quinta-feira, 06 agosto 2020 21:14

Processo DDR: Chefe de Estado fala em mais de 500 guerrilheiros da renamo reintegrados socialmente

Screen Shot 2020-08-06 at 21.09.jpeg

Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que o processo de pacificação no país foi repleto de enormes desafios e tormentos.

Na celebração do primeiro aniversário do Acordo de Paz e Reconciliação de Maputo, o Chefe de Estado afirma que mais de 500 guerrilheiros da Renamo estão reintegrados na sociedade.

O Chefe de Estado reconhece ter sido um difícil percurso para o alcance dos entendimentos entre o governo e a Renamo.

Entre avanços e recuos, recalendarização de agendas e até, em alguns momentos, desacordos, mas sempre com o foco no alcance de consensos para o fim das hostilidades. 

Hostilidades que, para o Presidente da República, dilacerou o tecido social e a economia do país.

Filipe Nyusi afirma que o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reiteração está a produzir resultados visíveis a nível social. Nyusi pretende a continuidade e celeridade do mesmo. 

O Chefe de Estado recorda que foi com o antigo líder da Renamo, Afonso Dlakama que o governo e a Renamo iniciaram as intenções para o cumprimento do DDR.

O presidente faz a cronologia dos factos. Nyusi fala da formalização legal do DDR, com Ossufo Momad, na Serra da Gorongosa.

Recorda o Presidente da República que a eleição de governadores é parte do cumprimento do dossier entre as partes, governo e Renamo.

O país assinala, esta quinta-feira, o primeiro ano do Acordo de Paz e Reconciliação de Maputo, entre o governo e a Renamo. 

Lido 9732 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.24

68.58

USD 63.25 64.51
ZAR 3.29 3.35
Fonte: BCI,  19  Abril2024 

Tempo

18 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis