segunda-feira, 22 julho 2019 21:01

Privilegiar parcerias no atendimento à criança

ISAURA.gif

A ORGANIZAÇÃO dos Continuadores de Moçambique deve privilegiar parcerias com instituições que trabalham em prol da criança, como forma de complementar os esforços do Governo no atendimento e defesa dos direitos deste grupo.

A posição foi defendida ontem, na província de Maputo, pela Primeira-Dama e presidente da “Continuadores”, Isaura Ferrão Nyusi, no encerramento da II sessão do Conselho Central desta organização.

O encontro, que reuniu membros, organizações da sociedade civil e parceiros de cooperação, pretendia fazer o balanço das actividades realizadas no ano passado, proclamar novos membros honorários, bem como debater e aprovar o orçamento para o presente exercício económico.

A presidente da “Continuadores” disse, na ocasião, que a sessão abre espaço para que a organização oriente e encaminhe a criança a uma educação baseada no amor à família, dedicação aos estudos, respeito pelo trabalho, prática do desporto, espírito de solidariedade, amor e protecção ao meio ambiente.

“O nosso desafio é tão enorme que nós, só nós sozinhos, não poderemos levar bem avante tudo o que almejamos, daí que temos que contar com parcerias de várias instituições que trabalham em prol da criança, tendentes a complementar os esforços do país no atendimento da criança”, disse Isaura Nyusi.

O secretário-geral da “Continuadores”, Danilo Teixeira, enalteceu o trabalho do Gabinete da Esposa do Presidente da República, conducentes ao bem-estar da criança e empoderamento da mulher, e manifestou o compromisso da organização de contribuir para o desenvolvimento do país.

Solicitado a comentar a aprovação da lei contra as uniões prematuras, Teixeira disse que o instrumento representa um ganho na promoção e protecção dos direitos da criança, em particular da rapariga.

“Esta é uma lei oportuna e nós, como organização que trabalha em prol da criança, vamos trabalhar ao lado do Estado para garantir a sua implementação. Não há dúvidas que este é um ganho no quadro da protecção dos direitos da criança”, acrescentou.

Para este ano, a Organização dos Continuadores de Moçambique pretende reforçar as acções em prol do desenvolvimento são e harmonioso da criança e salvaguarda dos seus direitos, bem como mobilizar todos os sectores da sociedade e comunidade internacional para apoio às actividades que visam a promoção do bem-estar deste grupo.

De forma específica, pretende-se aumentar as oportunidades de educação e formação das crianças com deficiência e garantir a permanência das raparigas nas escolas, até à conclusão dos ensinos básico e secundário.

No quadro da promoção da educação no amor à família, à pátria e ao povo, dedicação aos estudos e prática de actividades desportivas, a organização quer ver reforçado o conhecimento da história do país, promover o plantio de árvores e mudança de atitudes e comportamentos individuais na defesa do meio ambiente.

Lido 938 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.37

68.71

USD 63.25 64.51
ZAR 3.30 3.36
Fonte: BCI,  25  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis