ENTRETENIMENTO

Arte e Cultura

Restaurada obra de Malangatana: A obra foi pintada em 1967 e fala sobre trabalho

gbfvcdxszaqohbgvcdxszqplkjmnhtrelkmjh.png

A ministra da Cultura e Turismo diz que o país ainda precisa se empenhar na formação de técnicos especializados na restauração de obras de arte em avançado estado de degeneração. Eldevina Materula considera que este acto crucial vai resgatar e dar outro rumo ao variado espólio artístico cultural, espalhado um pouco por todo ao país.

16 Abr. 2024

Arte e Cultura

Morte de Arão Litsuri:Ministra da Cultura destaca qualidades do malogrado

wachimaxwyert.png

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, reconhece o potencial de Arão Litsuri enquanto um contribuinte para o desenvolvimento da cultura moçambicana, através da música e da literatura. Em mensagem recebida na nossa redacção, Eldevina Materula endereça sentidas condolências a família do multifacetado e aos fazedores das artes. A ministra lamenta o fim de Arão Litsure, que SE destacou no mundo das artes através da sua personalidade multifacetada, verticalidade e de grande sentido de edificação da arte moçambicana. Arão Litsuri morreu na madrugada deste domingo, vítima de doença. O Músico, Pastor e antigo presidente da Comissão Nacional de Eleições, deixa viúva e filhos.

15 Abr. 2024

Arte e Cultura

Cem anos de Fernando Leite Couto: Celebração da vida e obra do jornalista, escritor, tradutor e poeta

kjnhbgvfcdxzaqoiq.png

Decorrem a partir desta segunda-feira, na cidade de Maputo, as comemorações dos cem anos do nascimento de Fernando Leite Couto. As celebrações têm como objetivo dar continuidade ao legado do jornalista, escritor, tradutor e poeta no que concerne a divulgação e apoio à classe jornalística moçambicana.

17 Abr. 2024

Últimas

Artes e Cultura

Receitas

358298.jpg

Ingredientes 

Para a Matapa:
– 1 copo de matapa ou couve pilada/triturada com 4 dentes de alho
– leite de 2 côcos ou 1l de leite de côco de compra
– 2 copos de farinha de amendoim
– 1 cebola picada + 2 tomates picados e pilados num almofariz

Para o leite de côco (caso se faça caseiro):
– 2 côcos ralados (= 1 malga bem cheia)
– 750 ml de água morna

 

Modo de Preparo

Como se faz a Matapa?

1. Coloca-se a matapa numa panela com água e leva-se a cozinhar até a água desaparecer totalmente. A matapa tem de ficar bem sequinha. Este processo pode demorar entre 45 a 60 min. Reserva-se.

2. Faz-se o leite de côco: ralam-se os côcos – ou usa-se côco já ralado – para um recipiente, junta-se 250ml de água morna e, com as duas mãos, espreme-se bem o côco juntamente com a água durante alguns segundos por forma a extraír o máximo conteúdo do côco para a água. Coa-se, com um pano fino, para outro recipiente. Volta-se a colocar o côco ralado, e já coado uma vez, no primeiro recipiente e acrescentam-se mais 500ml de água morna. Repete-se o processo e coa-se novamente para junto do primeiro leite coado e temos o nosso leite de côco feito de forma artesanal. Salta-se este passo se se usar leite de côco de compra.

3. Faz-se o preparado de amendoim e côco: retira-se um pouco de leite de côco para outro recipiente (cerca de 1/3) e junta-se a farinha de amendoim aos poucos mexendo muito bem para diluír. Coa-se para dentro do nosso leite de côco e mexe-se. Retira-se a restante quantidade da farinha de amendoim que ficou no passador e volta-se a colocar no primeiro recipiente, juntando agora um pouco de água (+/-250ml) e mexendo novamente para continuar a diluir o bolo de farinha que ainda resta. Coa-se esta mistura novamente para dentro do leite de côco. Pode-se coar uma vez mais a farinha de amendoim com a mesma quantidade de água ou não. O objectivo deste processo é não deixar o prato muito denso da farinha de amendoim, mas desperdiçando o mínimo possível, por isso eu diria que se o bolo de amendoim coado 2 vezes ainda for significativo em termos de quantidade, deve-se coar uma vez mais, se não for despreza-se a restante farinha. Por fim mexe-se bem a mistura de leite de côco e amendoim, acrescenta-se o tomate e a cebola e leva-se a ferver, em lume brando, mexendo sempre para não colar ao fundo do tacho (cerca de 30 min.).

3. Acrescenta-se a matapa e leva-se novamente ao lume – brando – para apurar, mexendo sempre. A Matapa vai engrossar e adquirir textura. Este processo demora cerca de 1/2h. A Matapa pode ter uma textura mais cremosa ou mais líquida consoante o gosto de quem a prepara. Combina com arroz ou xima.

05 Dez. 2018

Matapa com Arroz branco

Cinema

Saúde e Lazer

Tecnologia

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.16

68.50

USD 63.25 64.51
ZAR 3.33 3.39
Fonte: BCI,  16  Abril2024 

Tempo

16 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 27ºC
Mínima: 18ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis