terça-feira, 29 janeiro 2019 11:10

EUA acusam chinesa Huawei de fraude bancária e espionagem industrial

EUA acusam chinesa Huawei de fraude bancária e espionagem industrial

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou hoje queixa-crime contra a gigante tecnológica chinesa Huawei por fraude bancária, roubo de tecnologia à rival norte-americana T-Mobile e violação de sanções internacionais.
Num processo apresentado num tribunal de Brooklyn, Nova Iorque, o Departamento de Justiça acusa a Huawei, a diretora financeira Meng Wanzhou e duas companhias subsidiárias de 13 acusações de fraude bancária e conspiração para contornar as sanções impostas ao Irão.

Num outro processo, a companhia chinesa é acusada de roubo de segredos à tecnológica norte-americana T-Mobile.

A Huawei Technologies Co., o maior fabricante de smartphones da China, foi alvo de uma ampla investigação pelas autoridades norte-americanas.

Meng Wanzhou foi detida em dezembro no Canadá em cumprimento de um mandado das autoridades norte-americanas, que agora pedem a sua extradição.

A justiça norte-americana alega que a Huawei utilizou uma empresa de fachada de Hong Kong, a Skycom, para vender equipamentos ao Irão, violando as sanções impostas pelos Estados Unidos.

Os procuradores alegam também que Meng prestou falsas informações a bancos norte-americanos para os fazer crer que as duas empresas não tinham ligação.

No processo relativo a espionagem industrial, a Huawei é acusada de ter nomeado roubado um engenho robótico usado pela T-Mobile em testes a smartphones.

Lido 880 vez(es)

Recomendados para si:

  • Presidente da República exonera governo, conselheiros e adido de imprensa

    Screen Shot 2020-01-14 at 9.06.57 PM.jpeg

    Presidente da República, Filipe Nyusi exonera através de despachos presidenciais separados ministros, vice-ministros, conselheiros e adido de imprensa.

    O Presidente da República, Filipe Nyusi exonerou Adriano Afonso Maleiane do cargo de Ministro da Economia e Finanças, José Candugua António Pacheco do cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Atanásio Salvador Mtumuke do cargo de Ministro da Defesa Nacional, Adelaide Anchia Amurane, do cargo de Ministra na Presidência para Assuntos da Casa Civil, Agostinho Salvador Mondlane, do cargo de Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Nazira Karimo Vali Abdula, do cargo de Ministra da Saúde, Cidália Manuel Chaúque Oliveira, do cargo de Ministra do Género, Criança e Acção Social, Ernesto Max Tonela, do cargo de Ministro de Recursos Minerais e Energia, Carlos Alberto Fortes Mesquita, do cargo de Ministro dos Transportes e Comunicações, Celso Ismael Correia, do cargo de Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, José Olívio Penicela Nhambiu, do cargo de Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Silva Armando Dunduro, do cargo de Ministro da Cultura e Turismo, Eusébio Lambo Gondiwa, do cargo de Ministro dos Combatentes, Higino Francisco De Marrule, do cargo de Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Ragendra Berta de Sousa, do cargo de Ministro da Indústria e Comércio, João Osvaldo Machatine, do cargo de Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos e Joaquim Veríssimo, do cargo de Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos.

    Em outros despachos presidenciais separados, o chefe do Estado exonerou os seguintes vice-ministros:

    Patrício José do cargo de Vice-ministro da Defesa Nacional, Leda Florinda Hugo do cargo de Vice-ministra da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Manuela Joaquim Rebelo, do cargo de vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Ana Comoana, do cargo de vice-ministra da Cultura e Turismo, Oswaldo Armindo Faquir Petersburgo, do cargo de vice-ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Armindo Saúl Atelela Ngunga, do cargo de vice-ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Maria de Fátima Mwanza Pelembe, do cargo de vice-ministra dos Combatentes, Lucas Mangrasse, do cargo de vice-ministro do Género, Criança e Acção Social, Ana Flávia João De Azinheira, do cargo de Vice-ministra da Juventude e Desportos, Luísa Celma Caetano Meque do cargo de vice-ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Henriques Bongece, do cargo de vice-ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusto De Sousa Fernando, do cargo de vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia, Helena Mateus Kida, do cargo de Vice-ministra do Interior, Celmira Frederico Pena da Silva do cargo de vice-ministra da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Maria Manuel Dos Santos Lucas, do cargo de vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Víctor Tuacale do cargo de vice-ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Júlio João Pio, do cargo de vice-ministro da Indústria e Comércio e João Leopoldo da Costa, do cargo de vice-ministro da Saúde.

     No uso das competências que lhe são conferidas o Presidente da República exonerou os seguintes conselheiros:

    Maria Benvinda Delfina Levi, Manuel Pedro Mazuze, Tomé Eduardo e Rafael José Rahomodja, todos do cargo de Conselheiro do Presidente da República e Arsénio Henriques Cossa do cargo de Adido de Imprensa.

    Noutro despacho presidencial separado o chefe do estado exonerou Manuel Gonçalves do cargo de chefe do Protocolo do Estado.

    Ainda em despacho presidencial separado e no uso das competências o estadista moçambicano exonerou Marlene Sinoda de Anselmo Lino Magaia do cargo de Curadora do Museu da Presidência da República.

    Num outro despacho, o Presidente da República Filipe Nyusi exonerou Renízia Cristina Francisco Cakhongue, do cargo de directora do Gabinete da Presidência da República.

  • Discute-se calendário do Moçambola-2020

    558AE7EE-CFFE-4895-A905-55BB5A238237-1024x682.jpg

    A FEDERAÇÃO e Liga Moçambicana de Futebol reúnem-se hoje, quinta-feira, a partir das 16.00 horas, para discutir o calendário do Moçambola 2020, que deverá arrancar em Março próximo envolvendo 14 clubes. Trata-se do primeiro encontro de trabalho entre as partes desde a eleição da nova direcção da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), em Dezembro passado. LEIA MAIS

  • Xiaomi adia lançamento do super futurista Mi Mix Alpha

    Xiaomi.jpg

    Xiaomi fez o anúncio do Mi Mix Alpha em setembro e devia chegar em dezembro, mas não chegou. E não há data para chegar.

  • Polícia descobre túnel de 60 metros para assaltar banco no Brasil

    Brasil.jpg

    O grupo de assaltantes foi apanhado na sequência de uma operação policial, na qual dois suspeitos morreram e sete foram presos.

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.37

68.71

USD 63.25 64.51
ZAR 3.30 3.36
Fonte: BCI,  25  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis