quinta-feira, 21 abril 2022 18:13

Alerta de mau tempo: INAM prevê chuvas fortes no Norte a partir desta sexta-feira

chuvas-e-ventos.jpeg

Chuvas fortes poderão fustigar as províncias da Zambézia, Nampula e Cabo Delgado durante três dias, a partir desta sexta-feira, de acordo com o Instituto

Nacional de Meteorologia.

Os próximos três dias poderão ser de chuva forte na Zona Norte do País.

O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia, INAM.

O mau tempo tem origem num sistema de baixas pressões, que se formou esta quarta-feira em Madagáscar. “Ele já está no nosso canal, e vai intensificar-se neste fim-de-semana, sexta, sábado e domingo. E não vai trazer muito vento, e por não trazer muito vento vai dar muita chuva nestes dias. Esperamos quantidade de muita chuva que em três dias podemos ter um acumulado de 500 mm, é muita chuva”, diz o meteorologista Manuel Francisco.

O fenómeno vai afectar a navegação marítima em três províncias da Zona Norte, tal como indica Manuel Francisco. “Estamos a falar da zona costeira, concretamente Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, principalmente nos Distritos Costeiros é que vão ser afectados por esse sistema. Em termos de ventos estamos a falar de 70 quilómetros por hora, mas não é muito forte como os outros sistemas que entraram com 190 quilómetros. Por ser lento o vento ele vai dar muita precipitação nesta região”.

A cidade de Maputo vai continuar com um tempo fresco, nesta sexta-feira, prevendo-se uma mudança do tempo no sábado, dia em que poderão ocorrer chuvas de pequena intensidade.

Media

Lido 2201 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.37

68.71

USD 63.25 64.51
ZAR 3.30 3.36
Fonte: BCI,  25  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis