terça-feira, 29 janeiro 2019 11:04

Sobe para 65 número de mortos em rutura de barragem no Brasil

Sobe para 65 número de mortos em rutura de barragem no Brasil

O número de mortos confirmados em consequência da rutura da barragem em Brumadinho, no estado brasileiro de Minas Gerais, subiu para 65 ao final da tarde de hoje, segundo um novo balanço divulgado pela Defesa Civil.
Das 65 vítimas mortais confirmadas até ao momento, 31 já foram identificadas, havendo ainda 279 desaparecidos, 192 pessoas resgatadas, 386 localizadas e 135 desabrigadas.

As buscas por vítimas encontram-se no quarto dia, e, segundo as autoridades, o número de mortes deve aumentar.

A lama proveniente da rutura da barragem varreu a comunidade local e parte do centro administrativo da empresa mineira Vale, destruindo o refeitório onde se encontrava uma parte dos funcionários.

Durante o dia de hoje, 136 militares israelitas chegaram a Brumadinho para reforçar os trabalhos de resgate, juntando-se assim aos cerca de 270 operacionais brasileiros, pertencentes a várias entidades, que já atuam na região.

A rutura da barragem da empresa de mineração Vale no município de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, ocorreu na sexta-feira e causou uma avalanche de lama e resíduos minerais.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MBA) considerou que a rutura da barragem em Brumadinho era uma "tragédia anunciada", referindo que já tinha efetuado diversos alertas.

A organização não governamental salientou que, desde 2015, quando ocorreu uma tragédia semelhante na cidade de Mariana, também no estado de Minas Gerais, que tem vindo a alertar para os riscos na mina em que ocorreu o acidente na barragem e cuja ampliação foi aprovada apesar das advertências.

"Desde 2015 que inúmeras denúncias foram efetuadas sobre o risco de rompimento de barragens do complexo em Brumadinho, mas mesmo assim teve a sua ampliação aprovada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental em dezembro passado", referiu a organização em comunicado.

Lido 572 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 68.45

69.81

USD 63.25 64.51
ZAR 3.34 3.40
Fonte: BCI,  29  Março 2024 

Tempo

29 Março de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 28ºC
Mínima: 19ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis