sábado, 29 junho 2019 17:18

À luz do plano quinquenal do governo: Filipe Nyusi aponta Nampula como exemplo de crescimento

NYUSI_NPL.gif

A PROVÍNCIA de Nampula pode ser apontada como exemplo de crescimento em várias dimensões de implementação do Programa Quinquenal do Governo (PQG/2015-2019), segundo convicção manifestada ontem pelo Presidente da República, em conferência de imprensa para o balanço da sua visita de trabalho àquela região do país.

Filipe Nyusi citou exemplos para fundamentar a sua avaliação, nomeadamente as áreas de energia, agricultura, saúde, abastecimento de água, construção de infra-estruturas, estradas, educação e outras cuja realização ultrapassou a cifra dos 90 por cento do que havia sido planificado no início do mandato.

No sector da saúde, segundo Nyusi, foram construídas dezanove unidades sanitárias e, neste momento, está em construção o Hospital Geral de Nampula, cujas obras o Governo garante que serão concluídas em breve, de modo a descongestionar o Hospital Central.

Em face disso, a província, que é a mais populosa do país, já conta com 231 unidades sanitárias, contra 214 que existiam em 2015.

Outra nota de satisfação do Chefe do Estado tem a ver com os grandes resultados que Nampula está a registar nos últimos anos, no que à produção agrícola diz respeito. No ano passado, a província atingiu o volume global de sete milhões de toneladas de produtos diversos, tendo no presente ano chegado aos 10 milhões de toneladas.

Revelou que, actualmente, na província de Nampula perto de três milhões de pessoas já têm água potável, contra apenas um milhão e meio em 2015, sustentando que foram construídos 36 novos pequenos e grandes sistemas de abastecimento, além de 212 fontanários, num processo que assistiu a construção de 589 furos e reabilitados perto de quatrocentos.

Estes números fazem com que mais da metade da população da província, calculada em mais de seis milhões de habitantes, tenha acesso à água potável.

Na área da indústria, o Presidente da República também ficou satisfeito pelo facto de Nampula ter registado o aumento da produção e comercialização da castanha de caju, de 35 mil toneladas em 2015, para 70 mil toneladas no presente ano, que representa um grande encaixe financeiro para os cofres do Estado.

Ainda neste sector, a província de Nampula processou, em 2015, cerca 24 mil toneladas de castanha de caju, e em 2019 vai processar 58 mil toneladas. Todavia, o sector de caju em Nampula possui 14 fábricas de processamento que empregam actualmente pouco mais de 15 mil trabalhadores.

Na área das pescas, Nampula produziu 40 mil toneladas em 2015 e agora a produção atinge mais de 65 mil toneladas de pescado.

Fruto do envolvimento do sector público e privado, Nampula está a registar igualmente o aumento na produção de aves e ovos, o que é muito para a diversificação da dieta alimentar das populações e exercício de negócio e também aumento da renda familiar.

Na área de energia, Filipe Nyusi disse que esforços feitos pelo Governo permitiram que todos os distritos da província de Nampula fossem electrificados, através da rede nacional, beneficiando milhares de cidadãos.

“A avaliação que fazemos é que a província de Nampula está a crescer de forma exponencial. Estes indicadores dos sectores produtivos trazem a sensibilidade de que Nampula está a ser governada pelos resultados, e é isso que nos encoraja para dizermos que o desempenho é positivo”, realçou Nyusi.

Um informe do balaço do plano económico e social provincial, apresentado pelo governador Victor Borges, refere que no quadro da perspectiva da implementação do PQG, no ano passado a produção global alcançou 84,30 mil milhoes de meticais, representando 107,5 de cumprimento do plano e 20,8 por cento de crescimento.

Lido 549 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.37

68.71

USD 63.25 64.51
ZAR 3.30 3.36
Fonte: BCI,  24  Abril2024 

Tempo

22 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 34ºC
Mínima: 22ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis