sábado, 27 maio 2017 16:22

HCB desmente corte de energia ao Zimbabwe

0000ACorteEnergia.jpg

A HIDROELÉCTRICA de Cahora Bassa (HCB), empresa moçambicana que explora a barragem de Cahora Bassa, na província de Tete, desmente notícias postas a circular no Zimbabwe alegando que poderá cortar o fornecimento de electricidade por acumulação de dívidas.

O jornal “Herald”, editado em Harare, cita na sua edição de terça-feira o director executivo da Empresa de Distribuição de Electricidade no Zimbabwe (ZESA), Josh Chifamba, como tendo dito que não foi possível pagar as dívidas à HCB e à companhia sul-africana de produção e distribuição de energia Eskom por causa da escassez de divisas no país.

O artigo do “Herald” afirma que ambas as empresas, HCB e Eskom, deram a ZESA um ultimato válido até 31 de Maio corrente para liquidar as dívidas. Expirado o prazo, irão cortar o fornecimento de energia ao Zimbabwe.

Num contacto telefónico mantido esta semana com a AIM, um gestor sénior da HCB negou categoricamente a existência do referido ultimato.

Ele disse que, embora não pudesse falar em nome da Eskom, a HCB continua a negociar com a ZESA e não existem razões para cortar energia no fim do corrente mês.

O “Herald” escreve que a ZESA deve a HCB 40 milhões de dólares. Contudo, a fonte da hidroeléctrica disse que a verdadeira cifra é um quarto do referido montante, ou seja, cerca de 10 milhões de dólares.

Explicou que se trata de “uma dívida histórica” e que o último pagamento da ZESA ocorreu há dez meses.

A fonte frisou que a dívida não está a crescer, porque nos últimos tempos a ZESA está pagar regularmente as facturas mensais que recebe da HCB.

Segundo a fonte, a dívida foi discutida em uma reunião havida em Harare no início desta semana, tendo sido acordado que a ZESA iria liquidar a dívida até Agosto próximo.
Actualmente, a HCB fornece 50 megawatts à ZESA, mas a linha de Cahora Bassa para o Zimbabwe poderia transportar muito mais se a empresa estivesse disposta e/ou em condições de pagar.

Os problemas da ZESA com a Eskom parecem muito mais sérios, pois aquela companhia sul-africana fornece 300 megawatts ao Zimbabwe.

O “Herald” afirma que o Zimbabwe precisa de 1400 megawatts, mas devido a obsolescência do equipamento das suas centrais térmicas apenas consegue produzir 980 megawatts. Por isso, os suprimentos da Eskom e da HCB são de vital importância para evitar o racionamento de energia no Zimbabwe.

A ZESA espera que a Sinohydro, uma companhia chinesa, poderá ajudar a ultrapassar o problema com a construção da Central Sul na barragem de Kariba, que vai permitir a produção adicional de 300 megawatts.

A central deverá entrar em funcionamento em Dezembro do corrente ano com uma produção de 150 megawatts e deverá funcionar plenamente a partir do primeiro trimestre de 2018. O custo do projecto de expansão Kariba Sul está calculado em 533 milhões de dólares. (AIM)

Lido 1515 vez(es)

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.24

68.58

USD 63.25 64.51
ZAR 3.29 3.35
Fonte: BCI,  19  Abril2024 

Tempo

18 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis