quarta-feira, 20 abril 2022 23:37

Fim do estado de calamidade pública: Economistas dizem que a medida vai aliviar o sector económico

econcvd.jpg

O fim do estado de calamidade pública no país vai ajudar na recuperação rápida da economia.

A opinião foi expressa por alguns economistas, na sequência do alívio das medidas restritivas da COVID-19, hoje anunciadas pelo presidente da república, Filipe Nyusi.

O sector económico foi um dos que mais sofreu com as restrições impostas devido a covid1-19.

As limitações que o sector privado teve em 2020, ano tido como o mais crítico, provocaram perdas de mais de mil milhões de dólares.

Noventa mil postos de trabalho foram suspensos.Isso tudo, obviamente que reflectiu-se naquilo que foi o crescimento económico, nas receitas daquilo que as empresas poderiam ter feito como receitas, se tivessem operado”, diz o economista Eduardo Sengo.

Muhammad Abdullah, também economista, manifesta algum optimismo:Esperamos que esta recuperação gradual continue e de forma mais forte, com maior intensidade, para que possamos de factor recuperara este sector desta grande crise em que se afundou durante a COVID”.

Com abertura anunciada esta quarta-feira, os economistas esperam que os postos de trabalho voltem a operar normalmente, sobretudo no sector do turismo, o que mais sofreou com as restrições. “Vai significar a recuperação paulatina e gradual dos postos de trabalho, é por isso que nós defendemos que o plano de recuperação empresarial vai acelerar esse processo. Vamos retirar alguma outra barreira que nem sequer tem a ver com a COVID” – diz Eduardo Sengo.

Por sua vez, Ezequiel Moiane quer queMuitas pessoas que perderam os seus empregos consigam voltar para que a economia volte a produzir na sua máxima força, isso significa haver maior capacidade de mão-de-obra no mercado, disponível para fazer face à demanda das empresas nos próximos dias. O outro benefício que vai se registar a nível económico tem a ver com investimentos que ficaram retraídos devido as restrições”.

A abertura vai ajudar ainda na implementação do plano de recuperação empresarial para apoiar os sectores que mais sofreram com as medidas impostas pela COVID-19.

 

Media

Lido 2495 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.24

68.58

USD 63.25 64.51
ZAR 3.29 3.35
Fonte: BCI,  19  Abril2024 

Tempo

18 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis