domingo, 04 fevereiro 2018 12:50

Crise de Água Potável pode durar muito tempo em Maputo e Matola

AGUA.jpg

Crise de Água Potável pode durar muito tempo em Maputo e Matola

A cidade de Maputo e a província do mesmo nome se debatem com défice hidrológico preocupante e longe de prover abastecimento pleno de água às populações.

Há quatro anos que a queda da chuva é insuficiente para elevar o nível do caudal dos rios que abastecem as barragens de Corumana, Incomáti e Pequenos Libombos.

 A situação hidrológica, referente a zona Sul de Moçambique, indica uma queda de sessenta à setenta% da disponibilidade da água, nas bacias de Incomati, Umbeluzi e Maputo, bem como uma descida, em cerca de quarenta por cento, na bacia do Save.

Para o caso do Umbelúzi, principal fonte de abastecimento de água, para as cidades de Maputo e Matola, as evidências são críticas.

Restam apenas dezanove por cento, da sua capacidade de retenção de agua, estando actualmente a efectuar descargas, na ordem dos dois virgula quinze milímetros cúbicos.

Tendências que colocam Maputo e Matola numa situação eminente de escassez de água potável.

Por isso a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, lança o alerta.

Situação contrária passa-se nas regiões Centro e Norte.

Zonas do país que dispõem de recursos hídricos adequados para satisfazer às necessidades da população, a considerar pela quantidade de precipitação, de cerca de duzentos milímetros cúbicos de água, na presente época chuvosa.

Media

Lido 2243 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.37

68.71

USD 63.25 64.51
ZAR 3.30 3.36
Fonte: BCI,  25  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis