terça-feira, 23 julho 2019 10:11

Irão anuncia reunião extraordinária para salvar acordo de Viena

Irão.jpg

Uma nova reunião extraordinária para tentar salvar o acordo

sobre o programa nuclear iraniano vai realizar-se em Viena no domingo, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão.


De acordo com o comunicado do chefe da diplomacia iraniana, os países que compõem o acordo (Alemanha, China, França, Grã-Bretanha e Rússia) vão-se reunir a nível ministerial.

 

A próxima reunião extraordinária da Comissão Conjunta do acordo nuclear do Irão, sem a presença dos Estados Unidos, vai decorrer um mês depois do último encontro na capital austríaca.

 

Sobre o contexto da reunião do dia 28 de julho, o Irão nota "alguns progressos" no sentido de ver amenizados os efeitos provocados pelas sanções norte-americanas, apesar de considerar "insuficientes" os últimos desenvolvimentos.

 

Entretanto, agravam-se as tensões na região do Golfo.

 

O acordo de Viena está ameaçado após a saída dos Estados Unidos, em maio de 2018, e pela imposição de sanções contra o Irão.

 

O Irão acusa os Estados Unidos de violação do direito internacional pela saída unilateral do acordo e recusa-se a negociar com Washington sob a pressão das sanções que foram impostas.

 

O acordo de Viena determina o afastamento de Teerão do programa de desenvolvimento de armamento atómico tendo o Irão aceitado abandonar o programa nuclear em troca do levantamento de sanções que afetavam a República Islâmica.

 

O restabelecimento das sanções norte-americanas atingiu a economia iraniana provocando uma recessão.

 

Para continuar a cumprir o acordo, o Irão exige dos parceiros, e sobretudo dos países europeus, a tomada de medidas eficazes que possam garantir os interesses de Teerão.

 

Para o Irão, os países europeus devem colaborar no sentido de ultrapassar os problemas provocados pelas sanções impostas pelos Estados Unidos, sobretudo no que diz respeito à venda de petróleo aos países estrangeiros.

 

Em resposta à decisão norte-americana de se retirar do acordo, o Irão, que esteve submetido a um regime de inspeções, começou a afastar-se dos compromissos alcançados em Viena em 2015.

 

O Irão ameaça não respeitar o limite imposto pelo acordo sobre as reservar de urânio enriquecido (300 quilogramas) assim como não cumprir o plafond sobre o enriquecimento de urânio com 3,67% de pureza.

 

Teerão ameaça abandonar em setembro a próxima etapa suplementar do "plano de redução" prevista nos compromissos de Viena caso as condições não sejam cumpridas.

 

Lido 843 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.24

68.58

USD 63.25 64.51
ZAR 3.29 3.35
Fonte: BCI,  19  Abril2024 

Tempo

18 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis