segunda-feira, 17 setembro 2018 12:53

MOÇAMBOLA-2018: Luta pela manutenção ao rubro

desporto.gif

A LUTA pela manutenção no Moçambola continua bastante renhida. A UP Manica, que à entrada para esta ronda, estava abaixo da linha de água, ontem surpreendeu no “derby” local, ao golear o Textáfrica, na Soalpo, por 3-0, e passou a somar 27 pontos, os mesmos do Desportivo de Nacala, que não se fez presente ao encontro com o Ferroviário da Beira, tendo a Liga Moçambicana de Futebol adiado o jogo para uma data a anunciar oportunamente. O Incomáti, outro aflito, que estava sobre a linha fatal, foi a Vilankulo bater a ENH, por 2-0, e já está com 29 pontos, em 11º lugar. Outro resultado que não estava nas previsões de muitos amantes do futebol nacional foi conseguido pelo Maxaquene (2-1) em casa do Chibuto. Com este desfecho, os “tricolores” saltaram para a quinta posição já com 39 pontos, mais dois que o seu adversário de ontem. O 1º de Maio, apesar de ter recebido e vencido o Sporting de Nampula, por 3-2, não saiu da zona de aflitos. Tem 26 pontos, em penúltimo lugar, os mesmos do Ferroviário da Beira, e mais 10 que os “leões” da capital do norte, que tudo indica estão condenados a jogar, próximo ano, nos “quarteirões”. O Ferroviário de Nampula não conseguiu, em casa, superar o Costa do Sol, com quem empatou sem abertura de contagem, o mesmo resultado com que terminou, sábado, o Ferroviário de Nacala-UD Songo. Ainda na tarde de sábado, no embate mais importante desta 25ª jornada, a Liga recebeu e venceu o Ferroviário de Maputo, por 1-0, permitindo que os representantes de Tete chegassem ao trono. Aliás, a União Desportiva do Songo e o Ferroviário de Maputo somam 47 pontos, mas com ligeira vantagem para os actuais campeões nacionais, uma vez que têm menos um jogo. Entretanto, na próxima jornada, a 26ª, a União Desportiva do Songo recebe o Textáfrica e o Ferroviário de Maputo o seu homónimo de Nampula. Porém, as duas equipas que lideram a prova defrontam-se, quarta-feira, no Songo, para o acerto do calendário.

Link: http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/desporto/nacional/81835-mocambola-2018-luta-pela-manutencao-ao-rubro

Lido 1602 vez(es)

Recomendados para si:

  • Pedro Sánchez deverá ser reconduzido hoje primeiro-ministro de Espanha

    Sánchez.jpg

    Pedro Sánchez deverá ser reconduzido no lugar de primeiro-ministro pelo Congresso dos Deputados espanhol (parlamento) hoje em Madrid numa segunda votação em que precisa de obter uma maioria simples, mais deputados a favor do que contra.

  • Moçambola-2019: Maxaquene acena pelotão da frente

    img074644-135-20180312-092950.jpg

    O MAXAQUENE recebe esta tarde no campo do Afrin, na Machava, o Incomáti, num dos jogos que abre a 12.ª jornada do Campeonato Nacional, o Moçambola-2019, com os “tricolores” de olho nos lugares cimeiros.

    É que se os comandados de Amide Tarmamade vencerem hoje passarão a ter 19 pontos e ficarão condicionalmente a um ponto do líder, Ferroviário da Beira, que joga amanhã em Pemba frente ao Baía FC, por sinal “lanterna vermelha” da prova.

    Ainda hoje, o Chibuto bate-se com o ENH de Vilankulo, num jogo que se espera emotivo. As duas formações têm vindo a apresentar um ascendente de resultados nos últimos tempos, pelo que é difícil avançar-se com prognósticos.

    O Chibuto vem de uma derrota na Machava frente ao Ferroviário, enquanto os “hidrocarbonetos” venceram a União Desportiva do Songo, pelo que estão mais motivados.

    Entretanto, a jornada completa-se amanhã com mais seis jogos, sendo de destacar o duelo de gigantes na barragem entre a União Desportiva do Songo e o Costa do Sol.

    Os “hidroeléctricos” perderam na deslocação a Vilankulo frente ao ENH, a meio de semana, o que lhes retirou a liderança que ficou à mercê dos “locomotivas” do Chiveve. Já o Costa do Sol foi surpreendido na recepção ao Desportivo de Nacala, pelo que vai à barragem com a missão de se redimir.

    Outro factor em jogo é que as duas formações sabem que em caso de vitória podem regressar à liderança. A UD Songo está em segundo com 19 pontos, menos um que o Ferroviário da Beira, enquanto os “canarinhos” estão no quarto (18).

    O líder Ferroviário da Beira joga em Pemba frente ao Baía.

    Liga Desportiva de Maputo recebe o Ferroviário de Nacala, depois de duas derrotas consecutivas.

    É um jogo entre duas formações que não vivem bons momentos, sendo de difícil prognóstico. Na Beira, o Têxtil do Púnguè bate-se com o Ferroviário de Maputo. Os “locomotivas” têm algum favoritismo, mas a verdade é que nunca foi fácil jogar na Beira.

    O Ferroviário de Nampula enfrenta o Desportivo de Maputo, que também vive incertezas quanto ao futuro na prova.

    Em Nacala, o moralizado Desportivo recebe o Textáfrica, outra equipa sensacional desta prova.

    Todos os jogos têm início às 15.00 horas.

  • Moçambola-2019: UD Songo regressa ao comando

    Desp.gif

    A União Desportiva do Songo reascendeu ontem ao comando do Moçambola com a preciosa vitória em Xinavane diante do Incomáti (1-0), no decurso da sétima jornada, que abriu na sexta-feira com o Desportivo de Maputo a bater, também de forma categoria, o Costa do Sol (2-1), resultou que custou a liderança ao “canarinhos”, que desceram para o terceiro posto.

    A bicampeã nacional não desfruta do sabor absoluto de líder já que está igualado em pontos ao Textáfrica (15), que, por seu turno, recebeu e venceu o Baía de Pemba (1-0). Os “fabris” do planalto levam desvantagem no “goal-average” em relação os “hidroeléctricos”. Os “canarinhos” seguem com 14 pontos.

    Enquanto isso, o Ferroviário da Beira recuperou um lugar na classificação ao derrotar, em casa, o Desportivo de Nacala (2-0), ocupando já o quarto posto, com 12 pontos. Aliás, trocou de posição com o seu adversário da ronda, que desceu um degrau, estando já igualado em pontos à Liga Desportiva de Maputo (11), que recebeu e bateu o frágil Têxtil de Púnguè, também por 2-0.

    O Maxaquene obteve o resultado mais volumoso da ronda ao golear, no sábado, o Ferroviário de Nampula, por 4-3, e melhorou a sua classificação, estando já no meio da tabela e igualado em pontos aos Ferroviários de Maputo e de Nacala. Enquanto os “locomotivas” da capital eram travados com um nulo, em casa, pela ENH, os de Nacala recebiam a venciam o Chibuto, por 1-0.

  • Costa do Sol mantém liderança do Moçambola 2019

    COSTA(2).jpg

    O Costa do Sol mantém-se firme na liderança do Moçambola, com 14 pontos, mercê da vitória caseira diante do Ferroviário da Beira, que deu muito trabalho aos pupilos de Horácio Gonçalves, sem, no entanto, evitar a derrota por uma bola sem concorrência, em jogo da sexta jornada da prova.

    Isolados do topo da tabela classificativa, os “canarinhos” são seguidos por uma dupla com 12 pontos, designadamente União Desportiva do Songo e Textáfrica, que nos seus compromissos da ronda se saíram a contento. O Songo recebeu e venceu o Ferroviário de Nacala, por 2-1, e o Textáfrica, na sua deslocação a Maputo, derrotou o Ferroviário, em pleno Estádio da Machava, por 2-0, naquilo que foi o melhor resultado da ronda.

    A jornada seis, que produziu 12 golos, registou dois empates, o primeiro no jogo de abertura da jornada, no sábado, no Estádio Municipal de Vilankulo, que colocou frente a frente a ENH e o recém-promovido Desportivo de Maputo, jogo terminado em 2-2. Já em Nampula, no Estádio 25 de Junho, o Ferroviário não foi para além do nulo diante do estreante Baía de Pemba.

    A jornada foi marcada negativamente por uma falta de comparência do Incomáti, que devia ter jogado no Campo da Bela Vista, em Nacala, diante do Desportivo local e não o fez, por conta de uma greve dos jogadores relacionada com o atraso no pagamento de salários, que não os recebem há três meses.

    Refira-se que o presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), Ananias Couana, ainda tentou demover os membros da equipa do Incomáti, na quinta-feira, para não primarem pela ausência neste jogo. Estes esforços redundaram em fracasso, não se sabendo se ao longo dos próximos dias haverá uma saída para a situação por que os “açucareiros” estão a passar e que mina o normal curso da prova mãe do futebol moçambicano.

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.37

68.71

USD 63.25 64.51
ZAR 3.30 3.36
Fonte: BCI,  24  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis