemunho: “Víamos este tipo de  situações na Televisão  que está acontecer em Maputo, bairro Boquisso... não sei aonde mas que nunca imaginamos que seria cá, a nossa vez”

Pela mestria com que os vinte metros de cobre foram retirados, os residentes do Bairro 2 de Chicumbane suspeitam haver conivência dos técnicos da EDM no roubo, como o diz Moisés Cambaco, outro residente de Chicumbane: “Não acho que um cidadão simples tenha  feito isto. Eu acho que é uma pessoa, um grupo que tem experiência para tal trabalho”.

Para os residentes, a situação é confrangedora: “Ficamos com medo de sair. Mesmo sair para casa de banho é um pouco difícil, imagina para caminhar de um sitio para outro, é complicado” – diz Alice Mondlane.

“Caril, tudo mais está apodrecer. A vida hoje em dia sem energia é difícil” – conta Moisés Cambaco num desabafo partilhado por Nelson Dava, igualmente residente de Chicumbane: “É preocupante. Ainda ontem liguei para os técnicos da EDM a perguntar se sabem do assunto que aconteceu em Chicumbane, disseram que sabem, têm conhecimento”.

Sobre os prejuízos e datas da reposição dos estragos provocados neste PT, a Empresa Electricidade de Moçambique promete pronunciar-se, na próxima terça-feira.

Media

Lido 709 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.37

68.71

USD 63.25 64.51
ZAR 3.31 3.36
Fonte: BCI,  23  Abril2024 

Tempo

22 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 34ºC
Mínima: 22ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis