sexta-feira, 22 novembro 2019 21:31

Sistema de pagamentos electrónicos: Nova operadora entra em funcionamento para o ano

BAnco_de_moxcambique_adminuistrador.jpg

A nova operadora do sistema de pagamentos electrónicos entra em funcionamento a partir do próximo ano em Moçambique. Trata-se da Euronet, que se espera venha a conferir maior fiabilidade à área de pagamentos do sistema financeiro no país. O Governador do Banco de Moçambique (BM), Rogério Zandamela, explica que, com a entrada em funcionamento desta operadora, todos os bancos comerciais e instituições de moeda electrónica estarão conectados de modo a conferir melhor qualidade de serviços prestados aos cidadãos.

“Um cliente pode fazer transacções de banco para banco, de banco para instituições de moeda electrónica como Mpesa, Mkesh e e-mola. Podem fazer transacções porque têm um sistema com capacidade para fazer”, disse o governador do Banco Central, que falava ontem na cidade de Xai-Xai, em Gaza, na abertura do 44.º Conselho Consultivo do Banco de Moçambique, evento que encerra amanhã.

Na ocasião, o governador do BM disseque desde 2017 a missão do banco emissor é consolidar a estabilidade macro-económica e o sistema financeiro, mas que este desiderato ocorreunum contexto económico, político e social,particularmente complexo e desafiante,tanto na arena doméstica, como internacional.

Zandamela explicou que os ciclones tropicais Idai e Kennethreduziram a oferta de bens e serviços e provocaram danos humanos enormes, enquanto as eleições, no novo formato, implicaram maiores gastos por parte do Estado, desafios para o Orçamento do Estado e sua própria gestão.

Na lista dos desafios referiu-se também à instabilidade em Cabo Delgadoe os focos de violência em Manica e Sofala.

Porém, de acordo Rogério Zandamela, a nível interno também houve aspectos positivos a registar, como a assinatura do acordo de paz, o anúncio da decisão final de investimentos no projecto doGás Natural Liquefeito(GNL)na área 1 da bacia do Rovuma e o desembolso de 118 milhões de dólares pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para o apoio directo ao Orçamento Geral do Estado.

“Também recebemos muito recentemente, no meio da campanha eleitoral, cerca de 880 milhões de dólares de mais-valias. Eram mais valias que ninguém esperava e que dão mais flexibilidade ao Governo de priorizar como este dinheiro vai ser gasto”, disse.

O governador do Banco Central afirmou que a instituição que dirige conseguiuconsolidar a estabilidade macro-económica e o sistema financeiro.

Zandamela sustenta esta avaliação nos resultados alcançados, nomeadamente a redução de inflacção para cerca de dois por cento, o aumento substancial das reservas internacionais para níveis confortáveis de quase sete meses de cobertura de importações, a estabilidade da taxa de câmbio em torno de 60 a 63 meticais por dólar, a manutenção de níveis adequados de solvabilidade dos bancos em torno de 25 por centoe a melhoria dos indicadores da inclusão financeira.

Ainda ao longo do exercício de 2019, no plano da política monetária visando baixar o custo do financiamento, o governador do Banco de Moçambique destacou a redução da taxa de referênciabásica de 15 para 12,75 por cento, o que contribuiu para que se reduzisse a taxa de juros que os bancos praticam com a sua clientela,de 20,20 para 18 por cento.

Lido 940 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.24

68.58

USD 63.25 64.51
ZAR 3.29 3.35
Fonte: BCI,  19  Abril2024 

Tempo

18 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis