sábado, 08 agosto 2020 22:06

Decorre em Maputo projecto de Fomento do cultivo Mexilhão

Screen Shot 2020-08-08 at 22.02.jpeg

O Instituto Nacional de Desenvolvimento de Pesca e Aquacultura, IDEPA e a Reserva Marinha Parcial da Ponta de Ouro estão a desenvolver um projecto de Fomento de Cultivo do Mexilhão.

O Projecto-piloto que visa repovoar a costa moçambicana com a espécie está a ser implementada nas águas oceânicas da península de Machangulo, no Distrito de Matutuíne, na Província de Maputo.

O mexilhão é um marisco milenar da espécie de moluscos, bastante procurado na culinária dos países da Europa Ocidental.

 Até 2007, a União Europeia detinha 86% de toda a produção mundial do marisco num valor estimado em 231 milhões de euros.

De acordo com o Instituto Nacional de Desenvolvimento de Pesca e Aquacultura, IDEPA, a costa moçambicana já possuiu inestimáveis quantidades de Mexilhão mas a procura desenfreada, por parte dos pescadores, levou a que este produto se esgotasse nas águas territoriais da zona sul de Moçambique, com destaque para a costa da cidade e província de Maputo.

A espécie possui um alto valor comercial. Um quilograma de mexilhão chega a custar setecentos meticais no mercado internacional.

Para o repovoamento da costa, com esta espécie, o IDEPA e a Reserva Marinha Parcial da Ponta de Ouro estão a desenvolver um projecto de Fomento de Cultivo do Mexilhão nas águas protegidas da península de Machangulo no distrito de Matutuíne.

Além de reduzir a pressão pela pesca, o mexilhão tem a função ecológica de melhorar a qualidade da água e a produtividade primária uma vez que as suas fezes, são nutrientes para os peixes e outros animais que compõem a biodiversidade marinha.

O cultivo de Mexilhão está a ser feito em saquetas de 2 quilogramas cada, colocadas a flutuar no meio do mar. Em cada quinze dias os técnicos do IDEPA fazem a sua higienização e a monitoria do seu desenvolvimento. Do projecto-piloto espera-se colher cerca de uma tonelada.

O projecto vai beneficiar a 15 pescadores de uma associação local.

Lido 926 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.37

68.71

USD 63.25 64.51
ZAR 3.31 3.36
Fonte: BCI,  23  Abril2024 

Tempo

22 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 34ºC
Mínima: 22ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis