terça-feira, 18 setembro 2018 13:28

BASQUETEBOL SENIOR FEMININO: Moçambique acolhe Taça dos Campeões

img000368-122822.jpg

MOÇAMBIQUE, mais concretamente a cidade de Maputo, será palco da 24ª edição da Taça de Clubes Africanos de Basquetebol, em seniores femininos, de 9 a 18 de Novembro próximo.

 Segundo deu a conhecer o presidente do Ferroviário de Maputo, Sancho Quipisso Jr., o seu clube vai disputar a competição na qualidade de anfitrião, depois de a FIBA-África ter anuído o pedido formulado pelos “locomotivas” para organizarem o certame.

 Entretanto, de 21 a 29 serão realizadas as eliminatórias zonais de apuramento para a fase final, em Bulawayo, no Zimbabwe, em ambos os sexos. Na cidade zimbabweana, as equipas estarão escalonadas em dois grupos de apuramento.

 Com efeito, cada país da região (Zona VI) deverá inscrever duas equipas e, de acordo com o regulamento da competição, duas equipas (por cada género) qualificam-se para a fase final. Em Bulawayo, as equipas vão jogar no sistema clássico de todos-contra-todos numa única volta.

 Estarão em Bulawayo equipas a representar Moçambique, África do Sul, Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia, Namíbia e o país anfitrião. Moçambique tem a oportunidade de ter duas equipas na fase final, sendo que, para além do Ferroviário (apurado na qualidade de anfitrião), o Costa do Sol e Politécnica lutam pela qualificação.

Refira-se que Moçambique é dos países mais bem-sucedidos na Taça dos Campeões Africanos em seniores femininos, com cinco títulos, um conquistado pelo Maxaquene (1991), um pela Académica (2001), dois pelo Desportivo (2007 e 2008) e outro pela Liga Desportiva de Maputo (2012).

A capital do país volta a acolher a competição, depois de tê-lo feito em 2016, ano em que o Ferroviário chegou à final perdida para as angolanas do Inter Clube de Luanda.

Lido 1862 vez(es)

Recomendados para si:

  • Roque Sebastião é o Novo Presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol

    Screen Shot 2019-10-05 at 8.37.23 PM.png

    Roque Sebastião é o novo presidente da Federação Moçambicana Basquetebol.
    Sebastião foi eleito com 5 votos, contra quatro de Shafune Khan que foi o segundo mais votado.

    O novo presidente nega que a sua lista seja de continuidade, em referência ao facto de integrar alguns elementos a gestão anterior.

  • Eleições na FMF a 14 de Dezembro

    FMF.gif

    AS eleições da nova direcção da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) terão lugar a 14 de Dezembro próximo, conforme decisão da Assembleia Geral ordinária realizada sexta-feira em Maputo.

    A data foi proposta pela direcção liderada por Alberto Simango Jr., a qual justificou que é o período ideal,atendendo que em Novembro os “Mambas”terão dois jogos inseridos nas eliminatórias de qualificação à fase final do CAN 2020, em Maputo, diante do Ruanda, e na cidade da Praia, contra Cabo Verde.

    Alberto Simango Jr. observou que seria complicado realizar as eleições antes dos dois desafios,como sugeriram algumas associações, apontando a necessidade de preparar os jogos da melhor formapara a qualificação da equipa. Assim, as eleições serão convocadas durante o mês de Novembro para permitir que os interessados se preparem devidamente.

    A Assembleia Geral também apreciou outros pontos, como o relatório de actividades de 2018, plano de actividades e relatório de 2019 e respectivo orçamento, o regulamento revisto do licenciamento de clubes e ainda o pedido de renúncia de Feizal Sidat do cargo de presidente honorário da FMF.

    Todos documentos foram aprovados por maioria, tendo merecido aceso debate o plano de actividades, relatório e orçamento de 2019, porque as associações alegavam que as actividades ainda estão em curso e não tiveram oportunidade de apreciar este documento antesdo encontro.

    Jornal Notícias

  • Basquetebol juniores femininos: CMCB vence Ferroviário da Beira por 50-47, e qualifica-se para as meias-finais

    basquet_beira.jpg

    Conselho Municipal da Cidade da Beira vence Ferroviário da Beira por 50-47, e qualifica-se para as meias-finais do campeonato nacional de juniores femininos.
    No nacional de júnior masculino, o Ferroviário de Maputo terminou a primeira fase do grupo “B”, passeando a sua classe com uma vitória convincente de 102-30, sobre o Adams Transportes.

  • Nacional de basquetebol júniores: Maxaquene e Ferroviário lideram grupos em masculinos

    BASTET_MASCULINO.jpg

    O Ferroviário de Maputo e o Maxaquene lideram os seus respectivos grupos no Campeonato Nacional de Basquetebol de Juniores Masculinos.
    Na terceira jornada do grupo B, os locomotivas derrotaram os Afanados da Beira por setenta e dois pontos de diferença, 103-31.
    Já no grupo A, os tricolores venceram, a tangente, o Ferroviário da Beira por 63-61, dois pontos de diferença.

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.37

68.71

USD 63.25 64.51
ZAR 3.30 3.36
Fonte: BCI,  25  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis