quinta-feira, 18 julho 2019 08:43

WhatsApp é menos seguro do que imagina, dizem investigadores

naom_55361ded8efb2.jpg

 “Porém, tal como mencionámos no passado, nenhum código está imune de vulnerabilidades de segurança”.

O uso de encriptação tornou o WhatsApp e a Telegram duas as apps de mensagens mais seguras aos olhos dos utilizadores, uma ideia que um relatório dos investigadores da Symantec vem a desfazer. De acordo com este relatório, está ao alcance de hackers a utilização de apps maliciosas para alterar ficheiros de media trocados através destes serviços.

Apesar de o armazenamento interno de media estar salvaguardado do ponto de vista de segurança, o armazenamento externo está mais exposto. Dizem estes investigadores de segurança que, se o utilizador instalar uma app maliciosa previamente, é possível que o hacker consiga manipular o ficheiro livremente. Isto mesmo antes do ficheiro ser acedido pelo utilizador.

Apesar dos resultados desta investigação, os investigadores notam que nenhum app está imune deste vulnerabilidades. “Porém, tal como mencionámos no passado, nenhum código está imune de vulnerabilidades de segurança”, pode ler-se no comunicado partilhado pelo The Verge.

“O WhatsApp investigou o assunto de perto e é similar a questões anteriores sobre o impacto do ecossistema de apps no armazenamento em dispositivos móveis. Atualmente o WhatsApp segue as melhores práticas atuais providenciadas pelos sistemas operativos para o armazenamento de media e está atento a providenciar atualizações de acordo com o desenvolvimento contínuo do Android”, pode ler-se no comunicado do WhatsApp. Já a Telegram não se pronunciou ainda sobre o assunto.

Lido 1042 vez(es)

Recomendados para si:

  • "Não podemos dar-nos ao luxo de ser geração que comprometeu o planeta"

    Guterres.jpg

    O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou hoje para o perigo das alterações climáticas na sua mensagem de Ano Novo e apelou ao "empenho ativo" dos jovens.
    "As alterações climáticas não são apenas um problema a longo prazo, mas um perigo claro e presente", afirmou António Guterres na mensagem de Ano Novo das Nações Unidas, com duração de cerca um minuto e meio e transmitida através da Internet.

  • Branqueamento de Capitais: GAFI avalia Moçambique no cumprimento de normas internacionais de combate

    Screen Shot 2019-10-31 at 9.21.52 PM.jpeg

    Grupo de Accão Financeira, GAFI, esta a avaliar Moçambique no cumprimento das normas internacionais de combate ao branqueamento de capitais.

    Segundo o Director Executivo da Ernest and Young, o trabalho do GAFI tem como finalidade determinar a posição do país no seio do grupo acção que deverá influenciar no relacionamento entre o país e instituições financeiras internacionais.

  • Farto de grupos de WhatsApp? A atualização que esperava já chegou

    Whatshapp2.jpg

    A app de mensagens permitirá um maior controlo em relação aos utilizadores que o podem adicionar a grupos.
    OWhatsApp lançou finalmente a opção que permitirá aos utilizadores da aplicação de mensagens ter um maior controlo em relação a que grupos são adicionados.

  • WhatsApp. Hackers tiveram acesso a mensagens com apenas um GIF

    naom_589d7c6548dfb.jpg

    Vulnerabilidade foi descoberta por um investigador e residia no visualizador da galeria na aplicação.
    Um investigador de nome Awakened denunciou no GitHub uma vulnerabilidade no WhatsApp que terá permitido a hackers terem acesso a ficheiros e mensagens de texto com um simples GIF malicioso.

    O problema estaria no visualizador de galeria na app de mensagens e afeta sobretudo dispositivos Android, sobretudo as versões situadas entre o Android 8.1 e 9.0. O investigador notificou o Facebook que, desde então, lançou uma atualização para corrigir a vulnerabilidade do WhatsApp.

    “O Facebook reconheceu e corrigiu [a falha] oficialmente na versão 2.19.244 do WhatsApp. Utilizadores do WhatsApp, por favor façam a atualização para a mais recente versão do WhatsApp para livrarem-se deste erro”, pode ler-se na publicação do investigador partilhada pelo The Next Web.

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 68.45

69.81

USD 63.25 64.51
ZAR 3.34 3.40
Fonte: BCI,  29  Março 2024 

Tempo

29 Março de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 28ºC
Mínima: 19ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis