rdtjhrdhjrjdrj.jpg

Crise económica e financeira afectou o alcance das metas no que diz respeito a arrecadação de receitas para os cofres do Estado em Manica.
Dos cerca de Dois mil e Trezentos milhões de meticais a província arrecadou apenas mil e Quatrocentos milhões, o que corresponde a Sessenta e Quatro por cento de execução.

awegrweyewyrwey.jpg

A Empresa Moçambicana de Atum, EMATUM, quer voltar a operar, depois de ter sido obrigada a paralisar todas actividades, no período das investigações da auditoria internacional.
A EMATUM tem já uma lista de cinquenta parceiros que manifestam interesse em cooperar com a empresa, um dos quais é o Grupo Frontier Services.
Na dívida global de dois mil milhões de dólares contraída para financiar três empresas, a EMATUM teve um saldo de 850 milhões de dólares, dinheiro que terá sido usado para compra de trinta barcos, vinte e quatro para a pesca de atum e 6 para fins militares.
No período das investigações, a EMATUM foi obrigada a paralisar as actividades. Neste momento já tem aval para voltar a operar e pretende compensar o tempo em que as embarcações estiveram estagnadas.

F3DF4348-1AE3-4B67-8613-5ED61A971732_cx32_cy8_cw45_w1023_r1_s.jpg

Maputo, 13 de Dezembro de 2017 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pela alicia a) do número 2 do artigo 160 da Constituição da República, nomeou através de Despachos presidenciais separados os seguintes membros do Governo:
José Condugua António Pacheco para o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação;
Ernesto Max Elias Tonela para o cargo de Ministro dos Recursos Minerais e Energia; e
Higino Francisco Marrule para o cargo de Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar.

Screen Shot 2017-12-11 at 15.31.22.png

Dos Cento e Sessenta e quatro mil pensionistas que se pretendia registar, o Instituto Nacional de Previdência Social conseguiu inscrever Cento e Trinta e

Screen Shot 2017-12-11 at 15.27.46.png

Propostas do Plano Económico e Social e do Orçamento do Estado de 2018 incluem já medidas de racionalização nomeadamente

Screen Shot 2017-12-11 at 15.27.09.png

O director-geral da administração nacional das áreas de conservação diz que fazer turismo na Ilha de Bazaruto passa a ser mais

Screen Shot 2017-12-11 at 15.28.32.png

Volume de produção de carvão mineral atinge cerca de 10 milhões de toneladas, neste ano na província de Tete. O número representa um aumento acima

awrwaywagwgareashreh.jpg

Há fraca doação voluntária de sangue para abastecer a maior unidade sanitária do país.
Os gestores do Hospital Central de Maputo alertam que se a situação permanecer pode haver ruptura de sotks de sangue para responder a demanda durante a quadra festiva.

Em média são recolhidas diariamente dozeunidades de sangue antes dos doentes serem transferidos para as respectivas enfermarias.
Com a aproximação da quadra festiva e início da época chuvosa, os gestores desta unidade receiam que a capacidade de resposta seja insuficiente, porque as doações voluntarias de sangue recolhidasnesta unidadetêm estado a diminuir consideravelmente.
O Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo tem uma capacidade instalada para armazenar até mil e quinhentas unidades de sangue. Neste momento o stock de sangue não ultrapassa as trezentas unidades.

Dependendo da situação, uma unidade de sangue pode assistir até duas crianças menores de cinco anos.Mas um adulto pode precisar, de uma só vez, de cerca de sete unidades.
Para os gestores do Hospital é difícil prever a quantidade de sangue necessária para responder a demanda durante a quadra festiva. Mas o histórico mostra que durante este período o número de pedidos de sangue duplica para cerca duzentas unidades por dia.

0c2a5c4b6-3831-463d-a05f-93fd51eedf9e-r-NjQweDM0Mw.jpg

Dos cerca de quatrocentos estabelecimentos comerciais inspeccionados pela Associação para Estudo de Defesa do consumidor, trinta e seis virgula quatro por cento de produtos comercializados são fortificados.
Os outros quarenta e sete vírgula cinco por cento não são fortificados. Eos restantes não se pode especificar.
A quantidade de produtos alimentares não fortificados a venda nos estabelecimentos comerciais na capital estão a preocupar a Associação para Estudo e Defesa dos Consumidores e o milho é apontado como um dos alimentos.
Dos 408 estabelecimentos comerciais, incluindo 17 mercados foram encontrados quantidades superiores a 47 por cento de produtos não fortificados e a outra percentagem distribuem-se em fortificados e avulsos.
O governo regulou que os principais produtos de consumo, como o açúcar, milho, óleo, sal são alimentos que devem ser potenciados de nutrientes, e a não observância da lei é punível por lei.
A GAIN Moçambique considera a questão da nutrição em Moçambique de maior responsabilidade para toda a sociedade, dai que deviam se multiplicar os grupos de associados que velam pela qualidade de alimentação.
Foi igualmente lançada a página da internet da Proconsumers.

acmlprzm.jpg

O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças Armadas de Defesa de Moçambique orientou, esta sexta-feira,

Pág. 1 de 126

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 69.81 71.20
USD 59.25 60.43
ZAR 4.34 4.43
Fonte: BCI, 11 de Dezembro de 2017

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small