segunda-feira, 12 fevereiro 2018 14:19

Há muito ananás a apodrecer em Muxúngue por falta de compradores

mUXUNGUE.jpg

Há muito ananás a apodrecer em Muxúngue por falta de compradores 

Ananás apodrece nos campos agrícolas do Posto Administrativo de Muxungue, em Chibabava, devido a falta de compradores.

Os camponeses pedem a instalação de uma fábrica de processamento de ananás para acabar com as perdas pós-colheitas que anualmente registam.

A produção aumentou uma vez que na época passada, foi alcançada a meta de setenta e duas mil toneladas numa área de três mil hectares. Perdas pós colheita constituem grande preocupação dos produtores de ananás de Muxungue que clamam pela instalação de uma fábrica para o processamento desta fruta.

Entre os anos de 2012 e 2013, havia um projecto de instalação de uma fábrica de processamento de ananás mas devido as hostilidades militares, o investimento não foi efectivado. Até hoje, a população camponesa aguarda o investimento para tornar mais rentável a sua produção. 

Informações em nosso poder dão conta que a fábrica de processamento do ananás será instalada no distrito de Nhamatanda o que está a deixar indignado os produtores de Muxungue.

A directora provincial da Indústria e Comércio de Sofala não se mostrou disponível em falar com a equipa de reportagem da TVM, para dar mais detalhes sobre investimento virado ao processamento de ananás no distrito de Chibabava.

Media

Lido 2973 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.24

68.58

USD 63.25 64.51
ZAR 3.29 3.35
Fonte: BCI,  19  Abril2024 

Tempo

18 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis