quinta-feira, 03 maio 2018 10:50

Uma ida à sauna por dia faz isto ao seu corpo

naom_5aeab31f1a9b0 (1).jpg

Uma visita diária a uma sauna pode reduzir o risco de enfarte, dizem os cientistas.

Suar numa sauna não é apenas relaxante, pode também ter outros benefícios para a saúde de acordo com um novo estudo.

Um grupo de investigadores britânicos apurou que quem transpira naquele lugar, entre quatro a sete vezes por semana, está menos propenso, em cerca de 60%, a sofrer de um enfarte, comparativamente a quem não o faz ou o faz apenas durante uma vez por semana.

Os cientistas seguiram um grupo de 1,628 voluntários durante 15 anos. A idade média dos participantes era de 63 anos e à partida não tinham um historial familiar de doenças cardíacas.

Os níveis de colesterol, a pressão arterial e outros fatores que poderiam afetar o risco de enfarte também foram tidos em conta no inicio do estudo.

Durante a pesquisa, 155 dos participantes sofreram de um enfarte. Mas a taxa foi ainda mais alta entre aqueles que só frequentavam a sauna durante uma vez por semana e mais reduzida entre os participantes que frequentavam aquele lugar até sete vezes no mesmo período de tempo.

O estudo foi realizado na Finlândia, país de onde as saunas são originárias e onde quase todas as habitações têm a sua.

O autor do projeto, o professor Setor Kunutsor da Universidade de Bristol, no Reino Unido, disse que a descoberta é “entusiasmante”.

E acrescentou: “É uma atividade que as pessoas geralmente adotam para relaxar e por prazer, mas que tem outras vantagens para o organismo, nomeadamente para a saúde cardíaca”.

Lido 13669 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 68.49

69.85

USD 63.25 64.51
ZAR 3.33 3.39
Fonte: BCI,  28  Março 2024 

Tempo

28 Março de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 28ºC
Mínima: 19ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis